Como tratar o vômito dos cães


Por Ayrton Mugnaini Jr.

 

“Assim como um cão volta a seu vômito, o tolo volta às suas tolices”. Realmente, quem escreveu o livro bíblico dos Provérbios não se lembrou de que quando o cão retorna ao vômito, não é por “tolice” ou vontade própria, mas sim para se nutrir quando o dono se esquece ou não pode providenciar comida. E geralmente o cão não quer retornar ao vômito, pelo contrário, usa-o como recurso para se livrar de algum problema, desde um simples mal-estar causado por enjoo ou mudança de ração a problemas mais graves como gastrites e tumores. Aqui vai, pois, mais um de nossos guias gerais, para entender o que o cão “quer dizer” (ou melhor, diz, nós é que temos de entender) quando vomita e resolver problemas de saúde que ele demonstrar.

(Ah, sim: não confundir “vômito” com “regurgitação”; nesta última o alimento ou corpo estranho vem da boca ou do esôfago, ao passo que o vômito requer contração dos músculos do estômago para expulsar o que chegou até lá.)

Casos benignos — ou não
Os casos mais benignos são os vômitos apenas do que o bicho ingeriu (sem sangue, bílis ou outros sinais de alerta que veremos daqui a pouco), causados por indisposições passageiras como tensão emocional, mudança de tipo de ração, mastigação de grama ou plantas (quando não venenosas), passeios de automóvel com vidros fechados ou em ruas esburacadas e outros agitos literais (uma vez, lá nos anos 1970, peguei no colo uma Chihuahua de uma tia e nem atentei para ela ter acabado de comer, mas fiquei sabendo disto quando, empolgado para demonstrar carinho, peguei-a rapidamente demais e ela, assustada, devolveu a refeição).

Se o cão vomitar só uma vez e permanecer disposto ou alerta como sempre, o mais provável é que não seja nada demais, já passa. Agora, se o bicho vomitar duas ou mais vezes seguidas — especialmente em golfadas — e demonstrar indisposição, já é sinal de alerta suficiente para levá-lo ao veterinário, pois ele pode estar envenenado, intoxicado ou asfixiado (atenção para fiapos de pano ou corda!). Idem se o cão, além de vomitar, apresentar pelo menos um destes sintomas: falta de apetite, barriga muito dolorida e/ou inchada, gengivas pálidas ou amareladas, diarreia, desconforto e dor, depressão, fezes muito pretas ou com muco, e temperatura acima de 39,5 centígrados — sem falar em vômito com sangue (que pode vir vermelhão ou em “grãozinhos” escuros, indicando ação digestiva dos ácidos estomacais), bílis (verde) ou mesmo esforço para vomitar e não sair nada.

Atenção se o peludo tiver aversão a lactose ou glúten, diabetes, problemas nos rins, fígado ou pâncreas ou mesmo câncer. Nada de ir dando ao cão vomitador remédios que podem fazer bem aos humanos sem indicação do veterinário! E não esqueça de informar a ele todos os detalhes: se o canino vomitou logo após comer ou muitas horas depois, o que ele comeu, se vomitou várias vezes, se em vez de vomitar regurgitou (já expliquei acima a diferença), falta de vacinas ou vermífugos (náuseas podem ser sintoma de verminose)… Conforme os sintomas, o bicho poderá passar por exames de sangue, raio-X, endoscopia, ultrassom e outros mais minuciosos para descobrir e resolver gastroenterites, úlceras, tumores e outros problemas.

Cada cor conta uma história

Vômito avermelhado, como já dissemos, indica sangramento interno, e as causas incluem úlcera ou algo afiado ou pontudo que o bicho engoliu. Vômito de cor amarela pode significar que o cão ingeriu grama demais ou tudo de menos, ou seja, ficou horas demais sem comer. Se tiver espuma branca, pode ser resultado de o canino ter comido lixo ou comida estragada, e não terá muita importância se ocorrer só uma vez. Espuma branca com muco pode denotar a chamada “tosse dos canis”, doença respiratória semelhante à rinite humana. E a cor verde indica ingestão de plantas desta cor (atenção: se elas eram venenosas, o cão não irá melhorar e precisará ser elvado ao veterinário).

Tratamento caseiro
O negócio é dar um descanso ao aparelho digestivo do peludo, deixando-o sem água e comida por no mínimo 12 horas (24 horas costuma ser o ideal). Depois, volte a dar água com um pouco de açúcar (o mais indicado são 5ml de açúcar para cada 250ml de água). Se o estômago do peludo segurar a água, comece no dia seguinte a dar “comida de hospital”, bem leve e muito pouco salgada: arroz, ovo, frango ou hambúrguer — tudo cozido. No quarto dia, comece a misturar com a comida que o cão come normalmente; no sétimo dia ele deverá estar de volta à alimentação e saúde normais. Se em algum momento durante este tratamento o cão vomitar, corra com ele ao veterinário.

E se o cão estiver desidratado, poderá necessitar ser reidratado com injeções intravenosas ou subcutâneas, pois há possibilidade de o soro, se ingerido por via oral, passar depressa demais para ser absorvido pelo organismo.

Prevenção 
Cuidado para não deixar à mão (ou melhor, à boca) coisas que os peludos possam engolir, como plantas, pedaços de pano, lixo ou comida estragada. E dieta com excesso de gorduras pode causar obesidade e pancreatite! Por outro lado, exercício demais também pode fazer mal, inclusive forçando o estômago do peludo.

Pois bem, este assunto é bem menos nojento e mais necessário de se discutir e comentar que muita música ou filme que se vê ou ouve por aí. (Por sinal, há canções, como “Degustação” de Rita Lee, “Música Urbana 2″ do Legião Urbana e do Camisa de Vênus, que mencionam a arte de vomitar.) E quanto mais cuidarmos de nossos peludos, a menos reduziremos este assunto com relação a eles — e eles nunca precisarão voltar ao próprio vômito.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vida-cao/como-tratar-o-v%C3%B4mito-dos-c%C3%A3es-142105740.html

About these ads

219 opiniões sobre “Como tratar o vômito dos cães”

  1. Tenho um cachorro o nome dele e kako
    Da raça york chayre Ele tem 2anos.
    Ele passou a noite toda vomitando toda hora
    Oq seria isso e pq??
    Como tratar?
    Oq eu faço?

    1. Olá Carlos Eduardo!

      Espero que seu cachorro esteja melhor!!!

      Os motivos que podem levar ao vômito são inúmeros: alergia, virose (como hepatite), intoxicação, alimento estragado ou inadequado para cães, ansiedade, medo,…

      Caso você tenha feito dedetização em sua casa ou algum vizinho próximo um pouco desse veneno pode ter entrado em contato com as vias respiratórias ou mesmo a partir da boca (por lamber) ter chegado ao sangue e ter intoxicado seu cachorro. Se você passou carrapaticida ou anti-pulgas isso pode acontecer também.

      Ele pode ter comido algo que deu alergia nele (chocolate é um exemplo) ou que estava estragado e ele pegou pelo chão.

      Se você puder a melhor opção, caso ainda não tenha parado é levá-lo ao veterinário para ele realizar exames e detectar a causa real dos vômitos. Muitas vezes universidades públicas e particulares possuem hospitais veterinários em que o valor da consulta é mais baixo.

      Quando passo remédio anti-pulgas em meus cachorros sempre administro para eles remédio de fígado, seja humano (como um fitoterápico à base de alcachofra – Chophytol) ou próprio para animais, e ainda chá de boldo (uso seringa sem agulha para facilitar a administração oral).

      Espero que o Kiko fique bem logo! Estou torcendo aqui, depois me conta como ficou a situação.

      Atenciosamente, Christiane Donato

  2. Bom dia. Tenho uma shih tzu de 7 meses e desde os 2 meses de idade ela tem vômitos constantes (1 a 2 vezes por semana). Já levei à veterinária várias vezes, fez exames de sangue (sempre os leucócitos altos), hepático (normal), ultrassom (detectaram a parede do estômago espessa) e endoscopia (acharam gastrite crônica e úlceras). Pois bem, fez tratamento durante 1 mês com Ranitidina, Omeprazol e Baytril, mas quando terminou o tratamento, voltou a vomitar novamente. Esses vômitos sempre quando de estômago vazio, pq ela é muito chata pra comer! Entrei com a ração Gastro Intestinal Low Fat da Royal Canin e nem por isso fez diferença… Levei novamente ao veterinário, repetiram o hemograma (leucócitos 20.100 / neutrófilos 10.854/ HCM 24/ bastonetes 3.216/ linfócitos típicos 8.643 e resultado Leucocitose com desvio à esquerda e linfocitose). O cocô dela está um pouco preto, marrom escuro… O veterinário disse que não sabe mais resolver o problema da minha pequena, passou Sucralfilm suspensão 2,5ml 2x ao dia / 30 dias, sugeriu repetir a endoscopia, fazer biópsia, colonoscopia e “abrir” a cachorra para ver o que tem dentro. Estou desesperada!!!!! Pq já gastei mais de 1000 reais e não vou repetir estes exames…. O que será que pode ser? Estou muito preocupada, pois já tomou todos os remédios possíveis para o estômago e nada!!! Por favor me ajudem…

    1. Olá Ludmila!

      Desculpe-me a demora da resposta, mas estava entrando em contato com amigos meus para eles também emitirem suas opiniões no caso da sua cachorrinha.

      Você está seguindo todos os passos corretamente, indo ao veterinário, fazendo os exames solicitados… o que fazer então se não melhora?

      Algumas ideias que surgiram foram quanto à genética, à alimentação e ao dia dia dela.

      * Genética: animais podem ser predispostos a doenças crônicas, as quais podem ficar visíveis logo cedo, incluindo doenças no trato gastrointestinal. Você mesma comentou que no exame deu úlcera e gastrite crônica. Aí se for genético muitas vezes a medicação é apenas um paliativo, mas não cura completamente.

      * Quanto à alimentação: ela ainda toma leite, talvez mesmo novinha possa ser alérgica e cause todos esses problemas, nesse caso era só parar de ministrar leite para ela. Você vê se ela está comendo alguma outra coisa, como plantas (algumas são tóxicas, mas não tanto, causando problemas gastrointestinais, mas não a morte do animal) ou mesmo coisas não comestíveis, como plástico? Você mesma comentou que ela não se alimenta bem por aversão própria, talvez ela possa, em um momento em que você não está por perto, comer algo que você desconhece. Tente prestar atenção nisso, algumas plantas e materiais não comestíveis no geral são causadores de irritação gastrointestinal e podem ser o motivo de sua cachorrinha vomitar. lembro de uma gatinhas criada por uma amiga que comia plástico e papel higiênico e ela descobriu muito tempo depois e entendeu porque ela sempre passava mal, e acabou por ter que fazer uma lavagem estomacal e tirar do campo de visão da gatinha esses materiais.

      * Sobre o dia a dia: Ela é estressada? Fica o dia todo sozinha em casa ou no apartamento? Mesmo pequena, fica isolada do contato com outras pessoas? Cachorros também podem ter estresse, carência emocional, e outras patologias psicológicas que podem acarretar em problemas no corpo físico, como os que você relatou.

      Antes de fazer outros exames tente observar os aspectos da alimentação e do dia a dia da sua cachorrinha, se você realmente notar que não há problemas nessa área sugiro que vá a um outro veterinário. Se sua cidade tiver hospital veterinário universitário, normalmente os preços das consultas, exames e tratamentos são mais baratos.

      Desejo melhoras a sua cachorrinha e uma vida saudável para vocês!

      Espero ter ajudado!

      Abraço,

      Christiane Donato

  3. Minha Cachorra da raça(beagle) Esta a tres dias triste e sem querer comer, so toma agua e depois de um tempo ela vomita. o vomito estava amarelado,depois ficou branco e agora esta vomitando sangue e diarreia. O que eu faço estou muuuuito preocupada não tenho condiçoes de leva-la ao veterinario….
    Me ajuuudem por favor

    1. Olá Nayne!

      O motivo dos vômitos, tristeza e diarreia podem ser vários.

      O fator de vomitar amarelo quer dizer que o estômago já estava vazio e ela vomitou a bili, líquido armazenado na vesícula biliar. Se depois ela vomitou sangue, pode ser até pela irritação dos vômitos constantes forçando o estômago vazio, causando ulcerações. Normalmente a “tristeza” e o vômito tem como principal causa problemas no fígado. A diarreia pode indicar que foi algo que ela ingeriu que causou todo esse problema e que já passou do estômago para o intestino.

      Na sua casa tem plantas? Algumas delas são venenosas e podem causar a morte , ou, se sua toxidade for mais baixa, pode causar apenas irritação no trato gastrointestinal.

      Pode ser ainda intoxicação respiratória leve por veneno (contra pulga, carrapato,…) colocado no animal, na sua casa ou em alguma casa/apto vizinho e que acabou gerando todo esse mal estar.

      Para essas duas causas acima administro para meus cachorros remédio de fígado, seja humano (como um fitoterápico à base de alcachofra – Chophytol) ou próprio para animais, e ainda chá de boldo (uso seringa sem agulha para facilitar a administração oral).

      Dependendo do estado em que ela se encontra, a melhor opção é levá-la ao veterinário. Ele indicará o melhor tratamento após verificar as razões e a situação geral dela. Muitas vezes universidades públicas e particulares possuem hospitais veterinários em que o valor da consulta é mais baixo.

      Espero que sua cachorrinha fique bem logo! Estou torcendo aqui, depois me conta como ficou a situação.

      Abraço,

      Christiane Donato

    1. Olá!

      O melhor a fazer é levar seu cachorro para o veterinário. Não tenho como saber o que ocasionou essa situação e vomitar sangue é grave.

      Dependendo do estado em que ela se encontra, a melhor opção é levá-la ao veterinário. Ele indicará o melhor tratamento após verificar as razões e a situação geral dela. Muitas vezes universidades públicas e particulares possuem hospitais veterinários em que o valor da consulta é mais baixo.

      O quanto antes você levá-lo melhor!

      Espero que seu cachorro fique bem!

      Abraço,

      Christiane Donato

  4. minha cachorinha vomiltou o dia todo um vomito amarelo depois que dei um cha de bodo ela esta vomitando marron e não quer comer ou beber agua. o que faço

    1. Olá Edjane!
      Peço desculpas pela demora da resposta, mas viajei e estava sem conexão.
      Como sua cachorrinha está?
      A cor amarela normalmente indica que está com estômago vazio e vomitando a bílis. Dependendo da cor amarronzada pode indicar que o estômago não está mais vazio e essa seria a cor do que ela ingeriu ou que teria feridas no estômago e estaria secretando sangue também.
      O não querer comer ou beber é uma prática de defesa do organismo animal. tente manipular água, ou soro caseiro em pequenas quantidades. Você pode usar uma seringa para isso (sem a agulha) para facilitar que entre na boca da sua cachorrinha.
      Caso você saiba o motivo do vômito é mais fácil de indicar o que fazer…
      Dê remédio de fígado (como um fitoterápico à base de alcachofra – Chophytol ou próprio para animais), normalmente problemas nesse órgão leva a vômitos.
      Espero que sua cachorrinha esteja melhor!
      Manda notícias!
      Abraço, Christiane Donato

  5. Olá, boa tarde

    Tenho uma poodle de 3 anos e hoje ela acordou vomitando muito daí, fui ver oque estava acontecendo e percebi que ela mexeu no lixo aonde estava restos de frango como gordura, e era isso que ela comeu, já dei muito soro a ela, e mesmo assim ela continua triste, e vômitando algo verde, os meus vizinhos estão mandando eu dar ‘mastruz’ isso é certo? Me ajude não tenho condições de ir a um veterinário, será que minha bebe vai ficar bem? Me ajudee!

    1. Olá Edivan!

      Como está sua poodle?

      Como ela comeu muita gordura o fígado deve estar sobrecarregado para conseguir auxiliar na digestão quanto à quebra dessas gorduras. Além da gordura, o alimento estava no lixo, o que acarreta na sua contaminação por bactérias e mesmo outros agentes causadores de doenças. Mas já que ela estava vomitando algo verde, será que ela não ingeriu plantas também? Muitos animais para forçar o vômito e diminuir o mal estar ingerem plantas, o problema só seria se essas plantas fossem tóxicas.

      O mastruz é mais utilizado como cicatrizante, vermífugo, bactericida, para curar hematomas, inchaços musculares, feridas, e infecções. Sendo assim, poderia ser um bom aliado natural para diminuir os sintomas da sua cachorrinha.

      Tente sim ministrar o mastruz para ela. Você pode também dar soro caseiro (duas colheres de sopa de açúcar e uma pitada de sal em 200 ml de água filtrada), chá de boldo, hortelã e erva-doce (que auxiliam a digestão). Você pode utilizar uma seringa sem agulha para colocar na boca da sua cachorrinha e diminuir o líquido derramado.

      Espero que ela fique bem!

      Manda notícias!
      Abraço, Christiane Donato

  6. Oi Christiane, tudo bem ?

    Me da uma ajuda com o meu cao por gentileza ?

    Tenho um shitzu macho de 2 anos e meio e estou muito preoculpado com ele…

    Bom, a 1 mes e meio atras eu passei um grande “perrengue” com ele… ele vomitou 9x em 1 dia, levei pra uma clinica, trataram ele errado… enfim… é uma longa historia que nao preciso contar, que no final das contas terminou com uma endoscopia e foi constatada 3 ulceras no estomago… mediante a esse fato, entrei com ranitidina e sucralfato por varios dias o que fez com que o animal melhorasse… nesse periodo, eu estava dando a ração LOW FAT para ele da Royal.. até que por orientação do vet eu voltei a dar a ração que ele sempre comeu (BEAUTY) da Royal tambem… e ele vinha comendo normalmente e há 1 mes estava muito bem, normal.. até que ontem ele começou a passar mal denovo.. hj amanheceu com 2 vomitos debaixo da cama, inclusive um desses vomitos tinha uma lasquinha de sangue e ja vomitou 2x , 1 na hora do almoço e agora de tarde… cortei a alimentação dele e, por ja conhecer o historico dele, entrei denovo com as medicações que eu fiz a mais de 1 mes atras que são ranitidina, sucralfato e o domperidona… está correto ?
    me ajude por favor.

    obrigado

    1. Olá Tiago!

      O ideal é sempre só manipular remédios alopáticos após consulta médica e exames da causa da situação do paciente, nesse caso seu cachorrinho.

      Os três remédios são específicos para problemas no trato gastrointestinal. A ranitidina mais específico para úlceras, a domperidona para má digestão, náuseas e vômitos; e o sucralfato é antiulceroso e protetor da mucosa.

      O principal é você tentar saber o que vem causando esses vômitos e úlceras no seu cachorro para prevenir novas aparições no futuro. Pode ser genético, mas pode ser a alimentação e mesmo de caráter emocional. Veja a respostas que dei para Ludmila sobre sua shitzu também.

      Cuidado com o tempo de duração do tratamento, caso manipule por muito tempo certos medicamentos. Não se recomenda o uso constante de alguns deles, o que poderia acarretar outros problemas de saúde. E lembre-se de ministrar bastante água ou soro caseiro para não desidratar e não sobrecarregar os rins com os remédios.

      A alfavava ou o manjericão são ervas anti-vômito. você poderia ministrar em forma de chá para seu cachorrinho também.

      Espero que seu cachorrinho melhore logo!

      Manda notícias!

      Abraço,

      Christiane Donato

    1. Olá Romildoniza!

      Essa é uma questão com várias respostas. Tudo depende de que veterinário você consultará. Pode não ter problemas, tudo depende de que alimentos você oferece a seu cachorro e o estado de saúde dele.

      Mas aqui vai uma de experiência pessoal e outras que sei que possuem respaldo:

      Tenho 2 cachorros e um gato. No início da criação dos meus cachorros dava ração e comida (arroz integral, carne e ossos cozidos) para eles. Com a idade avançando de um dos meus cachorros ele começou a vomitar com muita frequência (pelo menos 1 vez por semana) e em consulta com a veterinária deles ela indicou que fosse substituindo, aos poucos, misturando a ração com a comida e diminuindo gradativamente a quantidade de comida até que ficasse apenas a ração. Foi difícil, mas assim fizemos aqui em casa. Hoje no dia a dia comem só ração sólida misturada com a ração em pasta, mas no fim de semana damos a eles ossos cozidos.

      Nas propagandas de ração e mesmo muitos veterinários indicam apenas a alimentação por rações caninas. Há uma grande variedade de marcas e tipos e mais que o preço o que indicará a qualidade serão os nutrientes presentes na ração. O saber também conta para atrair o/a cachorr@, tem até alguns donos que experimentam para ver se aprovam ou não. A ração pode diminuir a ingestão de alimentos indevidos e mesmo prejudiciais para a saúde deles.

      Mas como só ração pode casar tártaro nos dentes, sugere-se que pelo menos de 1 a 2 vezes por mês o cachorro se alimente com osso (cuidado com ossos de galinha e minúsculos a serem dados para animais de pequeno porte, eles podem se engasgar ou causar algum outro tipo de lesão no trato gastrointestinal) e mesmo cenoura e/ou melão de vez em quando.

      Há quem não ofereça ração para seus animais de estimação, mas apenas alimentos não processados, incluindo crus, como naturalmente eles encontrariam. Assim dão carnes e ossos de boa procedência (para diminuir riscos de infecção e outras doenças) e alguns legumes e frutas em menor quantidade.

      Espero ter respondido o que queria…

      Abraço,

      Christiane Donato

  7. Olá, Cristiane.
    Normalmente eu vou ao consultório veterinário, mas como meu cachorro está bem, vou tentar uma solução por aqui.
    Ele vomitou um matinho (sexta-feira passada), que deve ter comido para vomitar mesmo e a noite comeu normal. Quando foi anteontem, ele vomitou a ração quase que totalmente digerida, era apenas um restinho de líquido. E hoje acordei com 2 vômitos de uma água esverdeada (com uma leve espuma) pela casa. Mas ele está ótimo, correndo e brincando normalmente, come nas horas da refeição, tomando água normalmente, o cocô está saudável, os passeios normais e sempre tô em casa, então acho difícil ele ter comido algo que não tenha visto.
    O que você acha? Desde já, muito obrigada pela ajuda…. ler os comentários e postagens é uma santa ajuda para todos que temos cachorrinhos.

    1. Olá Daniela!

      Espero que seu cachorrinho esteja melhor!

      Nem sempre é necessário comer algo estranho para passar mal, se a comida fica muito tempo exposta pode acabar sendo visitada por outros agentes causadores de doenças, como moscas, baratas, aumentar a proliferação de bactérias após o cachorro comer parte da ração e babar nas que restaram.

      Assim, se for o caso, tente deixar a comida apenas na hora da refeição e depois retire. Se ele tiver os horários regrados não há problema algum.

      São tantos casos para ocorrência de vômito. pelo que você falou não teria um motivo aparente, apenas pensei no que coloquei acima e no fato de que como nem sempre estamos juntos deles, nesses pequenos intervalos eles podem comer algo e não vermos.

      Depois diz se ele melhorou ou se algo aconteceu, caso possa ajudar, estou aqui!

      Abraço,

      Christiane

      1. Olá Christiane. Primeiramente, obrigada pelo retorno.
        A alimentação deles tem horário certo, comem na hora que coloco a ração e o armazenamento também está ok. Ele não teve mais episódios de vômitos, o que me incomodou mesmo foi o fato de ter acontecido 3 vezes em 7 dias, pois é um cachorro aparentemente saudável e forte.
        Bom, acho que está tudo ok agora… muito obrigada

  8. meu cachorro sempre que bebe agua vomita, ele vai fazer dois anos em setembro e é poodle toy. já estou dando remedio para vomito prescrito pelo veterinário e mesmo assim continua vomitando. o que mais posso fazer , estão querendo fazer uma endoscopia nele mas na cidade que moro não faz, os remedeios que dei Emetim e Vounau

    1. Olá Auzinete!

      Os dois remédios tem a mesma função: controlar náusea e vômito.

      O melhor é saber a causa antes de medicar, não é normal vomitar e muito menos após simplesmente tomar água. Pode ser gastrite ou até úlcera, como pode ser outras causas, mas só após exames se pode comprovar.

      Como todo remédio possui efeitos colaterais e causar problemas ao serem ministrados à longo prazo (como problemas nos rins) que tal tentar chás naturais?

      A alfavava ou o manjericão são ervas anti-vômito. você poderia ministrar em forma de chá para seu cachorrinho também. Ministre pequenas doses do chá numa seringa sem agulha na boca do seu cachorro.

      Se possível, consulte outro veterinário na sua cidade, talvez outra opinião fazendo exames e vendo de perto seu cachorro pode ser muito mais eficaz para tratar esses vômitos constantes.

      Espero que ele melhore logo e possa beber água tranquilamente!

      Abraço,

      Christiane

  9. Bom dia,

    minha cachorrinha Lady, tem 4 meses é uma lhasa e hoje amanheceu aparentemente normal, mas depois começou a vomitar e já fez isso umas 6 vezes, porem vomita só a ração com um pouco de água….o que deve ser? e como posso cuidar?

    1. Olá Maressa!

      Os vômitos podem ser ocasionados por vários motivos diferentes. Um dos principais é comer algo não comestível (plástico, tecido, etc…) ou algo tóxico (plantas venenosas, veneno para carrapato ou rato…). Mas pode ser algum probleminha no trato gastrointestinal dela, como gastrite ou mesmo alergia.

      Veja como vai continuar a situação, se ainda vai vomitar, que cor e consistência e tente imaginar qual a causa (entre as que estão acima ou mesmo nas que estão presentes em outro comentários deste post).

      Se possível manipule após um tempo (1 a 2 horas sem vomitar) chá de alfavaca ou manjericão e água ou soro caseiro com uma injeção sem agulha na boca da sua cachorrinha, dê aos poucos para diminuir a ânsia de vômito e repor a água e os sais perdidos.

      Se continuar, talvez seja importante procurar um veterinário próximo da sua casa. Hospitais universitários são mais em conta, caso tenha algum na sua cidade, pode ser uma boa opção.

      Espero que Lady fique melhor logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  10. Olá, tenho uma york de 5 anos…há uma semana ela vinha apresentando diarreia constante..levei ao veterinário onde ficou um dia internada com soro e medicação .
    A veterinária prescreveu Giardicid 1,5 ml por 7 dias e omeprazol 1/2 comp meia hora antes do giarcid.a diarreia melhorou porém ela começou a vomitar …primeiro o que comia, depois meio amarelado e agora ja esta esverdeado.. O que devo fazer pois ja gastei 700 reais em um dia com exames e demais e nao tenho mais como leva – lá novamente ao medico…O que posso fazer?
    Obrigada!
    Daniela

    1. Olá Daniela!

      Em cães que estão fazendo tratamento com metronidazol pode acarretar como efeito colateral o vômito, seja por superdosagem ou por hipersensibilidade à esse composto químico.

      Não sei exatamente o motivo pelo qual a veterinária prescreveu esse remédio, uma vez que ele não atua só contra giardíase, mas também no tratamento de: “da coccidiose causada por Isospora canis e Isospora ohioensis; da trichomoníase causada por Trichomonas spp.; da amebíase causada por Entamoeba histolityca; bem como de infecções entéricas causadas por microrganismos sensíveis à sulfadimetoxina e ao metronidazol, tais como: Bacteroides spp.; Fusobacterium spp. e clostridioses causadas por Clostridium spp.” (CEPAV, 2013).

      Cada doença pode ter uma reação diferente no organismo, e dentre elas está o vômito, que nada mais é que uma reação para expelir algo que está incomodando ou causando algum problema no trato gastrointestinal.

      Dê água a ela para hidratar, mas dê aos poucos. Pode ser com o auxílio de uma seringa sem agulha. Você pode dar chá de boldo ou de manjericão, o primeiro para auxiliar o fígado e o segundo para diminuir os vômitos. E espere o tempo do tratamento passar, que provavelmente ela melhorará.

      Mas se ela estiver vomitando logo que tomar o remédio (até 4 horas depois) pode prejudicar o tratamento, pois não terá tempo suficiente para causar o efeito desejado no organismo. O omeprazol é para diminuir a irritação do estômago para remédios que podem agredi-lo, mas se não for o suficiente o melhor é procurar a veterinária para passar outro medicamento mais forte.

      Faz quanto tempo que ela vomita? O que causou a diarreia, você sabe após falar com a veterinária? Não tem retorno nesta veterinária? Alguns após a consulta paga dão como direito um retorno até 15 dias após a consulta para acompanhar o tratamento e seu resultado. Caso tenha fale com a veterinária que já está cuidando da sua cachorrinha, ela tem mais informações para saber como lidar com ela de forma mais eficaz. Ou se você tiver o telefone dela, talvez ela lhe auxilie mesmo sem consulta , já que há pouco tempo esteve lá.

      Espero ter ajudado e que essa situação melhore logo…

      Abraço,

      Christiane Donato

  11. Olá, minha cadela está vomitando periodicamente, até onde sabemos faz pelo menos umas 2 semanas q está assim, entretanto o vômito é apenas ração, as vezes saem pedaços inteiros q ñ estão mastigados, outras o alimento parece bastante digerido.
    No começo achamos que ela estava comendo as plantas do quintal, porém quando tiramos as plantas ainda encontrávamos vestígios de vômitos por aí (ela vomita e come), então percebemos que ela andava comendo os tapetes, tiramos eles também e apesar de muito tecido ter saído com as fezes, ela ainda vomita.
    Não há qualquer outro sintoma como febre, diarreia ou depressão, ela continua a mesma de sempre e nem há estresse e agitação após a alimentarmos.
    Não a levamos ao veterinário até agora porque achamos que era algo simples, já que ela não parece realmente doente.
    O que pode ser?

    1. Olá Carol!

      Como você falou que ela comeu materiais não alimentícios (como fragmentos do tapete) pode ser isso e continua os vômitos para retirada desse material, que talvez ainda esteja no estômago ou tenha causado irritação ou alguma ferida lá. Fique em observação para notar se muda cor do vômito e mesmo se ela continua comendo algo escondido que possa fazer mal (como plástico, papel, tecido).

      Aguarde mais um pouco, tente ministrar chá de manjericão para diminuir os vômitos e água para não desidratar. Se permanecer, indico que consulte um veterinário próximo a onde você mora para ele diagnosticar com maior precisão.

      E tente interpretar o motivo por ela estar se alimentando com isso. O estresse ou necessidade de chamar atenção podem causar essa variação na alimentação. Ela fica muito tempo só? Vocês passeiam, brincam e conversam com ela? Caso a resposta seja negativa para a pergunta anterior tentem mudar os hábitos. Vejam como vocês, cuidadores estão também, às vezes o estresse e mesmo outros sentimentos e estados são passados para o animal de estimação, o qual sente e reage da sua forma.

      Espero que sua cadelinha fique boa logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  12. Oi, se vc me ajudar fico mt grata. Tenho uma cadela labrador e já faz mais de 24 hrs que ela está vomitando, tudo que come vomita, até água. Dei soro, chá de boldo e até agr nada. levei a veterinária e ela disse que ela poderia está com erliquiose. pesquisei várias coisas na net mas nao me convenci desse diagnóstico, pois o único sintoma dela é esse, o vômito. Queria muito saber a sua opinião… há possibilidade dela ter comido alguma porcaria, pois ela é mt bagunçeira. o vomito é marrom e quando nao tem mais nada no estômago ela vomita uma espuma branca. Me ajude por favor! estou com medo de iniciar o tratamento para erliquiose e ela nao sofrer desse mal, além de ser um tratamento caro. Obrigada!!! Espero por sua respota!

    1. Olá Milla!

      A erliquiose é uma doença complicada de diagnosticar por possuir várias fases e pelos sintomas se apresentarem conjuntamente ou não serem muito específicos no início da doença.

      1. Mas o principal ponto é: sua cachorrinha possui carrapatos? Você notou se ela estava nas últimas semanas com carrapatos? E na sua vizinhança, teve mais alguma caso de erliquiose canina?

      2. O segundo ponto é: a veterinária fez exame de sangue para constatar que ela adquiriu a bactéria Erlichia canis? E o resultado deu positivo para a presença do parasita no sangue?

      Caso sim para alguma dessas duas perguntas, siga o tratamento indicado pela veterinária. Caso ela apresente ou tenha apresentado carrapatos, mas a veterinária ainda não fez exame de sangue peça para que ela faça, não é tão caro e o resultado vai diagnosticar corretamente se ela tem ou não o parasita.

      De todo modo, sabemos que seres humanos são falíveis e médicos (veterinários ou não) podem errar no diagnóstico, por isso a escolha do profissional deve ter como uma das prerrogativas a confiança que você tem nele para que cuide do seu animal de estimação. Converse com sua veterinária, fale com ela sobre os riscos do tratamento caso ela não tenha essa doença. Como você falou a veterinária comentou que é suspeita, então não tem certeza. Pergunte se tem como confirmar de alguma forma antes de iniciar esse tratamento.

      Como você mesma falou ela pode ter comido algo indevido, fale para a veterinária isso também.

      Logo depois que ela vomitar não dê de imediato chá, água ou soro, aguarde um tempo, 1 a 2 horas, para diminuir a irritação do estômago e ver se da próxima vez o líquido fica mais tempo no trato gastrointestinal. E retire do alcance delas materiais que ela poderia comer, mas não são comestíveis (tapetes, plásticos, sacos de lixo…).

      Espero ter ajudado, mas qualquer coisa pode entrar em contato novamente.

      Que sua labrador melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  13. oie meu cachorro amanheceu meio tristinho com vomitos aquela baba esverdeada e nao quer comer nada so bebe agua se isola fica mais deitado na mato que tem aqui perto de casa ele ta um pouco triste to com muita dor dele oq posso fazer porfavor me ajude!

    1. Olá Cinthia!

      Como está seu cachorro agora? Não pude responder antes…

      Vários motivos geram vômitos e “tristeza” em cachorros. Talvez tenha comido algo não comestível, como plantas tóxicas, plástico, etc. Veja como ele está agora, caso ainda vomite e dependendo de como esteja, indico que o leve para o veterinário.

      Caso já esteja melhor, continue dando água, soro caseiro e mesmo chá de boldo e manjericão para ele.

      Abraço,
      Christiane Donato

  14. Bom dia Christiane ! mim ajude estou desesperada meu cachorro vomitou a noite toda, meu marido disse que ele tava tocindo e vomitando por que era a unica forma dele colocar o catarro para fora sera que isso mesmo se não for mim manada uma solucão, obrigado….

    1. Olá Alexsandra!

      Como está seu cachorro agora? Não pude responder antes…

      Cachorros podem gripar e mesmo ter produção de secreções como o “catarro”. O fato de vomitar para expeli-lo pode ocorrer, mas deve-se saber o motivo dessa produção de secreção e se é realmente a causa dos vômitos. O tossir pode ser que ele tivesse a necessidade de expelir algo que o faz mal, seja algo prezo na garganta ou alguma secreção, principalmente pulmonar.

      Como as causas são inúmeras, se possível leve-o ao veterinário, caso ainda esteja vomitando. Se estiver melhor tente fazer com que ele beba mais água ou mesmo soro caseiro para repor os minerais que perdeu com os vômitos.

      Abraço,

      Christiane Donato

      1. Bom dia Christiane! muito obrigado, ele ta melhor sim só espirrando mais pouco, estou mais alivida você mim ajudou muito.

  15. boa noite meu cão raça dalmate com 4 anos não parou de vomitarjá algumas horas primeiro vomitou castanho penso que restos de ração depois bebe água e vomita a agua com espuma branca tipo uma gelatina penso que a temperatura 37.1 na é febre por favor ajude-me

    1. Olá Francisco!

      Como está seu cachorro agora? Não pude responder antes…

      Os vômitos podem ser ocasionados por vários motivos diferentes. Após vomitar o estômago fica sensível e caso o cachorro beba ou coma algo em pouco tempo o estômago pode rejeitar e vir a acontecer outro vômito. Mas gastrite, úlcera e alergia podem causar uma hipersensibilidade e dor local no trato gastrointestinal que leva ao cachorro a vomitar várias vezes. É difícil diagnosticar sem ter certeza da causa do vômito.

      Ele comeu algo não comestível, como papel, plástico, tecido? Ou algo tóxico, como plantas venenosas, veneno para carrapato ou rato? Esses seriam alguns outros motivos que ocasionariam vômitos.

      Veja como vai continuar a situação, se ainda vai vomitar, que cor e consistência e tente imaginar qual a causa (entre as que estão acima ou mesmo nas que estão presentes em outro comentários deste post).

      Se possível manipule após um tempo (1 a 2 horas sem vomitar) chá de alfavaca ou manjericão e água ou soro caseiro com uma injeção sem agulha na boca da sua cachorrinha, dê aos poucos para diminuir a ânsia de vômito e repor a água e os sais perdidos.

      Se continuar, talvez seja importante procurar um veterinário próximo da sua casa. Hospitais universitários são mais em conta, caso tenha algum na sua cidade, pode ser uma boa opção.

      Espero que seu dálmata fique bom logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

      1. olá meu gato foi atacado por um cão até que não houve ferimento externo grave mais acho fraturou a coluna o que faço ? obrigado

      2. Olá!
        Para verificar a gravidade dos ferimentos, observar se houve lesão em algum órgão interno, incluindo a coluna, é necessário levá-lo ao veterinário. O quanto antes você levar mais chances,a depender da gravidade, de não ficarem sequelas em seu gato.
        Tente ver se em sua cidade há hospital universitário, normalmente eles possuem os preços mais baixos. Caso não tenha, veja se alguma clínica veterinária parcela a consulta e tratamento, mas não deixe de levá-lo!
        Espero que ele fique bem e logo!
        Abraço,
        Christiane Donato

    1. Olá Evelin!

      Se já faz tanto tempo que sua cachorrinha não está passando bem o melhor mesmo a fazer é levá-la ao veterinário. Talvez ela esteja com algum problema gastrointestinal, ou comeu algo estragado, pode estar intoxicada ou com alguma verminose ou podem ser vários outros motivos!

      O principal é reconhecer o que está causando isso nela, uma vez que passar mal não é normal e por tanto tempo requer cuidados mais rápidos para não agravar a situação da sua cachorrinha.

      Muitas cidades possuem hospitais universitários, eles possuem preços mais baixos para atendimento e são de boa qualidade. Mas não deixe de levá-la!

      Enquanto isso dá soro caseiro, água de coco, chá de boldo para repor os sais e ver se alivia os sintomas. Mas ressalto que são apenas paliativos, só aliviam, não curam, ok?

      Espero que ela melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  16. Oi, tenho um cachorro viralata que foi adotado! Ele tem uma história muito triste, achamos ele em um saco de lixo cheio de moscas e larvas mas ainda vivo! Uma crueldade enorme, levamos ele ao veterinário e ele precisou até de transfusão sanguinea de tão fraco que estava! E agora depois de 8 meses está forte, grande e lindo! Mas hoje, meu pai passou um anti pulgas e carrapatos nele, e ele começou a vomitar amarelo! O que faço? Ele vai ficar bem? SOCORRO

    1. Olá!

      Parabéns pela iniciativa de adotar um cachorrinho SRD (sem raça definida)! Fico muuuuuuito feliz! E seu cachorrinho mais ainda!!!

      Como seu pai passou remédio anti-pulgas e carrapatos e possível que ele tenha ficado intoxicado. Dê remédio de fígado (como um fitoterápico à base de alcachofra – Chophytol ou outro próprio para animais), normalmente problemas nesse órgão (como intoxicação) leva a vômitos. Anti-tóxicos são baratos e em qualquer farmácia e mesmo loja para pets vende.

      Você pode usar uma seringa (sem a agulha) para facilitar que entre na boca de seu cachorrinho ou gotejar o remédio diretamente na boca.

      Ah! É melhor sempre ministrar antes de passar o veneno anti-pulgas e carrapatos o remédio para o fígado e fazer em intervalos regulares (presente na bula do remédio) durante um dia todo para aliviar os sintomas e desintoxicar.

      Ele vai ficar bem!

      Abraço,

      Christiane Donato

  17. por favor alguem me ajuda, meu cachorro é um golden e tem 2 meses, eu peguei ele faz 3 dias e quando ele chegou em casa ele fez xixi e fui limpar e passar desinfetante só q ele bebeu um pouco e depois pegou o lixo do banheiro mas n mordeu muito , agora ele esta vomitando quando dou comida , ele só aceita soro e esta dormindo muito queria saber se devo me preucupar ? e eu tbm ja fui no veterinario ele falou para eu dar pouca comida mas eu estou mais preocupado por ele nao beber agua e dormir muito. alguem me ajuda por favor ……..

    1. Olá Nathan!
      O dormir muito nessa idade que ele está é normal, como bebê ele passa mais tempo dormindo. Com o tempo o tempo de sono vai diminuir naturalmente.
      Quanto a beber água é um processo a ser aprendido por ele, aos poucos ele vai beber mais água, na medida em que tomar menos leite e for crescendo.

      Caso ele já bebesse muita água e diminuiu com o incidente ai pode ser um caso diferente e vale a pena você conversar com o próprio veterinário que já foi consultado e o examinou presencialmente. Caso você tenha pagado a consulta, normalmente se tem retorno incluso ou mesmo a possibilidade de ligar para o veterinário e perguntá-lo também. Como já disse, por esse profissional já ter examinado e diagnosticado seu cachorrinho ele terá possivelmente melhores condições de explicar especificamente essas situaçãoes com o seu cachorro e não de forma geral., ok?

      Que ele melhore logo e tenha uma vida longa e saudável compartilhada alegrmente com você!

      Abraço,

      Christiane Donato

  18. ola, meu nome é alessandra
    preciso que me ajude tenho um pastor negro de 11 anos, de uns tempo pra cá ele começou a vomitar sangue, mas logo em seguida fica bem comi, brincava normalmente, mas comecei a observar que quando tem fogos de artificial esses vomitou aparecer, ele emagreceu um pouco, estou muito preocupada, mas no momento estou sem grana para levar ele ao veterinário, preciso muito da sua ajuda.

    1. Olá Alessandra!

      Vários problemas podem causar vômito com sangue em cachorros. Ele pode ter úlcera, gastrite (incluindo a nervosa, uma vez que ocorre principalmente após os fogos), infecções, alergias. Ele pode emagrecer até mesmo por não estar digerindo corretamente os alimentos que ele tem ingerido devido ao mal funcionamento do estômago ou intestino.

      Quando soltarem fogos de artifício fique próxima a ele, acaricie, abrace, tente deixá-lo mais seguro e menos nervoso e ansioso com a situação.
      Se realmente os vômitos acompanham apenas os fogos é estresse e além do carinho você pode dar chá de erva-cidreira, camomila, alecrim (já frios) com auxílio de uma seringa se agulha para colocar diretamente na boca dele.

      Mas tente observar mais se não tem a ver com a alimentação também. Se persistirem os vômitos com sangue o melhor é levá-lo ao veterinário. Veja se em sua cidade há Hospital Veterinário Universitário, normalmente os valores de consulta e exames são mais baratos e a qualidade permanece ótima. Ou converse com o veterinário mais próximo, fale da sua situação e veja se não tem como ele fazer mais barato ou dividir em várias vezes.

      Espero que ele melhore logo!

      Abrace,

      Christiane Donato

  19. Olá, tem três dias que meu cão Lhasa tem vomitado… Pelo que parece ele sempre vomita a ração que comeu e ela tem um tom mais terrososo… Fico na duvida se tem sangue ou não… Ele sempre vomita umas boas horas depois de comer…. Tipo umas 8 horas! E eu não percebi ele menos indisposto depoois dos vomitos! Ele tem mania de lamber bem a pata e ele come tambem MUITO rapido… O que será? Vou tentar dar bastante agua pra ele e dar arroz sem tempero pra ver se ele melhora… Por favor me ajuda! Será de devo leva-lo ao medico? Achei que talvez ele esteja com alergia a ração, mas eu nao troquei é a mesma que ele sempre comeu, tem como desenvolver alergia depois de um tempo??

    1. Olá!
      Vomitar há tanto tempo não é normal! Ele pode sim criar alergia após muito tempo de exposição a um alimento, como a ração dele.
      O melhor é que você leve-o ao veterinário para que faça exames em seu cachorrinho e indique o melhor tratamento para que ele para de vez com os vômitos. Enquanto isso suspenda a ração. Abaixo segue uma parte do próprio texto presente neste post que indica como fazer se o caso não for tão grave:

      Tratamento caseiro
      O negócio é dar um descanso ao aparelho digestivo do peludo, deixando-o sem água e comida por no mínimo 12 horas (24 horas costuma ser o ideal). Depois, volte a dar água com um pouco de açúcar (o mais indicado são 5ml de açúcar para cada 250ml de água). Se o estômago do peludo segurar a água, comece no dia seguinte a dar “comida de hospital”, bem leve e muito pouco salgada: arroz, ovo, frango ou hambúrguer — tudo cozido. No quarto dia, comece a misturar com a comida que o cão come normalmente; no sétimo dia ele deverá estar de volta à alimentação e saúde normais. Se em algum momento durante este tratamento o cão vomitar, corra com ele ao veterinário.

      Mas, se possível, leve-o ao veterinário!

      Espero que ele melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

      1. Olá,

        muito obrigada pela sua resposta! No dia eu fiz o que o texto recomendou com soro e dando arroz somente para ser mais fácil a digestão. No domingo ele parou de vomitar, e achei que tivesse melhorado. Na segunda voltou a vomitar, levei ao veterinário e ele suspeita que ele tenha comido alguma coisa que não caiu bem (só não sei o que, pois ele não tem costume de fuçar no lixo, ou comer outras coisas…etc.). O Dr. deu duas injeções (uma anti-(algumacoisa, rs) e uma Plasil) e recomendou Bromoprida de 8 em 8 horas.

        Tornou a melhorar, voltei a dar ração… continua ótimo, brincando. Agora, voltou a vomitar apenas de madrugada, e não mais a comida… somente um líquido verde/amarelado e nessa madrugada um braco/transparente… levei no Dr. novamente e ele tomou outra injeção :(

        Fico pensando se não pode ser algo mesmo pois ficar dando injeção toda vez… não sei, ainda não me convenci.

        Mesmo assim, obrigada pela sua resposta. Só contei a história para te dar um feedback e, talvez, ajudar outras pessoas com o depoimento.

        Obrigada!

  20. Oi, eu tenho um west terrier de dois anos, há dois dias ele está vomitando a comida, mas a água o estômago segura. Ele está com apetite normal, mas tudo que ele come está jogando fora, não sei se é uma situação para levar ao veterinário ou aguardo ele melhorar sozinho …

    1. Olá Gleiciene!
      Se te dúvida quanto a levar seu cachorrinho para o veterinário o melhor é levar. Vomitar não é “normal” e dois dias vomitando indica que a atenção deve ser maior ainda ao fato…
      O melhor é que o seu cachorro terá um check up e isso poderá melhorar de maneira mais global a saúde dele.
      Espero que ele melhore logo.
      Abraço,
      Christiane Donato

  21. Oi..
    Minha poodle está babando muito, está inquieta, e quando vai beber água sente enjoo e não consegue beber..mas comer está comendo normalmente.. esses sintomas começaram hoje do nada..
    o que pode ser? o que faço? me ajude..

    1. Oi Quelly!
      Sinceramente podem ser várias causas diferentes, mas a primeira que veio em minha mente foi envenenamento.
      O melhor a fazer é levá-la ao veterinário o quanto antes. Até mesmo para confirmar o motivo da baba e mal estar dela.
      De todo modo segue abaixo uma matéria que encontrei na internet sobre envenenamento, espero que lhe auxilie em algo!
      Tomara que sua cachorrinha melhore logo!
      Abraço,
      Christiane Donato

      “Envenenamentos podem ocorrer de diversas formas (ingestão, inalação ou absorção pela pele), e causar, conforme o agente tóxico, sintomas extremamente variados. O período que o animal pode levar para manifestação dos sintomas também é variável , podendo ir de poucos minutos vários dias. O envenenamento pode ocorrer ainda de forma intencional ou acidental.
      Quais os sintomas de envenenamento?
      Os agentes tóxicos são muito variados, e portanto os sintomas também o são. De um modo geral, animais envenenados apresentam alguns dos seguintes sintomas:
      – Alteração de da consciência (agitação, sonolência e, às vezes, coma);
      – Salivação intensa;
      – Vômitos;
      – Dor abdominal;
      – Hemorragias;
      – Tremores;
      – Dilatação ou contração da pupila;
      – Dificuldade para respirar;
      – Alteração dos batimentos cardíacos.
      O que fazer?
      Em primeiro lugar: mantenha a calma!
      O procedimento varia conforme o tipo de produto:
      – Plantas e medicamento: provoque o vômito;
      – Não provoque vômito se: seu animal estiver inconscientes ou se o agente causador for algum derivado de petróleo, ou algum produto cáustico ou corrosivo (para provocar vômito utilize água oxigenada 3%: uma a 5 colheres de café, ou ainda sal de cozinha, 1 a 3 colheres de chá para cães)
      – Se o seu animal estiver sujo com o produto ou com o vômito contendo o agente tóxico, banhe-o com água levemente morna e sabão de coco (não utilize sabonete pet com produtos carrapaticidas nem nada do tipo);
      – Se houver convulsões, procure manter o animal protegido de ocasionar auto-lesões se debatendo. Coloque-o em local confortável;
      – Procure identificar o agente tóxico. Se tiver embalagem, leve-a com seu animal a um médico veterinário;
      – Leve seu animal imediatamente a um médico veterinário.
      – Caso haja suspeita de envenenamento proposital: DENUNCIE! Procure a polícia e faça um boletim de ocorrências.
      Juracir Bezerra Pinho
      Médico Veterinário

      Fonte: http://clinicaamicao.blogspot.com.br/2011/10/primeiros-socorros-parte-3.html

  22. Bruno,

    Minha cachorra Bia come normal, ração, arroz com carne, galinha, peixe. Mas há tres dias está vomitando quando bebe água. Ela expele um liquido incolor com um pouco de espuma. Não sei o que é isso, mas suspeito que sejam carrapichos que ela tenha engolido e suspeito de moscas mortas por veneno que ela tenha ingerido. A idade dela é de tres anos, a raça é poodle com llasa apso.

    1. Oi Bruno!
      Podem ser vários motivos diferentes…
      Caso ela tenha comido as moscas ou os carrapichos ela pode ter ficado intoxicada.
      O mais interessante é sempre levar a cachorrinha que está passando mal para o veterinário, assim a causa vai ser averiguada com mais precisão, uma vez que estará visualizando todos os sintomas presentes, mesmo os que você nem nota.
      Havia falado sobre envenenamento e intoxicação em resposta para outra internauta, a Quelly (terceiro comentário abaixo deste). Veja abaixo nos comentários o que falei para ela. Talvez sirva para sua cachorrinha também.
      Espero que ela melhore logo!
      Abraço,
      Christiane Donato

    1. oje mimha cachorra na parte da tarde comesou a vomitar ela n come nada e esta muito fraquinha i eu n sei qual remedio eu posso dar pra ela minha cachorra se chama saffyra n sei oq fazer oq eu fasso ?????

    2. Olá Brenda!

      Como ela “pariu” há pouco tempo o melhor é que você a leve para um veterinário. Assim ele poderá entender a causa específica dos vômitos e passar uma medicação que não afete nem a ela e nem aos filhos que ainda mamam. Qualquer medicamento ingerido acaba sendo passado para o leite então é um risco medicar sem saber a causa em si.

      Tente ver um hospital universitário em sua cidade, eles tendem a ter boa estrutura e funcionamento e possuem preços mais baixos. Caso ão tenha ligue para os consultórios veterinários disponíveis e faça uma pesquisa de preço e mesmo se dividem o valor em algumas prestações para aliviar o bolso, ok?

      Espero que a Saffyra melhore logo!

      Peço desculpas por não poder ajudar diretamente, mas acho mais interessante não correr o risco de prejudicar a todos os envolvidos (ela e os filhotes).

      Abraço,
      Christiane Donato

  23. olá cristiane..tenho uma cachorrinha da raça labrador com boxe e só tem 3 meses,ela de 4 dias para cá está vomitando direto ela até come a ração da marca pedigree e também dou uma vez ou outra aqueles patê de carne com frango da pedigree junior tbm,mas ela tinha desaparecido a encontramos tem ums 5 dias e nao sabemos oq ela comeu onde estava,e percebi q o vomito está branco e com comida.. estou preocupada.oq puder me ajudar lhe agradeço.

    obs:ela está em jejum já.

    1. Olá Adrian!

      Como ela é muito novinha e ainda passou um tempinho desaparecida pode ter comido algo não comestível mesmo e até ter ficado intoxicada.
      Mas vomitar por tanto tempo: mais de 4 dias, não é normal! Mesmo sendo ração de boa qualidade ela pode criar alergia, por exemplo, mesmo antes não tendo ao alimento que estava habituada a comer.

      O melhor é que você leve-a ao veterinário para que faça exames em sua cachorrinha e indique o melhor tratamento para que ela pare de vez com os vômitos. Enquanto isso você já começou fazendo bem com o jejum. Abaixo segue uma parte do próprio texto presente neste post que indica como fazer se o caso não for tão grave:

      “Tratamento caseiro
      O negócio é dar um descanso ao aparelho digestivo do peludo, deixando-o sem água e comida por no mínimo 12 horas (24 horas costuma ser o ideal). Depois, volte a dar água com um pouco de açúcar (o mais indicado são 5ml de açúcar para cada 250ml de água). Se o estômago do peludo segurar a água, comece no dia seguinte a dar “comida de hospital”, bem leve e muito pouco salgada: arroz, ovo, frango ou hambúrguer — tudo cozido. No quarto dia, comece a misturar com a comida que o cão come normalmente; no sétimo dia ele deverá estar de volta à alimentação e saúde normais. Se em algum momento durante este tratamento o cão vomitar, corra com ele ao veterinário.”

      Mas, se possível, leve-a ao veterinário!

      Espero que ela melhore logo! E cresça bem e saudável!

      Abraço,

      Christiane Donato

  24. oiiiii cristiane meu cachorro esta vomitando sangue e fazendo coco sangue tambem oq eu faço estou desesperada as vezes começo a chorar tenho dó me ajude minhas esperança esta acabeando o meu cachorro é da raça fox paulistinho me ajude por favor

    1. Oi Carla!

      Dentre os estados de vômito e diarreia o mais preocupante é o que apresenta sangue, e como você falou ele está assim.

      Em um caso desses é urgente que você o leve para o veterinário! Ele precisa saber o motivo pelo qual o seu cachorro está sangrando, se algo que comeu perfurou o trato gastrointestinal, se possui ulcerações no estômago e intestino, dentre outras causas.

      O mais interessante é realizar exames clínicos para compreender a causa e tratá-la! E isso com um veterinário!
      Veja se na sua cidade existe hospital veterinário universitário. São instituições com ótima qualidade, mas preços mais baixos. Ou ainda observe se há veterinários que parcelam a consulta e o tratamento. Mas tente levá-lo!

      Espero que ele melhore logo e tudo fique bem para viver saudável e alegre pelos próximo as anos de vida!

      Abraço,

      Christiane Donato

      1. Boa noite cristiane tenho um dalmate que amo muito mas ele ontem e hoje anda muito a tremer e muito cansado sempre com a lingua de fora treme muito com as 4 patas e so bebe muita agua durante todo dia estou morendo de medo caso ele vaia morrer ele tambem ker deitar-se so na tijoleira fria cisa estranha ke ele antes nao fazia por favor me ajude estou sem saber k fazer e nem sei como faco pra levar ele numa veterenaria pois aki nos acores eles quebrem muitoe euros :( me ajude

        Date: Sun, 18 Aug 2013 17:44:23 +0000 To: acoriano48@hotmail.com

      2. Olá!

        As principais causas para tremores em cachorros são: frio (além da temperatura do ambiente a febre causa sensação de frio), ansiedade (nervosismo, reação a sons altos como os de fogos de artifício), dor, envenenamento e doença em órgãos internos (lesão no cérebro e medula espinhal, problemas nos rins, pâncreas).

        Se o tremor é generalizado pode referir-se a intoxicação por alguma comida ou algo não comestível, convulsão e síndrome do tremor generalizado.

        Se o tremor for apenas nos membros pélvicos pode ser fraqueza ou dor em região lombo-sacral, causas metabólicas (insuficiência renal, hipoglicemia), lesão compressiva da medula espinhal, síndrome da cauda equina, miopatias, causas desconhecidas como tremor dos membros pélvicos, em cães idosos entre outras motivações.

        Observe seu cachorro!
        * Sabendo como é a personalidade dele, ele está estressado ou ansioso? Se sim, pode ser esse motivo e aí cabe a você dar mais atenção e ficar um pouco mais tempo com ele e retirar o motivo, caso seja algo palpável) que está deixando-o ansioso.
        * Verifique se ele sente dor, é difícil, até porque ele pode enganar fingindo não sentir.Veja se ele está mancando, ou anda duro. Você pode perceber algumas mudanças sutis em seu comportamento como relutância em mover e menos interesse em seu jantar (não quer comer).
        * Doenças renais, doenças do cérebro e diabetes podem causar tremores e são frequentemente acompanhados por outros sintomas que são difíceis de perder, como aumento da sede, vômitos e depressão.

        Há muitas opções de tratamento seguro e eficaz para a dor em cães, mas todas devem ser prescritas por veterinários. Dentre os principais motivos de se levar um cachorro para o veterinário estão sede excessiva e tremores e mesmo indicando que aí a consulta é muito cara tenho consciência que os veterinários daí terão melhores condições de diagnosticar a causa e tratá-la da forma correta e o mais rápido possível.

        Espero que a causa dos tremores e sede excessiva sejam logo diagnosticadas e que ele melhore logo.

        Abraço,

        Christiane Donato

  25. Ola,tenho um shiatsu, ele tem 2 anos e oito kilos,ele frequentemente vomita um liquido bem amarelo e de vez em quanto esse liquido fermenta percebemos isso na hora de limpar,ja fiz exame de sangue e nada deu alterado,já dei remédio de verme e etc.ganhei ele recentemente de uma amiga que achou ele,ela acha que ele deve ter se perdido,ele não se da bem com nenhum tipo de comida,eu dei um tempo,arroz e figado,mas ele tem diarreia e vomito,qualquer coisa que ele coma que não seja ração ele vomita,isso tem algum tratamento é muito ruim viver com um cachorrinho que não se pode dar nada,tenho dó dele,mais não sei oque eu faço me ajude…

    1. Oi Bianca!
      Pois então… existe a possibilidade de ele ser alérgico, possuir algum nível de sensibilidade para alguns tipos de alimentos e mesmo ter algum distúrbio gastrointestinal. Tudo isso só pode ser verificado com consultas e exames realizados por veterinário.
      De todo modo, a alimentação à base de ração não é ruim! Muitos veterinários até indicam que essa seja a alimentação diárias dos cachorros, preocupando-se apenas com a qualidade do produto para ter certeza que estarão ingerindo todos os nutrientes necessários. Aí você trocaria apenas o sabor prestando atenção na receptividade do seu cachorrinho e comprando mais aquele que ele preferir.
      Ração não e um alimento ruim, então pode ficar tranquila. Pelo menos essa é uma alimentação, que sendo ministrada corretamente, vai atender com certeza todas as necessidades nutricionais dele e com o mínimo de trabalho para você e, a depender, sai até mais barato!
      Abraço,
      Christiane Donato

  26. Acabei de perder meu labrador, com 11 anos de idade. Lutamos por mais de 3 anos contra diabetes, hipotiroidismo e hiperadrenocorticismo. Como decorrência da primeira crise, anos atrás, ele ficou paraplégico por cerca de seis meses. Com muita fisioterapia, acunpuntura e com a valentia com que ele enfrentou o problema conseguimos faze-lo andar, nadar, correr e ter uma vida com qualidade até o fim. No último sábado se recusou a comer e a beber, apesar do diabetes. Forcei um pouco de frango desfiado, o que ele aceitou e mastigou sem problemas. Ainda estava alerta e ativo. No domingo pela manhã vomitou o que havia comido no sábado e não mais comeu nem bebeu. No domingo à tarde piorou rapidamente e tentei alimentá-lo com ração intensive care (que ele já havia usado na fase crítica) e água nadministrada via seringa. Ele imediatamente vomitou. Com o passar das horas seu estado foi piorando e, pela madrugada, quando ele estava hiperventilando, tentei refrescá-lo passando os dedos molhados na sua boa. Ele vomitou novamente e, um pouco depois, expirou.

    Por que a água induziu o vômito?

    Ricardo

    1. Olá Ricardo!

      Que bom que você estava na vida deste labrador! Que bom que o amava e pôde cuidar dele com dignidade!
      Sou grata a você, como sou grata a todos que respeitam e cuidam dos outros animais, sejam humanos, cachorros, gatos,…!

      Quanto à sua dúvida…

      Quando se sente dor (independente do lugar onde ela esteja pontualmente) e quando se estar com mal estar (como tontura, visão turva, dentre outras formas) pode-se ter enjoo.
      Se o animal estiver com algo no estômago pode acabar por vomitar e se ele já está com o estômago vazio, mas houver a tentativa de ingestão o enjoo pode aumentar e impulsionar o vômito e assim sair o pouco que acabou de engolir ou ainda parte do suco biliar.
      Acredito que não tenha sido a água especificamente que o fez vomitar. Dentre todos alimentos e líquidos oferecidos para um animal que não está passando bem o que tem a menor probabilidade de causar mal é a água. Então qualquer que fosse o líquido ou alimento sólido que ele ingerisse com enjoo poderia induzir o vômito naquela situação.

      Abraço,
      Christiane Donato

      1. Olá Christiane,

        obrigado pela sua resposta. Compreendo a parte da ingestão forçada, mas o último vômito, pouco antes do desfecho, foi provocado apenas pelo fato de eu passado meu dedo molhado nos lábio dele. Não forcei a água, nem meu dedo pela boca, apenas o passei no exterior dos lábios.

        Um abraço
        Ricardo Freire

      2. Oi Ricardo!
        De nada!
        É que só ao leve toque ou ingestão, mesmo não forçada de água ou comida, o enjoo pode aumentar e por isso ocasionar o vômito.
        Abraço,
        Christiane Donato

  27. Olá Cristiane, tenho uma cachorrinha da raça Poodle toy. Ela passou recentemente pela quarta cirurgia para a retirada de alguns cistos ao redor das mamas. Sempre que acontece isso ela fica manhosa e recusa a ração. Acontece que desta vez ela está pior, só quer comer o que eu como e sei que não posso alimentá-la dessa maneira. Já tentei de tudo…cozinhei arroz, fígado de boi e cenoura e dei, ela comeu e depois vomitou tudo inteiro, ela não mastiga para comer…sendo assim, bati tudo no liquidificador, aí ela não quer. Tenho medo que acabe ficando muito debilitada, não sei mais o que fazer, preciso de ajuda…já deixei ela sem comer por quase dois dias, ela nem toca na ração, aí eu não aguento. Se eu dou somente frango ou fígado cozido ela come tudo, mas se coloco arroz, já não quer..o que eu faço???

    1. Oi Mayra!

      Essa é uma questão com várias respostas. Tudo depende de que veterinário você consultará. Pode não ter problemas, tudo depende de que alimentos você oferece a sua cachorra e o estado de saúde dela.

      Mas aqui vai uma de experiência pessoal e outras que sei que possuem respaldo:

      Tenho 2 cachorros e um gato. No início da criação dos meus cachorros dava ração e comida (arroz integral, carne e ossos cozidos) para eles. Com a idade avançando de um dos meus cachorros ele começou a vomitar com muita frequência (pelo menos 1 vez por semana) e em consulta com a veterinária deles ela indicou que fosse substituindo, aos poucos, misturando a ração com a comida e diminuindo gradativamente a quantidade de comida até que ficasse apenas a ração. Foi difícil, mas assim fizemos aqui em casa. Hoje no dia a dia comem só ração sólida misturada com a ração em pasta, mas no fim de semana damos a eles ossos cozidos.

      Nas propagandas de ração e mesmo muitos veterinários indicam apenas a alimentação por rações caninas. Há uma grande variedade de marcas e tipos e mais que o preço o que indicará a qualidade serão os nutrientes presentes na ração. O saber também conta para atrair o/a cachorr@, tem até alguns donos que experimentam para ver se aprovam ou não. A ração pode diminuir a ingestão de alimentos indevidos e mesmo prejudiciais para a saúde deles.

      Mas como só ração pode casar tártaro nos dentes, sugere-se que pelo menos de 1 a 2 vezes por mês o cachorro se alimente com osso (cuidado com ossos de galinha e minúsculos a serem dados para animais de pequeno porte, eles podem se engasgar ou causar algum outro tipo de lesão no trato gastrointestinal) e mesmo cenoura e/ou melão de vez em quando.

      Há quem não ofereça ração para seus animais de estimação, mas apenas alimentos não processados, incluindo crus, como naturalmente eles encontrariam. Assim dão carnes e ossos de boa procedência (para diminuir riscos de infecção e outras doenças) e alguns legumes e frutas em menor quantidade.

      Espero ter respondido o que queria…

      Dica final – diferença entre vômito e regurgitação:
      O vômito é um processo ativo e normalmente o animal percebe que vai acontecer, se levantando, andando impacientemente e de repente começa a fazer mímicas de vômito, expulsando então o conteúdo gástrico com certo desconforto .O alimento ou conteudo gástrico normalmente pode estar digerido, tem um odor mais forte e pode ter um conteúdo amarelado (bile), principalmente depois de vários episódios seguidos de vômito.
      Já a regurgitação é um processo passivo e quase sempre o animal nem percebe que vai acontecer. De repente o animal se movimenta, abaixa a cabeça e os alimentos são explusos sem esforço algum e sem contração abdominal.
      O animal então come tudo novamente ou sai andando como se nada tivesse acontecido – não causa “mal estar”. O conteúdo expulso por regurgitação é geralmente não digerido, sem odor e pode ter uma forma tubular, e é muitas vezes coberto com um muco viscoso.
      “. Fonte: http://petcare.com.br/blog/vomito-ou-regurgitacao/

      Abraço,
      Christiane Donato

  28. Bom dia,
    Tenho uma cadela mestiça Border Collie com poodle, chamada Salsa, ela está sem apetite e só vomita quando damos remédio, levei ao veterinário e estou esperando o resultado do exame de sangue, no entanto o vômito varia de Amarelo a verde, ela está cabisbaixa e a febre era de 39 graus, gostaria de dicas para que ela se alimente!

    1. Olá Hommel!

      É importante você avisar ao veterinário que está cuidando da Salsa sobre os vômitos após ministrar os remédios. Talvez seja necessário trocar a forma da medicação (intramuscular, via venosa, por comprimido, por líquido,…) para melhorar o efeito ou acrescentar remédios para proteger o estômago, caso o remédio seja forte e cause essa rejeição.

      De toda forma, o principal é conversar com o veterinário que está tratando ela. Você tem o telefone dele? Se sim, ligue, não há problemas, já que você já está pagando a consulta. Caso não tenha o telefone particular tente ligar para a clínica ou mesmo ir lá, pois é melhor que o veterinário que está cuidando dela receite os remédios, ok?

      Você não explicitou quais os sintomas que a Salsa está apresentando e as causas ainda estão sendo investigadas pelo exame de sangue, então fica complicado lhe indicar algo para melhorar o apetite. Quando estão doentes os cachorros tendem a diminuir o apetite. Tente manter a mesma rotina de alimentação, a não ser que vocês estejam suspeitando que a causa seja a própria alimentação ou algum problema no trato gastrointestinal. Ministrar por seringa sem agulha água ou água açucarada (5g de açúcar em 250 ml de água) pode ajudar a diminuir ou prevenir a desidratação. Se não vomitar com a água dê arroz com ovo ou frango cozido com pouco sal e sem tempero algum, tudo cozido.

      Espero que descubram logo o que ela tem e que ela melhore logo!
      Abraço,
      Christiane Donato

  29. Olá, meu cachorrinho tem 43 dias e está vomitando, está triste e não come nada há três dias. O que posso dar pra ele? Ele não está tomando nem leite, rejeita tudo.. Pode ser por carência por ter sido separado de sua mãe?

    1. Oi Kelly!
      Como seu cachorrinho é muito novinho é melhor você entrar em contato com um veterinário próximo da sua casa e levá-lo para uma consulta. É muito tempo para um recém nascido ficar sem se alimentar. Pode ser carência, mas pode ser algo biológico também e por isso é melhor levá-lo para uma consulta, ok?
      Abraço,
      Christiane Donato

  30. Boa tarde! tenho uma Golden Retiver e a dois dias notei que ela vomitava a ração e nos segundo dia notei que ele estava vomitando só agua. ,as ela ainda toma agua normalmente mas esta meio abatida ,pois ela e muito agitada, acho que ela comeu algum brinquedo de plástico dela e uns tampa plástica que vi toda mordida no quintal assim como ela come tudo o que vê no quintal? será preciso cirurgia ou ela conseguira colocar o corpo estranho pra fora ?

    1. Oi José!

      Nem sempre é caso de cirurgia, mas pode ser. Muitas vezes, o previsível, é que o que se ingere sai pelas fezes ou através do vômito, mas nem sempre isso ocorre. Há risco de torção ou obstrução intestinal, sufocamento ou irritação gástrica.

      O mais indicado é que você leve sua cachorrinha para o veterinário para que ele faça exames e saiba onde está alojado o(s) corpo(s) estranho(s) e indique o melhor tratamento.

      É muito importante “policiar” o que está ao alcance de sua cachorrinha para que ela não ingira e tenha transtornos na saúde.

      Espero que ela fique bem e animada logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

      1. Boa noite Cristiane obrigado pelas informações. Mas graças a Deus cheguei em casa hj e ela já estava bem melhor, muito animada como sempre ,creio eu que ela conseguiu expelir ou pelas fezes o que poderia tê-la deixado mal. Obrigado ,já providencie uma boa limpeza no meu quintal retirando tudo que possivelmente ela poderia ter acesso e faze-lá. ,Hj fizemos nosso passeio a noite ela se mostrou a minha princesa sapeca como sempre. Foi um grande susto mas já esta bem.

        Amei os eu site nem sempre encontramos tanta informações que possa nos ajudar em casos graves e tbm nos peculiares.

        Parabéns e boa noite. Jesus te abençoes a cada dia .

  31. Olá minha filhote de lhasa apso tem 47 dias, e esta emitindo um barulho esquisito seguido de ansia de vomito, não sei se é engasgo ou tosse não da pra definir, tirando isso ela está comendo, bebendo e brincando normalmente, ja verifiquei não esta com focinho molhado de gripe, não sei o que fazer trabalho e não tenho tempo de levá-la ao veterinário o que pode ser isso?
    Obrigada
    Dayanne

    1. Oi Dayanne!

      Peço desculpas, mas não sei lhe informar.

      O recomendado para entender a causa que está gerando esses sintomas é levá-la ao veterinário.

      Tente ver se não consegue alguém para levá-la ao veterinário e mesmo se não tem algum que atenda à domicílio.

      Espero que ela melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  32. Oii, tenho um pit bull de 9 anos e meio, e a 1 semana ele começou a comer menos e tal, agora a 3 das ele come pouquissimo, bebe muita agua, vomita tranparente uns pedaços do que andamos tentando dar pra ele comer, e esta com uma diarreia escura e liquida. Estamos preocupados ele emagreceu muitoo. A barriguinha ta meio inxada e quando aerto meio que ele arfa. O que pode ser estamos muitoo preocupados, detalhe ele come “mistura” coloco arroz e frango ele come o frango, come pão e ontem um hamburguer, ele vomitou alface só hoje ele vomitou só 1 vezes e teve diarreia de manha. Porem esta latindo um pouquinho mais e andando. E antes ele nem andar estava querendo só ficava deitado, nem se chamassemos ele ele vinha.

    1. Oi Maria Tereza!

      Dentre os principais motivos para encaminhamento de um cachorro para o veterinário estão vômito, diarreia e barriga inchada.

      Indico que leve-o logo que possível para o veterinário e que hidrate ele, pois a desidratação pode tornar o que ele tiver muito mais grave.

      Existem várias causas para vômitos, diarreias, barriga inchada, sede excessiva e emagrecimento. E como esses sintomas estão juntos podem indicar uma causa ou várias relacionadas, por isso é importante o diagnóstico de um veterinário ara entender as causas que estão gerando este estado clínico em seu pit bull.

      Veja se em sua cidade há hospitais universitários, ou clínicas que divida em prestações os custos da consulta e tratamento, mas não deixe de levá-lo!

      Espero que ele melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  33. Bom dia… A minha cadela, é uma mistura de rotweleir e pastor alemão, a três dias que nao come e só bebe água, sempre que bebe a água ou o soro, vomita e o vomito vem todo avermelhado como se fosse sangue… A 1 semana em casa fizeram a desinfestação e ela chegou a comer 2 ratos mortos pelo veneno… Ja levei-a ao veterinário mas os sintomas continuam… O que eu posso fazer caseiramente para salvar a minhA cadela?!! De realçar que ela tem 4 meses de vida….

    1. Oi Rosário!

      O melhor é seguir o que o veterinário já indicou para você. Se não está surtindo efeito desejado ou demorando demais para se notar esse efeito o melhor é fazer o retorno, levando sua cachorrinha para o veterinário vê-la novamente e acompanhar seu estado.

      Normalmente vômito avermelhado refere-se ao sangue e nesses casos o que indico é exatamente levar para o veterinário examinar e indicar o melhor tratamento.

      Espero que ela melhore logo e que em uma próxima vez não ocorra mais a ingestão de algo não comestível, que pode causar intoxicação, alergia, etc.

      Abraço,

      christiane Donato

  34. Ola, minha poodle amada ja tem 13 anos, é cardiopata, e em junho começou a apresentar Insuficiencia Renal. Ja fiz fluidoterapia, mas sem exito..Agora o Nefro medicou diureticos e mudou o Fortecor para Nicort (coração), mas ela vive apatica, sem disposição para andar, ontem vomitou e hoje acordou e nada comeu..Vomitou após refeição dada diretamente na boca por mim..Estou começando achar que ela virou fonte de renda aos pet´s e clinicas veterinárias..e o quadro só regride…Ja gastei mais de 3 mil em um unico mes e nao sei mais o que fazer..As taxas de toxina no sangue ainda estao acima do normal. O que fazer para melhorar…Peço socorro desesperadamente!!!!!!Obrigada

    1. Olá Viviane!

      Sou bióloga e cuidadora de cachorros e gatos. É por ter muito carinho e respeito pelos animais, a começar pelos que cuido que resolvi colocar posts de como tratar melhor nossos bichinhos.

      Imagino o quão frustante é para você fazer de tudo para dar uma boa condição de vida para sua poodle que já está idosa. Que bom que você é uma cuidadora dedicada e com condições financeiras para poder dar todo suporte para ela, principalmente agora que foram diagnosticadas essas doenças.

      Existe sim clínicas e veterinários que visam apenas ou principalmente o lucro, mas sabemos que nem todos são assim!

      Cardiopatias já tendem a deixar os cachorros mais apáticos e sem poderem fazer muitas atividades físicas, como caminhadas longas. Quando se medica esses sintoma tende a diminuir e o animal tende a ficar mais alerta.

      “Os rins são bastante sensíveis às alterações de pressão do sangue, de modo que tanto a pressão muito alta quanto a muito baixa podem causar lesões significativas aos rins no médio prazo. Infelizmente também, muitos dos medicamentos utilizados para o tratamento da insuficiência cardíaca afetam os rins de forma negativa, piorando ainda mais o problema” (http://www.meucaovelhinho.com.br/saude.php).

      Com insuficiência renal o animal tende a ficar mais apático, perder apetite, emagrecer, produzir bastante urina, vomitar. Quando crônica, a insuficiência renal pode levar à morte, pois o rim que é o filtro do organismo deixa passar nutrientes importantes (vitaminas e sais minerais) e as toxinas tendem a se acumular no organismo gerando mal estar.

      Juntamente com os medicamentos para a cardiopatia e os diuréticos (para aumentar a produção de urina e diminuir a pressão arterial) existem outros tratamentos, como o que você fez (fluidoterapia), a hemodiálise e mesmo o transplante.

      Não sei qual cardiopatia e mesmo se a insuficiência renal é aguda ou crônica. É complicado indicar para você o que fazer a mais para ela melhorar… você está seguindo o tratamento indicado pelo veterinário e ela está sendo acompanhada por exames e tratamentos. Abaixo segue um texto que encontrei em outro site indicando formas de auxiliar o tratamento veterinário e de indicar que rumo tomar nesse estágio de vida dela:

      “A insuficiência renal crônica pode ser tratada, mas não tem cura. Boa parte do tratamento é paliativa, e não visa a cura do paciente, mas à manutenção do organismo animal no estado mais próximo possível do equilíbrio (homeostasia) e ao seu conforto. Alguns medicamentos possuem efeito protetor sobre os rins, e podem ser utilizados a fim de retardar a progressão das lesões. Vitaminas e suplementos alimentares podem ser utilizados a fim de compensar a anorexia e a perda de nutrientes através da urina. Protetores gástricos, como já mencionamos, também podem ser úteis para que o trato gastrintestinal continue funcionando, para reduzir o desconforto, e ajudar na manutenção do apetite. Mas ATENÇÃO: não utilize estes medicamentos sem prescrição veterinária. O uso de qualquer medicamento em pacientes nefropatas deve ser sempre feito com muita cautela, pois eles podem ter dificuldade para eliminar resíduos potencialmente tóxicos, além da possibilidade de interação entre os medicamentos que estão sendo utilizados. Mesmo os suplementos devem ser utilizados apenas com a prescrição do seu veterinário, já que o excesso de proteínas, por exemplo, é altamente prejudicial para nefropatas.
      A dieta especial para nefropatas é uma das principais armas contra a uremia. Uma das suas principais características é a diminuição das proteínas, que podem causar danos aos rins que já estão lesados. Observe, por outro lado, que não há qualquer evidência de que proteínas sejam prejudiciais aos rins de animais saudáveis, não sendo necessário e nem recomendável fazer este tipo de restrição como forma de prevenção. Infelizmente, entretanto, por conta da grande resistência que muitos cães têm à alimentação com restrição de proteínas, boa parte dos pacientes acaba não aderindo a esta importante parte do tratamento. É lógico que há circunstâncias em que “comer errado” é muito melhor do que não comer nada, pois todo animal precisa de energia para sobreviver; mas, sempre que possível, deve-se procurar alimentar os nefropatas com a dieta específica.
      Há casos em que a fluidoterapia frequente pode ser indicada, como forma de auxiliar o organismo na eliminação de toxinas, mas não foi o caso da sua cachorrinha.
      HEMODIÁLISE, TRANSPLANTE, ETC.
      A hemodiálise já está disponível para cães e gatos; entretanto, são poucas as clínicas equipadas para o procedimento, o custo é bastante elevado, e ela é pouco recomendável como forma de tratamento de manutenção para a insuficiência renal crônica. A sua principal indicação é para a reversão de quadros agudos (inclusive em pacientes que têm insuficiência renal crônica, quando ocorre agudização), sendo mais eficiente do que a simples fluidoterapia.
      Um dos motivos pelos quais não se utiliza hemodiálise na manutenção de cães com nefropatias crônicas é que eles urinam (inclusive, em grandes quantidades), diferentemente do que acontece com humanos que fazem hemodiálise, cujos rins geralmente já perderam a capacidade de formar urina. Quando os rins de um cão finalmente param, o quadro deve ser rapidamente revertido (caso em que a hemodiálise poderá ser útil), ou o animal irá a óbito. Além disso, é um procedimento que causa bastante desconforto e sofrimento ao animal, sem qualquer perspectiva de uma eventual cura (diferente também do que acontece com humanos, que fazem hemodiálise enquanto aguardam um transplante de rins). Entendemos, desta forma, que a hemodiálise utilizada regularmente em pacientes crônicos apenas prolongará o sofrimento do cão.
      O transplante de rins também já existe, mas é algo ainda mais caro e difícil de se encontrar em clínicas no Brasil. De toda forma, ainda não se tem, com cães e gatos, os mesmos índices de sucesso que se tem com seres humanos. Nos EUA, a maioria dos cães submetidos a este procedimento morre no primeiro ano após a cirurgia (que custa entre US$15.000,00 e US$20.000,00), que tem alto risco de rejeições e infecções. Por outro lado, existem alguns casos relatados de animais que chegaram a sobreviver mais de 5 anos. O transplante de rins em cães é algo ainda bastante incipiente, e diversos estudos ainda são necessários para que possa se tornar algo mais rotineiro, seguro, e com melhores resultados.
      Questões éticas, em especial no que se refere ao cão doador, também se aplicam. Humanos podem manifestar a sua vontade de doar ou não um dos seus rins, enquanto os cães, por motivos óbvios, não têm como fazê-lo. Apesar de ser possível a doação de um rim sem maiores complicações, o doador precisa tomar cuidados especiais durante o resto da vida, já que, com apenas um rim, terá menos capacidade de compensar eventuais lesões. O animal doador pode, portanto, ter sua expectativa de vida reduzida. Nos EUA, os tutores de cães que recebem rins transplantados são obrigados a adotar o doador, como forma de evitar que animais de rua tenham seus rins “roubados” e sejam então devolvidos às ruas ou eutanasiados.

      QUAL É O PROGNÓSTICO?
      O prognóstico da insuficiência renal será sempre reservado a ruim, a depender da capacidade de cada animal de responder às adversidades ocasionadas pela sua doença. Enquanto há cães conseguem viver bem por anos após o diagnóstico e eventualmente morrem por outros motivos, outros acabam tendo uma sobrevida de poucos meses.
      Como frisamos em vários artigos do site, quando estamos tratando de doenças crônicas em animais idosos, o principal foco deverá ser a qualidade de vida. Logicamente, a intenção será sempre manter o animal pelo maior tempo possível, porém devemos cuidar em especial do seu conforto e bem estar”(http://www.meucaovelhinho.com.br/saude.php).

      Desejo uma vida saudável e feliz para vocês!
      Abraço,
      Christiane Donato

      1. Obrigada por sua palavras Christiane..Minha cadelinha foi internada ontem, pois não come ha 5 dias e estava vomitando demais….A medica ja me pediu para que eu me prepare para o pior…Seja o que Deus quiser…Ja fiz tudo que podia, gastei o que nao tinha e nada de melhora….Está com ulcera no estomago e as toxinas elevaram muito..Que dor..sofrimento para mim e pior para ela…Obrigada querida…Li sua materia toda…Que pena que o transplante ainda não está disponivel..Seria ua esperança.. Abraço enorme para você e continue com o seu trabalho auxiliando os donos dos bichinhos..É terapia pra nós e um luz no fim do túnel para quem está sem saber o que fazer…

  35. Boa tarde Christian e, tenho uma York de 3 anos, e há dois dias atrás eu fui pegar umas uvas e cai uma no chão, ela foi correndo e comeu a uva inteira. No dia seguinte ela acordou vomitando, oras uma espuma branca oras amarela da, dp evacuou com o se fosse diarréia e não queria comer nada. Só vou a se alimentar a noite e tb n vomitou mais e as fezes j n estavam tão amolecidas. No dia seguinte td normal, se alimentou normal e não teve vômitos. Qdo foi hj ela vomitou novamente e tinha umas pintinhas de sangue vivo. O que pode ser?? Ela está brincando normalmente, mas li que uva dependendo da quantidade pd ser tóxico para cães. Mt obrigada desde já.

    1. Oi Thais!

      Uva, principalmente uva passa, é altamente tóxica para cães e pode em 48h levar a um quadro de insuficiência renal. Em todo caso como seu cachorro tem porte pequeno uma uva pode ser o suficiente para causar mal estar e vômitos. Se saiu respingos vermelhos pode ser sangue sim e indicar gastrite ou ulceração no trato gastrointestinal.

      Em todo caso, como vomitou com sangue, o melhor é que leve sua cachorrinha para o veterinário examinar e ver se foi a uva ou se ela já apresentava algum quadro de distúrbio gastrointestinal que levou aos vômitos e diarreia. Enquanto isso ministre água com açúcar (5g de açúcar par 250 ml de água) para repor sais, já que ela perdeu bastante líquido.

      Espero que ela melhore logo!

      Abraço,
      Christiane Donato

  36. ola , eu tenho uma cachorra com 13 anos , ela acordou vomitando hoje e eu não sei se eh por causa da sua idade .
    outra duvida eh que ela ta aparecendo com dois coroços na barriga . se puder me ajudar .

    1. Olá Douglas!

      Só a idade não é causa para vômitos. O fato de ser idosa é que pode facilitar a ocorrência de algumas doenças que levem ao vômito.

      Ela pode ter comido algo não comestível (papel, tecido, plástico…), ou algo tóxico (uva, chocolate, plantas venenosas…), pode estar ansiosa com alguma mudança (mudança de casa, horário de passeio, tipo de alimentação…) ou apresentar gastrite, alergia ou úlcera no trato gastrointestinal.

      São inúmeros os motivos que causam vômito, como você pode ver.

      Os caroços podem ser de diversos tipos também: hérnia umbilical, nódulos nas mamas, tumores benignos e malignos… Você não indicou onde exatamente eles estariam localizados na barriga e isso influencia o diagnóstico da causa.

      Pela idade e pela presença desses vômitos e caroços, que tal levá-la para o veterinário? Hospitais universitários tendem a ter preços mais acessíveis e bons profissionais! Ou você pode conversar com um veterinário e tentar dividir os custos da consulta e tratamento em parcelas.

      Espero que não seja nada grave e que fique bem logo!

      Abraço,
      Christiane Donato

  37. Obrigado pela dica… A minha cadela ja está melhor… Era só questão de tempo até o medicamento que o veterinário deu começar a fazer efeito

  38. Christiane, minha Tutuca foi internada no sabado dia 31 de agosto..Niveis de creatinina e ureia absurdos…Um deles está acima de 400..Não me recordo qual agora..Fui visitá-la e voltei ao prantos…Ela não come ha 6 dias, está com coco mole e mesmo com o soro 24 horas na veia, não reage…Quando chego para ve-la, fica tremendo dos pés a cabeça e com carinha de triste…Não queria optar pela eutanásia…Você acredita mesmo na hemodialise. Vou gastar mais se for mesmo algo milagroso…Vou tira-la do hospital veterinario..Cansei de ve-la na gaiolinha e triste…Nao consigo parar de chorar…nem durmo mais…Dois dias afastada e já estou enfrentando uma tristeza imensa..Sei que a vida continua mas está dificil digerir meus dias sem a minha filhotinha canina….Alguem ja fez hemodialise em algum cãozinho que possa me ajudar..Obrigada mais uma vez Chris…Ja me sinto íntima…Viviane

    1. Oi Viviane!

      Que situação difícil!

      Abaixo segue link para 3 sites diferentes que apoiam a hemodiálise (o 1º) e que não concordam com esse tratamento e animais idosos que apresentam problemas crônicos e estão em um estágio da insuficiência renal em que não haverá reversão da situação dos rins, eles simplesmente não funcionarão mais (2º e 3º sites). Todos os sites abaixo são comentados por veterinários.
      1º: http://www.webanimal.com.br/cao/hemodialise.htm
      2º: http://synararillo.com.br/?p=1208
      3º: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081015163351AALkyLo

      Mas deixa eu te contar minha experiência pessoal com meu cachorrinho “Soluço”.

      Em 1996 Soluço nasceu na minha casa, pois sua mãe era nossa cachorrinha também. Ele era pastor alemão, o maior que já vi! Adulto chegou a pesar 64kg, era super amigo, brincalhão e adorava passear todos os dias. Eu cresci com ele, era meu irmão mais novo e um dos grandes motivos para eu me enveredar pela Biologia (adolescente não teria maturidade de fazer veterinária e ser tanquila com todos os tipos de donos e casos , que por ventura tivesse que trabalhar, como maus tratos…).

      Em 2008, ele tinha 12 anos de idade e, de uma hora para outra, apresentou caroços pelo corpo. O diagnóstico foi câncer. Como os caroços estavam espalhados já era metástase e cirurgias de retirada não adiantavam mais. Tivemos que mudar sua alimentação e ministrar remédios em momentos de dor.

      Talvez por causa desses remédios fortes ele acabou ficando com insuficiência renal crônica. Meu cachorro brincalhão, que vivia passeando pela casa, que comia bem já não era mais o mesmo. Começou a ficar muito tempo deitado, as pernas e os testículos incharam e com fraquesa nas pernas dificuldade de se levantar. As vezes urinava e defecava onde estava e quando íamos retirá-lo do lugar rosnava, se tremia. Levá-lo ao veterinário começou a ficar difícil, já que colocá-lo no carro era muito trabalhoso e ele não queria aceitar ajuda para subir.

      Foi assim que tivemos de trocar de veterinário e esse ia à nossa casa para a consulta. Lembro-me dele após 3 visitas falando: “Sei que vocês o amam muito, mas ele está sofrendo demais! Até que ponto é melhor ficar com ele sofrendo ou fazer ele para de sofrer?” Putz… eu adoeci… passei 2 semanas mal, na época não sabia de hemodiálise e transplante para cães e nunca ninguém lá de casa havia pensado em fazer eutanásia. Foi um debate muito difícil e pesado em reuniões só para falar de como iríamos ajudar e prover bem estar para Soluço. Ele era irmão e filho….Como doía vê-lo daquele jeito…dói rememorar tudo isso…

      Foi assim que em dezembro de 2008 decidimos pela eutanásia. Pedimos ao veterinário que viesse apenas dia 27, pois pelo menos ele passaria mais um natal conosco. Foi muito difícil! Meus irmãos humanos que moravam em outras cidades se despediram dele nesse período e coube a minha mãe e eu estarmos em casa para a aplicação da eutanásia. O veterinário deu primeiro uma injeção de relaxante muscular, depois um remédio para dormir. Ele deitou a cabeça no meu colo e ficou olhando para mim chorando. O veterinário pediu que falasse tranquila com ele para que ele fosse em paz. Então me despedi dele em meus braços, abraçando, agradecendo e dizendo o quanto o amava… Ele adormeceu e o médico fez a última etapa do procedimento com uma injeção do remédio que faria ele parar de respirar e de bater o coração. Foi tranquilo, ele não se debateu ou teve qualquer reação… simplesmente descansou…Mais uma vez adoeci, foi péssima a passagem de ano, e o ano de 2009 foi um dos mais difíceis para mim. Demorei a me recuperar e esta é a primeira vez que consigo falar no assunto, pois antes pedia apenas para amigos e parentes pararem de falar ou eu me retirava…

      Não gosto de falar sobre isso, pois fico mal de novo… mas estou falando para você entender que realente não é fácil certas escolhas. E se fosse um filho ou irmão humano, faríamos eutanásia? Até que ponto é melhor permanecer com ele (mas sofrendo) ou não ter ele (que não sofre mais)? Não tem resposta pronta para ninguém, cada caso, situação, contexto muda as visões éticas, mas uma premissa permanece: respeito e manutenção do bem estar!

      É isso…

      Sinta! Veja o que você sente ser o melhor para ela. Sinta e reflita, deixe as emoções tomarem seu corpo e ao mesmo tempo raciocine qual a melhor saída para essa situação. A decisão é sua, já que é a cuidadora da Tutuca. Não se sinta culpada pela condição dela, você está fazendo o que está a seu alcance, o seu melhor e o que acha melhor para ela. Tenha calma, respire fundo e continue tratando ela com todo carinho.

      Fiquem bem,
      Abraço,
      Christiane Donato

      1. Chris, eu autorizri eutanasia ontem, dia 04 de setebro de 2013. JAMAIS esquecerei desta data e principalmente que ela morreu olhando pra mim..A lingua dela estava necrosada e nao havia mais maneiras de segurar…corpo doente para um ser tao alegre e querido..Deixei partir…Pedi para todos os anjos acolherem minha filha neste momento e acabou….Chorei demais com o Soluço..Sei bem o que passou e acho que vou ficar muito ruim por muito tempo..É horrivel perder um bichinho que na verdade, era mais que isto. Sei que não é hora de apontar falhas mas o nefro que cuidou dela é um mercenario e sem experiencias!!! No inicio poderia ter feito a diálise mas não, deu sorinho a um cão com prognostico de obito futuro. Que Deus possa perdoa-lo por suas atitudes…Eu prefiro esquecer que um dia, deixei meu bebe em um hospital veterinario VET QUALITY em SP com nefro tão fraco..Seu blog serve para informação, por isto mencionei o nome do local….Dormi e acordei na madrugada e estou pessima…Casa vazia, lembranças e só dor me restou..Obrigada por tudo Chris..Seu blog é terapia e conforto a todos nós..TE AMO TUTUCA..FIQUE COM DEUS MINHA ETERNA PRINCESA!!!!

  39. Oi Cristina, será que vc poderia me ajudar… tenho uma cadela vira lata de 8 anos, já tem uns 4 dias que ela não quer comer nada, só bebe água e a barriga está inchada como se ela tivesse acabado de comer, também não está fazendo cocô. Já dei antibiótico e remédio pra febre mas nada adiantou, hoje dei um pouco de leite e agua de coco e estou esperando ver se faz alguma diferença… não tenho como leva-la ao vet, to muito preocupada.Você tem ideia do que pode ser ?

    1. Olá Rani!

      A barriga dilatada é sintoma e várias causas podem levar a esse sintoma. Uma cachorra grávida ficaria com a barriga assim, por exemplo. Pode ser verminose, pode ser torção gástrica, ascite…

      Infelizmente não há uma causa única e por isso complica te ajudar de longe.

      Abaixo informações sobre a torção gástrica e a ascite indicando principais sintomas dessas doenças:

      “A síndrome dilatação - torção gástrica é uma patologia muito severa que pode levar o cão ao óbito em questão de horas. Atinge preferencialmente cães de grande porte, sendo extremamente rara em raças pequenas. Geralmente ocorre quando o cão ingere grandes quantidades de alimento ou alimentos fermentáveis e o esvaziamento do estômago é insuficiente, causando a dilatação gástrica que com a movimentação faz com que o estômago torça-se em seu eixo longitudinal, interrompendo a circulação sanguínea e não permitindo a saída do conteúdo pelo vômito ou fezes.

      O estômago dilatado comprime o abdomem provocando dificuldade respiratória e deficiente oxigenação sanguínea.

      Animais agitados ou que fazem exercícios logo após a alimentação estão mais propensos a este problema.

      Suspeite da patologia se o seu cão apresentar estes sintomas:

      – inquietação

      – mal estar

      – tentativas de vomitar sem expelir nenhum conteúdo

      – salivação

      – dificuldade respiratória

      – abdômem distendido

      – mucosas pálidas ou azuladas

      O diagnóstico definitivo será feito pelo veterinário através de radiografia e exame clínico.” (http://vetforpets.blogspot.com.br/2012/07/meu-cao-esta-com-barriga-inchada.html)

      Ascite refere-se ao acúmulo de líquido contido na cavidade abdominal, sendo ampla esta definição, pois engloba o acúmulo de bile, pus, urina, sangue, além de outros tipos de líquidos. A distensão abdominal pode ser passageira ou persistente e ainda pode não incomodar o animal como pode também ser bastante dolorosa. O peritônio é um tecido que protege a cavidade abdominal ao isolar as áreas de inflamação, e permite a absorção e/ou a eliminação de líquidos. Comumente a cavidade peritoneal contém pouco líquido, sendo considerada anormal a presença de líquido livre na cavidade abdominal.
      A ascite, ou seja, o acumulo de liquido na cavidade abdominal, é sempre sinal de que existe alguma doença previa. O acumulo em si nunca é a causa inicial de alguma doença. Conseqüentemente, a abordagem correta do paciente com líquido ascítico consiste em determinar a natureza do problema primário como à falta de proteína no organismo, estados de retenção de sódio e água, coagulopatias, problemas no fígado, problemas cardíacos, traumatismos, neoplasias e drenagem linfática obstrutiva ou traumática entre outras, sendo que a produção do líquido abdominal é conseqüência de má circulação nos vasos e, portanto, da hipertensão venosa. O diagnóstico e tratamento devem ser direcionados à causa primária tendo em mente que o sinal clínico de liquido no abdômen é sempre um sinal muito grave e precisa de tratamento de urgência.

      Os sintomas no CÃO incluem:
      – tosse alta (parece engasgo) * Vídeo 1*
      – cansaço
      – falta de ar * Vídeo 2*
      -emagrecimento
      -barriga-d’água (ascite)- * Fotos*
      – inchaço das patas traseiras
      -desmaios
      “ (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2011/10/ascite-quando-uma-barriga-dilatada-pode.html)

      * Veja se onde você mora tem hospital universitário, nesse tipo de estabelecimento os custos são mais baixos e continuam sendo bem atendidos. Veja se não há veterinários que aceitam o pagamento da consulta e exames por prestação. Muitos aceitam!

      Como você viu, pode ser algo simples como uma verminose ou mais grave, podendo levar à morte sua cachorrinha. E como não sei o que é não posso te indicar nenhum tipo de tratamento.

      Espero que não seja nada grave e que de alguma forma você possa levá-la ao veterinário!

      Que ela melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  40. Oi Cristiane, hoje consegui leva-la ao veterinário… tudo indica que seja Piometra mas ainda estamos esperando o resultado dos exames, dei alguns remédios que a vet passou e estou esperando que ela melhore um pouco… muito obrigada pela atenção. Beijos ;)

  41. bom dia…meu nome e Thaniane ..
    estou muito preocupada e espero que mi ajude.. ….o mais novinho esta vomitando sem parar..e não sei oq fazer nada para no estomago dele…
    A suzi esta com uns 7 anos ou pra mais ela as vezes do nada começa a espirrar sangue pelo nariz e isso me deixa muito preocupada pq eu fico feito doida tentando ajudar..com muita espera e que o nariz dela vai parando de sanguar…
    A pitica tem uns cinco anos ela esta com uma coceira estranha…já pedi remédio ao veterinário mais assim q toma passa uns dias ela começa a coçar de novo…ele mi disse que isso e alergia a pulga, ela não tem pulga mais os pelinhos chegam a cair tadinha…mi ajude…

    1. Ola Thaniane!

      De uma forma geral, o melhor que você tem a fazer é levar seus 3 cachorros ao veterinário para uma consulta e ele passar exames, caso seja necessário para o diagnóstico correto. Você pode ir para hospitais universitários, onde os preços são mais baixos, ou tentar parcelar consultas e exames em alguma clínica que exista na sua cidade.

      Vômito, sangramento no nariz e coceira são sintomas e não doenças, assim, podem indicar várias cuasas diferentes, por isso a importância de exames e consulta veterinária.

      O vômito pode ser por alergia, por ter comido algo não comestível (papel, plástico, tecido,…), por comer algo tóxico (plantas venenosas, veneno para matar rato ou barata,…), por problemas gastrointestinais (gastrite, úlcera,…), ou seja, uma infinidade de causas. O que você acha que causou? Saber a causa é o principal passo para um tratamento adequado.

      O sangramento do nariz pode ser por ela estar espirrando repetidamente e isso pode levar ao rompimento de alguns vasos, o que seria normal. Mas pode ser sintoma de rinite (Inflamação da mucosa nasal), sinusite (Inflamação dos seios paranasais associados) ou rinossinusite (Termo combinado porque raramente ocorre uma sem a outra) ou até mesmo Leishmaniose canina (doença dos cães provocada por um parasita – protozoário “leishmania” – que é transmitido pela picada de mosquitos, o Flebótomo ou mosquito-palha). A Leishimaniose pode apresentar outros sintomas, mas nem sempre ocorre os demais quando há sangramento nasal (Perda de peso, Falta de apetite, Apatia, Debilidade, Feridas de pele que não cicatrizam, Feridas nos bordos das orelhas, Lesões oculares, Falta de pelo à volta dos olhos). Você pode notar que o sangramento do nariz vai de algo simples à uma doença grave.

      A coceira estranha pode ser causada por motivos diferentes também: estresse, ansiedade (causada por mudança de horário de alimentação ou passeio, por exemplo), alergia (alimentos, produtos de limpeza,…), pulga, carrapato, piolho, ácaros. Se a coceira tem momentos específicos, como antes do horário do passeio pode ser ansiedade, se for por alguma grande mudança na rotina (mudança do imóvel, parou de dormir dentro de caso, etc) é só você tentar organizar uma outra rotina para ela e tratar com mais carinho ainda nesse período de readaptação. Se suspeitar que a causa é devido à alergia ou parasitas na pele, mesmo que não veja (como os ácaros) é interessante que o veterinário antes de passar um remédio, shampoo ou sabonete específico faça o exame de raspagem na pele para verificar o agente causador. Normalmente esse exame é feito com o cachorro próximo ao dia de tomar banho, ainda sujo, para ter maior probabilidade de detectar o agente causador. E cada agente causador tem um remédio específico, por isso o exame é importante.

      Espero que seus três bichinhos fiquem bem logo!
      Saúde a todos!
      Abraço,
      Christiane Donato

  42. olá Christiane tenho um pequenezinho que agora está com 7 meses acabei de mudar para um novo apartamento ele está estranhando muito viajo sempre 1 vez por semana ele fica só, na ultima viagem que fiz ao chegar na porta do meu apartamento senti um cheiro muito forte como se fosse de remover kingue ou creolina não sei te dizer o que as faxineiras do prédio usou sei que quando abri a porta percebi que algo estava acontecendo com ele por mais que tivesse ficado feliz pela minha chegada percebi que estava triste e parecia cansado salivava muito não sabia o que fazer, logo pela manhã continuou salivando do mesmo jeito estava evitando comer, com muito custo fiz ele comer um pouquinho bebia agua o tempo todo agora está normal mais eu gostaria de saber da sua opinião já liguei para a veterinária que cuida dele mais gostaria da sua opinião acompanho sempre o seus comentários por favor me oriente o que pode ter sido?

    1. Olá Viviane!

      Pelo que você relatou, talvez o que tenha deixado ele apático e salivando tenha sido uma intoxicação. As intoxicações não são só por componentes sólidos ou líquidos, agentes gasosos também podem causar intoxicação. A depender da gravidade ele pode melhorar sozinho aos poucos (baixa), com remédios antitóxicos melhorar (médio) ou apenas com tratamentos mais potentes, junto aos antitóxicos ele poderia melhorar (alta).

      Quando se dedetiza a casa, passa-se produtos de limpeza muito fortes, usa-se remédios contra carrapatos ou pulgas é importante ministrar para os cachorros remédio antitóxico.

      Abraço,
      Christiane Donato

  43. Olá, tenho um boxear de 05 anos. Desde ontem de manha ele esta com ânsia de vomito, mas so sai uma espuma branca.acho que anteontem ele comeu 2 pedaços de papelão, rsrsrs. Consegui falarmos a veterinária que nao esta no RIO que pediu que desse DIGESAN. Ele já tomou 2 doses e nao melhorou, o que faço. Obrigada.

    1. Olá Leda!

      Você já está tratando ela. Às vezes demora e é necessário ter um pouco de paciência. Se o quadro dela piorar ou demorar demais sem efeito, aí sim é necessário um outro diagnóstico e mudança de tratamento, mas espere mais um pouco 2 doses pode ser pouco para surtir efeito.

      Espero que ela melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  44. Olá! Primeiramente parabéns pelo trabalho de auxiliar os donos de cães pela Internet! Tenho uma pequines de 7 meses, des de ontem ela não ta comendo ração! Ontem vomitou uma espuma amarela antes de vomitar tudo o que tinha comido! Hj ela vomitou amarelo denovo e com sangue! Estou muito preocupada! O que pode ser? Obrigada

    1. Olá Bruna!

      Obrigada pelo carinho!

      Os cachorros quando estão sentindo algum desconforto ou dor no trato gastrointestinal tendem a parar de se alimentar. Fazem isso para não piorar a situação e estão certos! Normalmente quando o vômito tem coloração amarela significa que está vomitando a bílis. Se tudo que saiu após isso estava em pedaços inteiros, sem estar totalmente triturado e misturado aí ele teve uma regurgitação, e não vômito.

      Mas se hoje já vomitou sangue, nesse caso o melhor a fazer é leva-la logo ao veterinário, pois sangue no vômito e nas fezes é um sintoma grave.

      Ela pode ter adquirido alergia à ração, pode ter engulido algo perfuro-cortante, pode ter comido algo não comestível (tecido, plástico, …), ter ficado intoxicada (com plantas venenosas ou algum remédio ou veneno contra carrapato, barata, etc.), nervosismo e ansiedade podem causar gastrite também em cães e ainda há varias doenças de graus diferentes que podem ter o vômito como sintoma.

      Assim, mais uma vez, como ela é novinha e já vomitou sangue o melhor é levá-la ao médico para que ele dê o diagnostico correto da causa e assim passe o melhor tratamento para ela melhorar logo.

      Espero que fiquem bem!

      Abraço,

      Christiane Donato

  45. Olá. Meu cachorro, um bacet de cerca de 12 anos estava defecando sangue e vomitando até a água que bebia. Levei ao veterinário, mas sou de uma cidade pequena e duvido da capacidade dele…ele administrou remédios para o sangramento e para o vomito e o deixou internado tomando soro na veia. Quando o busquei ele estava bem melhor e até animado, mas assim que chegou em casa ele tomou água e vomitou tudo novamente, mas pelo menos o sangramento parou. O que eu faço? Tenho medo da falta de nutrientes causar a morte dele mas sei que ele nao deve beber ou comer nada. O vomito é incolor, apenas água e o suco gástrico pelo que me parece.

    1. Olá Lucas!

      Talvez seja necessário apenas um pouco de paciência até que os resultados do tratamento persistam. Como ele vomitou quer dizer que o que estava causando incômodo no trato gastrointestinal ainda persiste de alguma forma, mesmo que mais branda (uma vez que parou de defecar sangue).

      Enquanto ministra os remédios que o veterinário passou fique atento a como ele está, se permanece animado ou se fica apático e caso ele piore de novo ou dentro do prazo de retorno volte a falar com o veterinário para ele dar outros encaminhamentos, se necessário.

      Não é porque a cidade é pequena que o profissional veterinário será melhor ou pior qualificado, isso é muito relativo. Bons e maus profissionais existem em todos os lugares. Converse com ele, pergunte se algo parecer estranho, tire suas dúvidas e deixe claro para o profissional que você está atento à qualidade do serviço prestado, sem ser arrogante ou ignorante, claro.

      Espero que seu cachorrinho melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  46. Oi, tenho uma shihtzu de 1 ano e 2 meses. A 3 dias ela vomitando uma espuma branca (as vezes o liquido é meio amarelado e a espuma branca) e NAO ESTA FAZENDO COCO. Ela dorme na area d servico e todos os dias d manha tinha o cocozinho dela, agora so tem os vomitos e por dois dias uma mancha marrom no chao tb.. primeiro achei q fosse sangue seco (pois ela esta menstruada), mas no segundo dia reparei bem e me parece mais “diarreia”. Ela esta comendo razao e bebendo agua normalmente. Me ajuda, oq ppde ser?? To mais preocupada com o fato dela nao fazer coco.

    1. Olá Fabríssia!

      Como tem no texto do post: “Vômito de cor amarela pode significar que o cão ingeriu grama demais ou tudo de menos, ou seja, ficou horas demais sem comer. Se tiver espuma branca, pode ser resultado de o canino ter comido lixo ou comida estragada, e não terá muita importância se ocorrer só uma vez. Espuma branca com muco pode denotar a chamada “tosse dos canis”, doença respiratória semelhante à rinite humana“.

      Sua cachorrinha pode não estar defecando até mesmo por parte da alimentação estar saindo pelo vômito.

      Para ter um diagnóstico melhor sugiro que, caso ele permaneça vomitando, leve-a a um veterinário. Vários dias de vômitos seguido não é normal e o melhor é ter certeza da causa para ter um melhor tratamento.

      Espero que ela esteja melhor ou melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  47. Olá Bom dia…Minha Cachorra Rottweiler no domingo começou a sair sangue da boca dela, minha disse que acordou e tinha uma poça de sangue, ela não estava comendo nem bebendo agua..agora liguei para ela e ela disse que hoje de manha comeu um pouco de ração e bebeu agua, mais minha mãe disse que a barriga dela esta muito inchada o que pode ser?Obrigada

    1. Olá Jéssica!

      Sangramento é sintoma e pode indicar várias situações diferentes, desde doenças graves como parvovirose ou algo mais simples como ferimento na boca (ex: dente quebrado, laceração) e pode indicar também sangramento interno, o que pode causar inchaço na barriga.

      Se conseguir abrir a boca de sua cachorra e não ver nenhum ferimento de onde possa vir o sangue indico que a leve o mais rápido possível para um veterinário!

      * Veja se onde você mora tem hospital universitário, nesse tipo de estabelecimento os custos são mais baixos e continuam sendo bem atendidos. Veja se não há veterinários que aceitam o pagamento da consulta e exames por prestação. Muitos aceitam!

      Somente com o diagnóstico correto ela será tratada adequadamente e isso só é possível presencialmente.

      Espero que não seja nada grave e que ela melhore logo!

      Abraço,
      Christiane Donato

    1. Oi Fernanda!
      Como forma de autodefesa os cachorros tendem a não se alimentar quando estão com problemas gastrointestinais.
      Ele já parou de vomitar? Já voltou a comer?
      Se ele ainda permanece nesse estado é melhor levá-lo ao veterinário, já que passam de 4 dias…
      Espero que melhore logo.
      Abraço,
      Christiane Donato

  48. Olá,vejo-te muito atenciosa nas respostas e resolvi pedir sua ajuda também. Tenho uma cachorrinha de 2 meses e meio. Por alguns motivos tive que trocar a ração dela 4x desde quando a peguei na ONG de adoção para animais. No começo dei uma da royal, ela estava bem. Logo depois tive que trocar por uma da exellence, e ela se deu bem tbm,mas de vez enquando vomitava uma pasta amarelada,mas logo ficava bem. Dai,tive que trocar novamente por uma da Premium que é feita de carne,frango e legumes. Bom, ela está vomitando a ração inteira, como se ela não houvesse mastigado a ração. Fiquei preocupada pois ela vomitou bastante e não quis nem beber agua depois. Estou muito preocupada,pois isso já aconteceu umas 4 vezes em duas semanas. Sem contar que o coco dela estava meio mole, e agora está bastante mole. Obrigada desde já.

    1. Olá Sterphanie!

      Vamos por parte, já que os motivos são variados para esses vômitos (comida já digerida, como uma pasta amarelada) e regurgitação (comida não digerida, por isso inteira).

      Você alimenta ela quantas vezes por dia? Cachorros filhotes devem ser alimentados em maior quantidade de vezes por dia, de 3 a 4 vezes, em pequenas porções. Ao se alimentar com uma grande quantidade de comida de uma vez só pode fazer com que o organismo rejeite, e assim ocorra a regurgitação, e a comida que ela engoliu sai inteira, já que o estômago estava sobrecarregado e não conseguia começar a digerir.

      Você está dando para ela ração específica de filhote? Enquanto o cachorro não estiver no tamanho de um adulto (ou pelo menos até 6 meses de vida, no caso de raças de porte pequeno) esse é o tipo de ração adequado a ser dada. Se a ração que você der tiver o tamanho dos grãos muito grandes pode atrapalhar a digestão, aí você pode bater a ração seca no liquidificador só para quebrar em pedações menores (não precisa deixar virar farelo).

      Você só dá ração seca ou oferece outros alimentos complementares, ou mistura a ração seca com a úmida (a que vem em lata)? As mudanças de ração não são tão bruscas quanto mudar para carne e legumes ou comida “caseira”. A ração mais indicada é a seca, mas se sua cachorrinha não consegue comer apenas ela e você mistura com a ração úmida deve ter cuidado com o armazenamento na geladeira, retirando da lata de metal e colocando em potes plásticos ou de vidro a ração úmida para impedir contaminação com bactérias e fungos. Mas os cachorros podem ter intolerância ou alergias alimentares, mesmo quando mudamos para alimentos que imaginamos ser melhor para eles.

      As rações do tipo Premium tendem a ter maior concentração de proteína animal do que rações de outro tipo, por isso mesmo são consideradas de melhor qualidade, independente da marca que apresente essa denominação. Sua cachorrinha pode estar apenas se adaptando a maior ingestão de proteína. E uma ração Premium dispensa a necessidade de suplementação de outros alimentos, já que os nutrientes são mais balanceados.

      Não precisa trocar a ração por imaginar que sua cachorrinha vai enjoar, você pode até mudar de sabor, mas a não ser que o motivo seja financeiro ou ausência do produto nos locais de venda normalmente não precisa mudar de ração. Você pode observar se a ração é boa para a saúde dela se ela continua brincando, mantendo uma vitalidade natural. Mas, a pessoa mais indicada para dizer qual a melhor ração ou tipo de alimentação a ser oferecido para sua cachorrinha é um veterinário que possa acompanhar de perto a saúde dela e avaliar os parâmetros para estabelecer uma alimentação satisfatória para ela.

      Bem, as principais informações que poderia lhe dizer sem conhecer especificamente o caso da sua cachorrinha são essas. Caso permaneça a regurgitação, indico que você procure um veterinário para ele verificar outras causas que levem a esse problema de digestão.

      Espero que ela melhore logo!

      Ótima saúde e vida para vocês!

      Abraço,
      Christiane Donato

  49. ola eu gostaria de saber o meu cachorro e um puttle ele tem um ano e ele como e algum tempo depois ele vomita tudo e é varias vezes e é bem fedorento é é escuro

    1. Olá Ronete!

      Vomitar repetidas vezes não é normal!

      A cor pode indicar o que ele tem comido ou, caso seja mais puxado para tons de marrom ou vinho, significar presença de sangue. O sangue pode vir de alguma lesão no trato gastrointestinal.

      Como tem ocorrido repetidas vezes o melhor a fazer é levá-lo ao veterinário para que ele diagnostique a causa real e passe o melhor tratamento. Somente com o diagnóstico correto ela será tratada adequadamente e isso só é possível presencialmente.

      * Veja se onde você mora tem hospital universitário, nesse tipo de estabelecimento os custos são mais baixos e continuam sendo bem atendidos. Veja se não há veterinários que aceitam o pagamento da consulta e exames por prestação. Muitos aceitam!

      Abraço,
      Christiane Donato

  50. ola ganhei um lhasa apso e ele esta com1 mês e 10 dias, estou com ele há 5 dias, só que hoje fui trabalhar ele estava brincando dai deixei comida (ração) e água e a tarde quando voltei ele estava triste, só que eu também estou dando leite Nan 1 para ele dai ele mamou a noite e depois vomitou 4 vezes e esta muito triste estou muito preocupada, o que faço já e noite e não tenho como levá-lo ao veterinário.. me ajude por favor…

    1. Olá Paula!
      Somente agora vi sua mensagem… como seu cachorrinho está?
      O melhor a fazer é consultar o veterinário para que ele verifique se a saúde dele está bem e indique os melhores cuidados para essa fase de vida.
      Abaixo segue link de um site com indicação de como ser a alimentação de cachorros por idade (meses), talvez lhe ajude, indicando uma forma correta de como proceder.

      http://www.saudeanimal.com.br/cuidar_de_filhotes.htm

      Os vômitos podem ter motivos variados: barriga cheia demais, verminose, etc. O melhor diagnóstico é o do veterinário que vai vê-lo presencialmente e indicar os melhores cuidados.
      Espero que ele já esteja melhor…
      Abraço,
      Christiane Donato

      1. Olá doutora o meu cachorro ja esta melhor, foi pq ele tinha acabdo de se alimentar com a ração e quando cheguei dei mamadeira Nan para ele, mas depoius do vomioto ele melhorou e esta bem obigada pela ajuda…

  51. Oi, tenho uma cachorrinha da raça pincher e a uma semana atrás ela acordou se conçando, levei ela ao vet. e foi aplicado uma injeção de alergia, até então tudo bem, parou. Mas a noite ela começou a vomitar e defecar sangue, levamos ela para outro vet. foi feito um exame de sangue e um raio X, no raio X deu que existia alguns ossos no estomado dela… Ela ja tava tomando plasil e ranitidina, o vet. pediu para que parasse de da plasil e continuasse com ranitidina, porém, eu não queria que ela voltasse a vomitar :( . O veterinario pediu que esparasse ela defecar, só que ja faz uma semana que ela ta assim, ela continua tomando ranitidina de 12 em 12h, ta tomando aguá que só e ta tendo calafrios, fiquei na dúvida já que ela ta tomando ranitidina ela vai conseguir defecar? (detalhe, ela ta comendo, aos pouco mas tá).MInha preocupação é como ela vai colocar esse ossos pra fora.

    1. Olá Viviane!
      Os calafrios podem ser por fraqueza (já que ainda não está se alimentando normalmente), febre e outros motivos. Mesmo com ranitidina ela pode defecar sim, até porque a ranitidina tem outras funções no organismo (auxiliar na prevenção ou tratamento de úlceras e hemorragia). Agora como ela vai por o osso para fora, realmente não tenho como lhe informar. Depende do tamanho do osso, de como se alojou. É necessário o veterinário verificar e lhe informar de maneira correta.
      Ela ainda vomita ou defeca sangue? Caso sim, retorno ao veterinário para que ele veja se o osso continua perfurando e o que é necessário fazer para essa situação acabar. Caso não aguarde um pouco mais, sem comer direito a produção de fezes pode diminuir, é necessário ter um pouco de calma, mas mesmo assim procure o veterinário, ok?
      Espero que ela melhore logo!

      Abraço,
      Christiane Donato

      1. Ela tava tomando plasil justamente pra parar de vomitar, já que até o momento a gente não sabia o que de fato tinha acontecido, ontem saiu o resultado e deu que ela tava com uns ossinhos, o veterinario disse que era pequeno que esperasse. Desde ontem não estamos dando mas o plasil só ranitidina. Então até o momento ela não está vomitando mais. a ultima vez que ela vomitou foi sabado e era uma gosma amarelada(acredito que seja pelo fato de não está comendo). Ela até o momento ta comendo aos poucos e está tomando muita, muita aguá, será que é pelo fato de está tomando ranitidina? faz uma semana que ela está assim… :( vou aguardar até quinta que é quando eu suspendo o ranitidina. (yn) que ela fique boa logo…

      2. O tomar muita água pode ser relacionado à ranitidina e é melhor que tome mesmo, já que essa medicação é filtrada pelo rim e pode sobrecarregá-lo! E uma das reações adversas e secura na boca o que pode ocasionar a sede.
        Que bom que ela não está mais vomitando!
        Aguarde, mas atenta a qualquer novo sintoma ou mesmo ao retorno de algum (como vômito). Sendo pequenos os pedaços, tomara que não sejam muito pontiagudos e saiam sem dificuldade pelas fezes.
        Que ela fique bem logo!
        Abraço,
        Christiane Donato

  52. Olá, tenho uma Rottweiler de 2 anos e meio ( Stella), há uns 20 dias ela começou a vomitar (não foi trocado de ração, ela come a mesma marca de ração há um ano), levei em vários veterinários. Uma veterinária examinou bem ela e receitou a ranitidina por 10 dias, nesse período ela não vomitou mais, estávamos dando arroz com frango e começamos a introduzir novamente de forma gradativa a ração. O remédio acabou e 3 dias depois ela começou a vomitar novamente, retiramos a ração e voltamos com o arroz e frango e ela não vomitou mais por 2 dias, apesar do vomito, ela tem apetite e continua como se estivesse normal, brinca, corre, pula, as fezes estão normais também. Há alguns dias nas fezes encontramos um pedaço de tijolo, isso pode ter machucado ela por dentro? será que devo continuar dando a ranitidina? Os veterinários da minha cidade tem medo de examinar rottweiler e por isso tive que levar ela em outra cidade consultar. Por favor, aguardo seu retorno. Obrigada. Lisane.

    1. Oi Lisiane!
      É uma pena saber que os veterinários da sua cidade tem receio de atender rottweillers… será que já houve problemas anteriores? Você leva uma focinheira para usar, caso seja necessário?
      O melhor é só utilizar medicamentos com indicação do médico para não ter efeitos colaterais desagradáveis. A ranitidina é para auxiliar na prevenção ou tratamento de úlceras e hemorragia. Pelo que você falou está seguindo todas as indicações de alimentação e medicamentosa, realmente fica difícil indicar outra possibilidade de tratamento para você.
      Tente ir novamente para o veterinário como ela voltou e já faz 3 dias que vomita o mais interessante é tentar diagnosticar a causa real desse mal estar. Se foi algo que feriu (como o tijolo) é necessário saber se já saiu do organismo ou não e ver como retirar (talvez apenas esperar sair nas fezes), pois pode estar ainda provocando os danos… Espero que consiga um veterinário na sua própria cidade, mas caso não tente levá-la para o anterior e dizer tudo que aconteceu após a consulta (melhoria, retorno de sintomas…).
      Espero que ela fique bem logo!
      Abraço,
      Christiane Donato

  53. Olá, tenho dois cachorros sem raça definida de 9 anos e o outro de 3 anos o mais velho começou ontem a vomitar primeiro só a ração, depois começou uma gosma amarela e agora pela manhã começou a vomitar sangue com essa gosma amarelada, ele está muito triste e chora e está babando muito e com diarréia com pintas de sangue, estamos desesperados por que aqui em minha cidade não tem veterinário 24 horas e também não tem horário pra atender agora já tentamos dar antitóxico mas ele se recusa a tomar ele é um cachorro de porte grande e já pensamos de tudo, envenenamento não pode ser porque eles ficam no quintal dos fundos e o muro é muito alto e com telhado e não tem como jogar nada pra dentro do quintal, achamos que possa ser a ração por que o mais novo começou a babar agora também e eles comem a mesma ração, e ele (o mais velho) também ama lamber xixi dele e do outro já tentamos de tudo mas ele não para com essa mania. Por favor nos ajude estamos desesperados. Obrigada!

    1. Olá Luana!

      Sangue no vômito sempre é muito preocupante! Ele ainda está vomitando? Pode ser por úlcera no trato gastrointestinal ou perfuração ocasionada por algo que ele engoliu. O mais indicado é levar seu cachorro para o veterinário para ele ver qual a causa desse sangramento e o melhor tratamento.

      Tente pegar um telefone pessoal ou algum móvel do veterinário que lhe atender, para em outra situação de emergência tentar contato o mais rápido possível!

      O mais novo pode estar babando até por estresse emocional de ver o companheiro mal, mas pode ser algo que eles comeram, talvez não a ração, mas algo que estivesse disponível em seu quintal, esmo não sendo comestível.

      Quanto ao fato de lamber xixi é um comportamento de reconhecimento. Como você possui 2 machos e os cachorros são territorialistas, há um líder e um subserviente. A partir do cheiro e gosto da urina eles reconhecem o estado de saúde e emocional do outro ( o cheiro muda com as “emoções”) e veem quem é o dominante na área. Se lambesse a urina de fêmea seria para verificar se está em estado de reprodução.

      Espero que eles estejam melhor e que você já tenha conseguido entrar em contato com o veterinário.

      Abraço,

      Christiane Donato

      1. Olá Christiane!
        Conseguimos entrar em contato com o veterinário dele ele os examinou e recomendou então que déssemos Antitóxico e deixá-lo sem comer por algumas horas e se não melhorasse então seria preciso outros exames mais completos, mas graças a Deus ele melhorou depois do antitóxico não vomitou mais (só uma vez depois do remédio mas não tinha mais sangue), nem teve mais diarréia e já esta brincando e comendo normalmente e o outro (o mais novo) também parou de babar (e sobre ele estar sofrendo pelo outro é verdade porque ele ficava deitado na frente do mais velho chorando chamando ele pra brincar), hoje é o ultimo dia pra administrar o antitóxico só por precaução. Agora estamos felizes novamente pela saúde e alegria dos nossos cachorros.

        Muito obrigada e Boas Festas!

  54. ola preciso muito de ajuda meu pit bull esta vomitando uma gosma branca ele so bebe agua e vomita e nao come nada gostaria de saber se tem algum remedio caseiro pra dar pra ele pois nao tenho dinheiro para pagar veterinario por favor espero que me ajudem obrigada

    1. Oi Raquel!

      O melhor é sempre saber a causa real para indicar o melhor tratamento.

      Como forma de autodefesa os cachorros tendem a não se alimentar quando estão com problemas gastrointestinais.
      Ele já parou de vomitar? Já voltou a comer?

      Quanto ao remédio caseiro, caso seja apenas uma má digestão ou leve intoxicação você pode ver opções abaixo:

      Na sua casa tem plantas? Algumas delas são venenosas e podem causar a morte , ou, se sua toxidade for mais baixa, pode causar apenas irritação no trato gastrointestinal.

      Pode ser ainda intoxicação respiratória leve por veneno (contra pulga, carrapato,…) colocado no animal, na sua casa ou em alguma casa/apto vizinho e que acabou gerando todo esse mal estar.

      Para essas duas causas acima administro para meus cachorros remédio de fígado, seja humano (como um fitoterápico à base de alcachofra – Chophytol) ou próprio para animais, e ainda chá de boldo (uso seringa sem agulha para facilitar a administração oral).

      Se ele continuar vomitando tente fazer um esforço para levá-lo ao veterinário. Os hospitais universitários possuem preço mais acessível e muitas clínicas aceitam pagamentos parcelados, qualquer coisa você liga antes para saber qual atenderia assim, ok?

      Espero que ele melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  55. Boa noite Christiane Donato, em primeiro lugar parabéns pela disposição para ajudar a todos que procuram a sua orientação.

    A minha cachorrinha uma ilhasa com 3 anos, começou na quinta-feira a vomitar, antes disso já tem alguns dias o xixi estava amarelada e com o odor muito forte.

    No sábado levei na veterinária, a mesma falou que ele está gravidez psicológica, e fez exame de sangue e ultrassom abdominal.

    na hora de pegar o exame, como a médica estava em uma cirurgia, um outro médico olhou o exame de sangue e perguntou se ela teve pulga, eu disse que sim mas estamos tratando, no entanto ele falou que ela estava com doença de pulga, eu perguntei o resultado da ultrassom, como ele não tinha o a ultrassom, pediu para aguardar a médica. Resumindo quando a médica chegou olhou o mesmo resultado e falou que ela estava com a doença do carrapato, fiquei muito confuso porque cada um deu um diagnóstico diferente.

    A minha cachorrinha continua se alimentando (ração recomendada pela veterinária), está espertinha mas continua vomitando pelo menos uma vez por dia, o cocô está com a cor preta e com cheiro horrível de carne podre.

    Se você poder me passar o seu e-mail, eu te encaminho o exame de sangue para você avaliar, pelo que li nas mensagens anteriores você entende muito desta área.

    Muito obrigado pela atenção e aguardo retorno.
    Atenciosamente.
    Narciso.

    narcisoc@gmail.com

    1. Olá Narciso, já te enviei um email!

      A veterinária indicou possibilidade antes de observar os exames e por isso ela pode se enganar. Muitas doenças possuem sintomas semelhantes e pode atrapalhar ao confundir o diagnóstico.

      Abaixo segue lista de links com indicações de doenças causadas por carrapatos, pulgas e mesmo sobre como detectar a gravidez psicológica:

      http://tudosobrecachorros.com.br/2011/03/doenca-do-carrapato-erlichiose.html

      http://tudosobrecachorros.com.br/2012/05/babesiose-canina-doenca-do-carrapato.html

      http://www.saudeanimal.com.br/febre_maculosa_merial.htm

      http://www.revistapulodogato.com.br/materias/ler-materia/78/hemobartonelose-doenca-sanguinea

      http://tudosobrecachorros.com.br/2011/04/gravidez-psicologica.html

      Abraço,
      Christiane Donato

    2. Olá Narciso! Já mandei um email para você!

      Você conversou com a veterinária depois de ter o resultado da ultrassom? Ela receitou algum medicamento? Caso tenha sido antibiótico, pode ser de espectro amplo e atingir tanto bactérias transmitidas por pulgas ou carrapatos.

      Não sou veterinária, como há no meu site, sou bióloga e amo animais! Para auxiliar as pessoas que me procuram utilizo minha experiência como cuidadora, meus livros e informações de amigos veterinários. Posso olhar o exame para você, mas com certeza uma pessoa especialista na área tem melhor condição de diagnosticar a causa específica do mal estar da sua cachorrinha.

      Tente conversar com os veterinários da clínica que você já foi e explique que ficou confuso, você tem esse direito! Há possibilidade de pelo menos 1 retorno após pagar a consulta (pelo menos na maioria das clínicas do Brasil).

      Abaixo segue alguns links com indicações de sintomas, prevenção e tratamento para algumas doenças causadas por carrapatos, pulgas e mesmo gravidez psicológica:

      http://www.saudeanimal.com.br/febre_maculosa_merial.htm

      http://tudosobrecachorros.com.br/2011/03/doenca-do-carrapato-erlichiose.html

      http://tudosobrecachorros.com.br/2012/05/babesiose-canina-doenca-do-carrapato.html

      http://www.revistapulodogato.com.br/materias/ler-materia/78/hemobartonelose-doenca-sanguinea

      http://tudosobrecachorros.com.br/2011/04/gravidez-psicologica.html

      Espero que ela fique bem logo!

      Abraço,

  56. Dra. Tenho um Poodle de 13 anos, eles iniciou com um tose parecendo engasgado, em alguns momentos andava arcado e agora esta vomitando quando come, vomito do que comeu com liquido esverdeado, porem ele não aparenta que esta mau, brinca anda e corre normalmente e as fezes também estão normais. o que pode ser? o que posso fazer?

    1. Olá Hellen!

      As contrações dos músculos na hora da tosse podem colaborar para a ocorrência do vômito.

      O líquido esverdeado deve-se ou ao que ele comeu (algum tipo de planta) ou, após colocar tudo que preenchia o estômago para fora, é o líquido da vesícula biliar (amarelo ou verde) que é posto para fora a partir do vômito.

      Se ele não vomitar mais pode ter sido apenas um ligeiro mal estar após a tosse, caso continue tente descobrir a causa (no post e nos comentários você pode ver algumas causas possíveis) para então ver o melhor tratamento, assim, o mais indicado é levá-lo ao veterinário para que ele faça o melhor diagnóstico e indique o melhor tratamento, ok?

      Feliz ano novo! Que vocês fiquem bem!

      Abraço,
      Christiane Donato

  57. Olá! Gostaria de uma ajuda sua!
    Meu cachorro depois do Natal estava muito estranho, nao comia e nem tomava água, então no mesmo dia levei ao veterinário e ela disse que ele estava estressado causado pelos fogos! Então ela receitou uma remédio homeopático para ele se acalmar e tomar ranitidina durante três dias! Só que depois desses dias ele tem vomitado todos os dias e hoje vomitou e teve muita falta de ar!
    O que faço? Isso é causado pelo estress ou ele está com algum outro problema??
    Obrigada

    1. Olá Roberta!

      O estresse pode causar esses sintomas sim! Mas pode ser outro motivo agora que esteja causando os vômitos. Quando ele estava estranho também estava vomitando? Ele comeu algo de diferente nesses dias, mesmo que seja algo não comestível (papel, plástico, lixo, tecido, plantas venenosas…)? O estresse pode fazer com que ele coma coisas não comestíveis que agridam o trato gastrointestinal.

      Se ele continuar vomitando, já que é possível retornar ao veterinário pelo menos 1 vez após já pagar a consulta, aproveite e volte para dizer os novos sintomas¹ Caso não tente seguir o que tem neste post de passar um tempo sem servir alimentos e bebida e voltar aos poucos, primeiro com frango e arroz e só depois voltar à alimentação habitual.

      Espero que ele já esteja melhor ou que melhore logo!

      Feliz ano novo!
      Abraço,
      Christiane Donato

  58. Tenho um York Terrier de 1 ano e 1 mês, ele estava com o comportamento normal, fomos passear e quando voltamos ele vomitou umas 5 vezes, é tipo água com espuma, um catarro, sei lá, me ajude, estou preocupada. Ele fica forçando, chega contrai os músculos, o bichinho chegou a chorar…

    1. Olá Gabrielle!

      Muitas vezes o vômito é a tentativa de retirar o que está causando mal ao organismo e as contrações servem para reforçar essa retirada.

      Durante o passeio ou antes (ainda em sua casa) ele comeu algo diferente (mexeu no lixo, ou comeu algo não comestível – papel, tecido, plástico, planta venenosa…)?

      Como ele está hoje? Ainda vomitando? Se sim, o melhor é levá-lo ao veterinário.

      Espero que melhore logo!

      Abraço,
      Christiane Donato

  59. Olá tenho uma cachorrinha 7 meses que está menstruando pela primeira vez, só que ela não está comendo, está vomitando e com diarreia, levei ao veterinário, ela tomou soro com vitaminas, pois já fazia 4 dias que não comia direito, hoje pela manha ela vomitou tudo,já dei água de coco, soro e aguá… Parei para pensar e ela mastigou um pedaço de plastico, comeu um pouco de ração diferente, mexeu no lixo e ficou estressada com os fogos do final de ano….A menstruação deixou ela nervosa, pois meu filho ama ela de paixão e tentando brincar ela rosnou para ele…. A cor da menstruação e escura e avermelhada e la fica lambendo o rabo toda hora. Ela ainda não tomou o remédio de vermes este ano, não sei o que fazer não quero perdela , meu filho adora ela e penso nele também, não sei o que faze!!!!!!!!!!!!!!! O que faço?

    1. Olá Daniele!

      Cachorrinhas também podem apresentar tensão pré-menstrual (TPM) e por isso ficarem com falta de apetite, apatia ou irritação.

      Os vômitos e a diarreia podem ser causados por estresse (seja da menstruação ou fogos de artifício), por ela ter comido algo não comestível (papel, tecido, plástico, comidas contaminadas, plantas venenosas…).

      Muitas fêmeas lambem o sangue da menstruação (algo normal), mas isso pode ser também sinal de infecção ou causada por vermes. Caso tenha dúvidas o melhor é procurar um veterinário. A cor da menstruação está dentro do padrão.

      Tenha paciência com ela e tente manter os mesmo hábitos e ritmos para não aumentar o estresse dela.

      Reforçando, caso queira ter plena certeza do estado de saúde de sua cachorrinha, leve-a ao veterinário para uma consulta. E informe sobre todos esses sintomas. Talvez seja tudo decorrente do estresse da menstruação, mas pode ter outras causas e o veterinário presencialmente vai realizar o melhor diagnóstico e indicar o melhor tratamento, caso seja necessário.

      Espero que fiquem bem!

      Abraço,
      Christiane Donato

  60. tenho uma cachorrinha linguicinha de 1 ano..faz tres dias q ela não come nada, hj ela bebeu agua,mas toda vez q ela bebe agua ela vomita..e ela esta muito triste só quer dormir..oque posso fazer ..será q é grave esse sintoma, estou preocupada..me ajude por favor…obrigada.

    1. Olá Silvana!

      O fato de não comer pode ser uma estratégia para tentar melhorar algum mal funcionamento ou mal estar no trato gastrointestinal de sua cachorrinha. Como ela está sem comer há três dias o fato de ela estar apática pode ser por fraqueza, uma vez que não está adquirindo os nutrientes necessários, incluindo a água, já que sempre que bebe vomita.

      Indico que você a leve ao veterinário para saber a causa real desse mal estar e assim poder ter o diagnóstico correto e a indicação do tratamento adequado. Ela comeu algo de diferente ou não comestível nos últimos dias? Passou por alguma situação de estresse? Você dedetizou a casa ou passou remédio contra pulga e carrapato nela? Essas poderiam ser algumas das causas desse mal estar, mas é melhor ter certeza fazendo uma consulta com o veterinário, assim ele indica o que fazer em cada caso.

      Espero que fique bem logo…

      Abraço,
      Christiane

  61. Oi, Tenho um Shitzu de 2 anos, ele nunca havia comido comida, ai deixei ele com a minha irmã que deu comida pra ele durante 7 dias. Agora que voltou pra casa ele nao quer comer ração de jeito nenhum, não sei mais o que fazer, me passaram uma vitamina que abre o apetite mas nada dele comer. O que eu faço nao quero dar comida. =/

    1. Oi Ludimila!

      Quando isso ocorreu com meus cachorros a veterinária deles indicou que fizéssemos a transição aos poucos, ou seja, que misturássemos a ração na comida, diminuindo a quantidade de comida aos poucos até ficar apenas ração.

      Tenha paciência e pulso firme. Se ele ficar um dia sem comer, mesmo tendo à disposição a ração, tudo bem. Ele não vai morrer de fome. Mas a dica de passar complemento vitamínico pode ser útil até para essa situação, pois abre o apetite e disponibiliza mais nutrientes em um momento em que ele não está se alimentando bem.

      Abraço,
      Christiane Donato

    1. aqui continua sendo a sara eu esqueci de falar q eu tava dando soro pra ele e remediu pra vomito o veterinario esta caro eu nao posso levar ele oque eu faço ele não que comer ele nao bebe agua ele ta magrinho que tipo de remediu eu posso ta dando pra ele

      1. Olá Sara!

        Como ele está? Ainda está vomitando? Qual a cor do vômito? Ele tem se alimentado? Vomita mesmo sem comer ou só ao se alimentar?

        Sempre o melhor a fazer é levá-lo ao veterinário quando o tempo de incidência de vômitos é prolongado para ele fazer o melhor diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

        O tratamento depende da causa dos vômitos. Se foi por intoxicação (exemplo: comeu plantas venenosas, a casa foi dedetizada ou está usando remédio contra carrapato ou pulga) deve-se ministrar anti-tóxico, existem vários remédios diferentes, aí é só solicitar na loja em que comprará o remédio de uso animal. Chá de boldo e alcachofra também tem ação anti-tóxica. Esses você pode ministrar já frio através de seringa sem agulha, colocando diretamente na boca do seu cachorrinho.

        Enquanto está muito frequente o vômito retira-se comida e água para ele poder se recuperar (algumas horas). Retirar a comida habitual e passar a alimentá-lo apenas com frango cozido sem tempero e arroz branco nos primeiros dias e depois ir adicionando a alimentação habitual aos poucos, isso dentro do período de uma semana.

        Espero que melhore logo, mas se agravar (tiver presença de sangue vivo ou coloração amarronzada) o melhor é tentar ir ao veterinário. Onde você mora pode existir hospital universitário, em que a consulta é a preço de custo. E há clínicas em que o pagamento pode ser parcelado, você pode ligar antes para ver qual seria a melhor opção.

        Espero que der tudo certo e até que ele já esteja melhor!

        Abraço,

        Christiane Donato

  62. Ola… estou com um poodle de uns 70 dias de vida ele ja tomou a primeira vacina porem vai fazer 5 dias que ele esta com a parvovirose ele nao come nao bebe agua… hoje no quinto pro sexto dia ele parou de defecar fedido porem nao para de vomitar ja foi dado plasil infantil e um injetavel de bicho e simplismente nao faz efeito. Estou dando agua de coco praticamente o dia todo e ele segura no estomago no maximo por uma hora e vomita. As cores do vomito amarelada e ultimamante apenas akela baba gosmenta. Mais minha grande preocupacao e que ele hoje no quinto dia esta ficando desidratado poi no dia 1 2 3e 4 ee vomitou tudo que demos mais pelo menos ele estava hidratado. Estou conpletamente perdido pois moro em cidade pequena onde nao tem veterinario que preste fizemos todo tipo de tratamento e simolismente nao esta reaolvendo. Apesar da diarreia ter paradobele nao para de vomitar. Alguma ideia? Ficaria eternamente grato

    1. Olá Diego!

      Como ele está hoje? Já melhorou? Caso não o melhor sempre é buscar o auxílio de um veterinário próximo de onde você mora para ele yter melhores condições de diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento…

      Vômitos e diarreia são sintomas de doenças diversas! Como seu cachorro ainda é muito novinho, não tem todas as vacinas e a atenção deve ser redobrada. às vezes, para um melhor tratamento o medicamento, incluindo soro deve ser injetável.

      A falta de apetite e de vontade de beber água pode ter relação com a vacina e só água de coco não é o suficiente (pela duração dos vômitos). As cores do vômito podem indicar a barriga vazia (o amarelo pode ser o suco biliar). Realmente ele pode estar desidratado e isso pode agravar a situação dele, já que é novinho. Existem soros específicos para cachorros, mas há os que são para humanos (como o Pedialite 45 mais zinco) e podem ser ministrados para os cachorros diminuírem a desidratação.

      Espero que ele esteja melhor!

      Abraço,

      Christiane Donato

  63. Minha cachorrinha mais velha que tem cerca de 7 anos (não sei ao certo porque faz 5 anos que eu a adotei mas ela já era adulta) está vomitando de vez em quando, uma água com espuma branca, apareceu do nada, e ela ñ ingeriu nada diferente da sua alimentação normal, ela também está um pouco indisposta, (ñ posso leva-la ao vet hj pq aqui onde moro e de dificil acesso e hoje não há nenhuma clinica aberta) , o que pode ser? ela ja vomitou umas 5 vezes desde manha, estou muito preocupada…

    1. Oi Luana!

      Às vezes se não passa de um dia é apenas um mal estar, má digestão… mas o vômito é sintoma para inúmeras doenças e situações veterinárias, por isso que uma consulta com um veterinário pé tão importante, pois ele diagnostica e indica o melhor tratamento caso a caso.

      Você ou algum de seus vizinhos próximos fez dedetização em casa de sexta para cá? Ou você passou remédio anti-pulga ou carrapaticida nela? Ela não mexeu no lixo ou comeu alguma planta venenosa? Caso sim, pode ser intoxicação e nesses casos se ministra remédio antitóxico (para fígado) veterinário ou humano. Chá de boldo ministrado com seringa sem agulha direto na boca pode também auxiliar.

      Fique de olho e retire do alcance dela qualquer coisa não comestível que ela possa querer comer. E não force a alimentação hoje, ofereça, mas respeite se ela não comer. Se amanhã permanecer, aí reforço a indicação de leva-la ao veterinário, ok?

      Espero que não seja nada grave e fiquem bem!

      Abraço,
      Christiane Donato

      1. Ontem utilizamos produtos de limpeza na área onde ela costuma ficar, será que pode ter sido por esse motivo? ofereci um pouco de comida (frango com arroz) e ela comeu um pouco, só a carne.. Mas continua vomitando e ingerindo muita água, tentamos dar o chá mas ela não ingeriu, e quando tentamos dar com a seringa ela quis nos morder então axei melhor não insistir… Que tipo de antitóxico eu poderia dar a ela se esse for realmente o caso?

  64. Olá Christiane, tenha uma cachorrinha vira-lata de 2 anos de idade. Há dois dias que ela come passa umas horas e ela vomita a comida com uma gosma amarela. Estou preocupada pois não sei o que é e ela está desanimadinha. Não sei se é porque na sexta feira ela comeu 5 daqueles courinhos em formato de batata frita e talvez o amarelo seja o corante, ou se pode ser outra coisa. Me ajude por favor.

    1. Olá Viviane!

      Cachorros também podem ter alergia a corantes e poderia ser uma possibilidade do motivo dos vômitos. Ela vomita (comida já desintegrada) ou regurgita (pedaços de comida inteiros)? Ambos são sintomas para inúmeras doenças, estresse, mal estar gastrointestinal… Tente mudar por uma semana a alimentação dela. Ofereça apenas frango sem tempero cozido e arroz. Essa alimentação é mais leve e pode aliviar algum mal estar.

      Chá de boldo e alcachofra ministrados frios com seringa sem agulha direto na boca pode auxiliar na digestão. Água de coco e soro também podem auxiliar na desidratação, um dos principais motivos do desânimo ou moleza quando estão vomitando ou com diarreia.

      Se permanecer mais tempo ou agravar rapidamente (ter sinais de sangue, como vômito de cor marrom escura ou com sangue vivo) o mais indicado é levá-la ao veterinário para que ele faça o diagnóstico completo e identifique a causa real e assim indique o melhor tratamento.

      Espero que ela fique bem logo!

      Abraço,
      Christiane Donato

  65. Olá Christiane, primeiramente muito obrigada pela atenção, queria dizer que hoje ela já amanheceu melhor não está mais vomitando e já quer se alimentar, ontem ainda conseguimos fazer com que ela ingerisse um pouco de chá de boldo, hoje ela amanheceu mais disposta, suponho que deva ter sido mesmo uma intoxicação por conta dos produtos de limpeza, acho que não será mais necessário levá-la o veterinário, mesmo assim ficarei de olho se ela não apresenta mais nenhum sintoma.
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo lindo trabalho de ajuda que vc realiza!

    1. Olá Luana!

      Que bom que ela melhorou!!!
      Pode ter sido intoxicação mesmo. Sempre que for dedetizar a casa, usar produtos de limpeza mais fortes ou passar carrapaticida em cachorros é interessante já ministrar antecipadamente antitóxicos, como o Xantinon e Mercepton. Mas caso esteja vomitando por mais de um dia, levá-la ao veterinário é sempre a opção mais correta!

      Grata pelo carinho e elogios!

      Abraço,
      Christiane Donato

  66. Olá Christiane, eu tenho um gatinho vira-lata, castrado de 3 anos de idade, ele sempre se alimentou com ração e nunca teve nenhum problema, mas ultimamente ele começou com uma coceira itensa que chega a arrancar os pelos com os dentes, e seu pelo esta ficando cheio de falhas, ja o consultei 2 vezes com o veterinario na primeira vez ela passou um sabonete para usar uma vez por semana, ele melhorou mas assim q o tratamento acabou voltou tudo de novo… Eu o consultei novamente e ela falou que era um tipo de fungo, e então passou 2 frascos de um spray para aplicar 2 vezes por dia, utilizei e ele ficou bom, mas qd acabou o tratamento voltou de novo, então eu resolvi mudar a alimentaçao pois podia ser da ração, então passei a dar comida caseira a ele, cerca de um mes sem ração e ele melhorou, mas estava se alimentando pouco achei que por não gostar da comida caseira e ser acostumado com ração, então eu resolvi voltar a dar ração de outra marca. e ele então voltou a ter os mesmos sintomas, então novamente tive que retirar a ração, e voltei com a comida caseira, o veterinário receitou um remedio para vermes, eu dei e ele melhorou para se alimentar (comida caseira ja que a ração parecia estar fazendo mal) mas ainda continua se coçando muito, e seu pelo voltou a se encher de falhas, não sei mais o que fazer, preciso da sua ajuda… Desde já obrigada

    1. Oi Talita!

      Você olhou as substâncias existentes em cada uma das rações (antes e após a troca). Talvez seja de marca diferente, mas com mesmas substâncias e caso seja alergia não tem como haver diferença na pelagem de seu gato.

      Para saber se é fungo, bactéria, ou qualquer outro ser causador de alergia, infecção ou dermatite é necessário fazer exame de raspagem, na qual será raspado um pedacinho da pele onde está perdendo pelos e feito diagnóstico do agente causador. Após esse teste é identificado o causador e assim é possível passar o medicamento correto (seja de uso tópico – local-, seja por ingestão). Você fez esse teste para poder usar o medicamento correto em seu gato? Caso não, solicite ao seu veterinário.

      Estresse, ansiedade e outros problemas de ordem psicológica também podem fazer com que seu gato tenha o comportamento de retirada de pelos do corpo. Houve alguma mudança brusca de hábitos (vocês mudaram de casa? Mudou horário da alimentação ou como fornece ela? Houve alguma mudança, de qualquer espécie, nesse período?)?

      Quanto a alimentação, os tipos e formas de oferecer segue link que acho bem interessante sobre o assunto:

      http://www.agendapet.com.br/2013/02/esta-com-duvida-na-alimentacao-do-seu-gato-o-que-e-melhor-comida-caseira-racao-seca-ou-molhada-tire-suas-duvidas.html

      Abraço,
      Christiane Donato

      1. Olá Christiane, obrigada pela atenção, não houve nenhuma mudança, sempre moramos na mesma casa, o horario de alimentação sempre foram os mesmos.. em fim acho que nada que possa ser de ordem psicológica.. Pelo que pude perceber pode ter sido realmente da ração, mas pelo fato de ele tê-la consumido desde pequeno e nunca ter sido nescessario troca fiquei um pouco intriga dessa alergia somente ter aparecido agora… Porém vou verificar se não houve nenhuma mudança nos componentes da ração que ele consumia não havia prestado atenção a isso.. Quando ao exame não foi solicitado pela veterinária, ela receitou apenas pelos sintomas um remedio de uso tópico indicado para fungos, bacterias e sarnas em geral.. E um sabonete que embora tenha melhorado não resolveu..

      2. Oi Talita!

        A alergia pode surgir ou desaparecer com o tempo. Assim, é possível que seu gato tenha adquirido alergia à ração que ele come desde novo. Tente ver mesmo se você comprou uma nova ração com as mesmas substâncias ou não para ter mais eficiência na troca.

        Quanto ao medicamento tópico, ele, por ser geral, pode precisar de mais tempo de uso para manter a longo prazo o efeito ou não ser o adequado para a situação específica do seu gato. Alguns parasitas possuem “resistência” a determinadas substâncias químicas e, por isso, é necessário o uso de remédios mais específicos. É esse o motivo da importância do exame, pois só com ele se identifica o real agente da perda de pelos do seu gato. Caso seja possível, solicite ao seu veterinário e exame para ele diagnosticar com certeza o agente e passar o tratamento mais adequado, ok?

        Abraço,
        Christiane Donato

  67. Olá Christiane, Boa Tarde.
    Um dos meus cachorros mais novos, de 1 ano de idade, apareceu com manchas de sangue nas fezes,primeiro pela manha ele apareceu com umas substancias parecendo pedaços de plástico nas fezes, sendo que meu outro cachorro, o mais novo, de 10 meses vomitou ontem um bolo desse mesmo material, mas só foi o vomito e não sentiu mais nenhum outro sintoma, já o outro está defecando com manchas de sangue, e não são apenas algumas rajadas, são gotas de sangue mesmo, e agora a tarde ele nem conseguiu defecar direito pois se esforçava e só saia sangue, as vezes só o sangue em pequena quantidade e as vezes misturado a esse plástico, ele não apresentou nenhum outro sintoma fora este, continua bem disposto, brincando e se alimentando normalmente, eu estou com receio de que alguém tenha jogado algo dentro do muro e eles tenham ingerido, estou muito preocupada com ele, já tentei ligar para o veterinário, mas ele não se encontra na cidade, a atendente dele me disse que ele teve de viajar e provavelmente so estará de volta na segunda feira, e onde eu moro é uma área um pouco afastada e não há muitos veterinários, na cidade mesmo, que eu conheça, há apenas este, e não tenho como leva-lo a uma cidade vizinha, preciso muito de sua ajuda, pois mesmo tendo um pouco de conhecimento na área veterinária, pois já fiz alguns cursos, não sei como agir nesta situação… Desde já obrigada.!

    1. Oi Luzyane!

      O fato de ter sangue nas fezes indica que o melhor a fazer é encaminhar ao veterinário. Sangue indica que é grave e deve ter o quanto antes o diagnóstico correto. Assim que possível leve-o para um tratamento mais adequado , ok?

      Sangue pode indicar ulceração (feridas) no trato gastro-intestinal ou esforço na evacuação, que pode causar fissuras. O esforço pode ser apenas por constipação ou por ter algo pouco maleável em meio às fezes, o que pode causar as fissuras.

      Alguém pode ter colocado algo para eles comerem, mas eles podem ter encontrado algo não comestível disponível no terreno da sua casa. Tente verificar tudo que está ao alcance deles e que eles possam ingerir. O que identificar como possível para ser comido por eles retire do espaço (do alcance deles).

      A diferença de um apresentar no vômito e outro nas fezes foi o tempo necessário para o material causar mal estar neles. O vômito indica que ficou no trato gástrico, ou sejam, na parte alta do sistema digestório. A diarreia indica que o mal estar ocorreu quando o material já estava no intestino. Se a cor do sangue é vivo, quer dizer que o sangramento está mais próximo da saída das fezes, ou seja, no intestino.

      Talvez tudo o que causou algum dano (fissura ou ferida) no trato gastrointestinal já tenha saído e talvez logo ele volte a defecar normalmente, com ausência de sangue, uma vez que permanece bem disposto. Tomara que seja assim e não se agrave!

      Fique atenta às fezes deles e se vomitaram mais alguma vez. Veja a cor, se tem sangue, se tem pedaços de algo não comestível e tente deixar a área onde eles ficam o mais limpa (sem possíveis materiais não comestíveis que eles possam ingerir (papel, plástico, tecido, peças pequenas metálicas, plantas venenosas…) e os alimente com comida leve (arroz e frango) nos próximos dias para auxiliar na digestão.

      Espero que fiquem bem logo. Manda notícias!

      Abraço,
      Christiane Donato

  68. Olá, Christiane. Muito obrigada pelas dicas e pela atenção, vim apenas para informar, que ele ja melhorou, e que nenhum dos dois apresentou nenhum outro sintoma, e agradecer pela ajuda, hoje as fezes dele estavam normais e com ausência de sangue, e ele continua disposto e se alimentando bem, ainda bem que ficou tudo bem e não se agravou, deve realmente ter sido algo não comestivel que ele ingeriu, eu sempre tomo todo cuidado pra não deixar nada de não comestivel ao alcance deles, acho que pode ter sido algo que os vizinhos jogaram ou alguma coisa que foi parar por descuido no quintal..

  69. Olá Christiane, gostaria de pedir sua ajuda para resolver um problema com meus cachorros, mas não sei se seu trabalho é relacionado com essa area, sobre adestramento de cães, mais precisamente sobre brigas, pois 4 dos meus cães andam brigando muito ultimamente.

    1. Oi Talita!
      Adestramento e treinamento de cães não foi um assunto em que me aprofundei. São possibilidades de mudar o comportamento deles e de muitos outros seres, uma vez que é um exercício de repetição com recompensas para manutenção de comportamentos positivos (punição nunca é uma boa maneira de “educar”). Seria interessante você procurar na internet artigos ou outros blogs sobre comportamento animal e, claro, verificar se onde você mora há pessoas que realizam esse tipo de trabalho, caso ache interessante ter intervenções presenciais.

      Sugiro a leitura de um autor: Skinner. Ele foi um pesquisador que enquanto vivo publicou diversos artigos sobre o tema e explicitou possibilidades de como interferir no comportamento animal geral.

      Abraço,
      Christiane Donato

  70. Ola Christiane, o caso é que tenho 6 cachorros, eles são todos muito dóceis e obedientes comigo, mas são cães de guarda então não aceitam ninguém de fora, e não há como eu chamar um adestrador.. Já tentei de tudo, já li diversos livros de adestramento,ja tentei colocar sempre em primeiro lugar o lider para não descontrolar a ordem na matilha, ja os ensinei os comandos básicos de comportamento, sempre usando a lei da recompensa e quase nunca a punição, mas não tem jeito, sempre que me aproximo de um eles rosnam e ameaçam brigar, são duas femeas e dois machos que brigam entre si, sendo que eles só brigam quando eu me aproximo do outro, se eu me aproximo da femea 1, a 2 vem querer brigar com ela, se me aproximo da 2 é a 1 que parte pra briga, a mesma coisa acontece com os 2 machos… Quando eles estão sós convivem juntos no quintal e não brigam, mas se me aproximo pra pegar ou brincar com um o outro quer atenção e ai começa a briga, e como se eles tivessem ciúmes de mim..So posso me aproximar com segurança de um se outro estiver preso.. E sair no quintal se eles estiverem soltos nem pensar todos correm a meu encontro e a briga é feia, as duas cachorras estão passando maior parte do tempo separadas pq a ultima briga foi bem seria, quase não consigo separar, e saíram bem machucadas, e fico com muito medo que elas possam brigar de novo, não sei cm agir parece que nada que faço resolve..

    1. Oi Talita!
      Que situação complicada! Ciúmes pode levar a eles realmente se atacarem para afastar o outro e ser o único a ter sua atenção.
      Vi uma dica que talvez te auxilie, não sei, mas vale a pena tentar!
      Acesse:
      Espero que o convício entre eles melhore e logo!
      Abraço,
      Christiane Donato

  71. Olá Christiane, realmente a situação está bem complicada.. Não sei mais como agir com eles. Muito obrigada pela atenção, mas quanto a dica vc esqueceu de colocar o link para acesso….

  72. Obrigada, eu estava ontem pesquisando na internet e vi esse texto, tambem vi um video que falava mais ou menos isso, estou tentando aplicar isso no dia a dia deles mas esta um pouco complicado porque realmente eles não podem ficar perto um do outro quando estou presente que é briga na certa, mas hoje fiz o seguinte, não sei se é o melhor, mas acho que ja tentei de tudo… Amarrei os dois bem próximos, mas não dando para brigarem e fiquei fazendo com que eles obedecessem meus comandos, senta, deita, da a pata… ao mesmo tempo e qd faziam recebiam petisco, se ameaçavam brigar, spray d’água, bom, acho que eles melhoraram um pouco, pq estão lá proximos e quando me aproximo já não tentam se atacar, ainda jornam muito um com o outro, mas eu dou bronca e dai eles acalmam um pouco… espero que isso resolva… Muito obrigada pela atenção.

    1. Oi Talita!
      Vai mantendo esse treinamento, talvez com o tempo eles se acostumem tanto que fiquem mais calmos próximos um dos outros e, principalmente, em sua presença.
      Sucesso aí!
      Abraço,
      Christiane Donato

  73. Oii Minha cachorrinha Babaloo é vira lata e ela comeu carne estragada esta com vomito com espuma branca e com diaréia ta desanimada não sei o que pode ser e como faço para tratar? Obrigada

    1. Olá Eduarda!

      O desânimo pode ser por conta da desidratação. Dê soro caseiro para ela e se possível compre aqueles soros infantis (como Pedialite 45 + Zinco) ou outro específico para cachorros para repor eletrólitos, pois não é só água que se perde durante os vômitos e diarreia.

      Por enquanto, deixe-a sem água e comida à disposição. Coloque nos três horários de refeição arroz sem tempero e frango desfiado sem tempero para ela.
      Assim que os vômitos e a diarreia pararem pode voltar aos poucos a disponibilizar a alimentação que já é de costume para ela.

      Como ela pode estar também com intoxicação você pode dar a ela chá de boldo ou alfafa já frio com auxílio de uma seringa sem agulha. E pode ministrar também antitóxico, tem vários tanto para uso humano ou específico para cachorros e você pode comprar onde lhe convier.

      Ah! E deixe bem longe do alcance qualquer alimento estragado com os lixeiros tampados e se possível longe de onde ela fica.

      Se passar mais de 2 dias e não melhorar ou até agravar com presença de sangue no vômito ou nas fezes o melhor a fazer é levá-la ao veterinário para que ele a examine e veja se há outros complicadores na situação da gastroenterite dela, ok?

      Abraço,
      Christiane Donato

  74. bom dia estou desesperada não tenho como pagar uma veterinario , minha cachorra ta 02 dias vomitando meio esverdeado e não esta conseguindo ficar em pe so deitada que pode ser que dou pra ela por favor me ajudem

    1. Ela pode estar desidratada e por isso tão apática. Dê soro caseiro e veja se consegue comprar soro em um pet shop ou em farmácia humana, como o Pedialite 45 + zinco. Ministre água, água de coco, chá de boldo ou alcachofra (caso tenha sido intoxicação), com uma seringa (sem agulha) direto na boca. Ministre aos poucos, para não forçar e ela vomitar novamente.

      Por enquanto não deixe à disposição água e comida para ela. Dê frango e arroz cozidos e sem tempero nesta semana e assim que for melhorando você vai acrescentando, aos poucos, a alimentação de costume dela.

      De todo modo fique atenta à coloração e quantidade de vômitos. Pode ficar entrando em contato comigo, mas sempre o ideal é levar ao veterinário quando uma situação desse se prolonga por muito tempo ou se agrava com a presença de sangue.

      Espero que ela melhore logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  75. Parabéns pelo blog, tive uma dúvida sobre meu cachorro e acabei chegando no seu blog, gostei muito! Já está salvo nos favoritos.

  76. Ola, tenho uma dachshund de 8 anos e estou fazendo um tratamento na patinha dela que esta com uma infecção, ela esta tomando Lexin 300mg e Omeprazol para o estomago, mas uma semana depois q comecei o tratamento (que são de 14 dias) ela começou a vomitar muito, primeiro vomitou oq tinha comido e agora esta vomitando um liquido amarronzado, não notei sinais de sangue, e também esta com febre, bem quente e minha veterinária disse só pra eu suspender o medicamento e entrar em contato com ela amanha, mas to ansiosa esperando e queria saber uma segunda opinião.

    Ps: Passei carrapaticida no meu apartamento uma semana atras pq resgatei um cachorrinho da rua q estava cheio de carrapatos, mas consegui um lar pra ele no mesmo dia, o rapaz do pet disse que esse carrapaticida não era toxico, mesmo assim fiquei varias horas fora de casa com minha cachorrinha quando passei, isso teria algum relacionamento com o vomito?

    Obrigada.

    1. Olá Pricilla!

      A causa dos vômitos podem ser as 2 coisas: o antibiótico (Cefalexina presente no Lexin 300 mg) ou a dedetização que pode causar intoxicação.
      Tenho um cachorro que não se dá com uso de antibiótico via oral, mesmo com omeprazol, assim, sempre quando necessário peço medicamento para aplicar com injeção. Veja se esse não é o caso da sua cachorrinha.

      No caso da intoxicação é só dá antitóxico para ela, tem vários, é só explicar tudo isso à sua veterinária e solicitar a indicação de um medicamento, caso ela ache que seja interessante.

      Ah! E vômito amarronzado pode ser sinal de sangue também, não de cor viva e recém saído, mas já digerido. Vale a pena falar para a veterinária a cor do vômito também. Muitas vezes é só por ter forçado demais para vomitar ou por ter vomitado muitas vezes, mas pode ser uma ferida aberta no trato gastrointestinal e então deve ser tratada.

      Espero que ela melhore logo da para e dos vômitos.

      Abraço,

      christiane Donato

  77. Boa noite,

    Tenho um labrador que adora comer, sempre que coloco na hora certa ele devora, nos ultimos dias come e a seguir corre para beber água, como come muito depressa e bebe água, vomita. Nos dois ultimos dias, coloquei a ração em duas partes e aguentou mais tempo, ainda assim, quando apanho já bebeu a taça toda da água e volta a vomitar. Por vezes o vómito é só a água, mas outras vezes o vómito é a ração quase inteira numa papa e ele volta a comer aquilo de novo.
    Devo preocupar-me? Ele anda bem disposto, não tem nenhum problema aparente.
    Depois de ler todas estes comentario acima, percebi que devo suspender a raçao e trocar para outra e observar se será esse o problema.
    Será que me pode ajudar?

    1. Oi Isabel!

      Você pode trocar a ração e ver se ele está com alergia alimentar (pode ser adquirida a qualquer momento), mas inicialmente veja a quantidade de água ingerida. Não ofereça logo em seguida à alimentação a água. Deixe meia hora sem água à disposição. Ou permita que beba apenas um pouco. E repare se assim ele não regurgita (alimento acabou de ser ingerido, não foi digerido e foi posto para fora).

      Permaneça atenta se ele está bebendo sempre muita água, de acabar toda a presente no pote. Talvez seja sintoma de outra doença essa sede, como diabetes.

      E se você notar ele triste, “pelos cantos”, ou diminuição do apetite, vale a pena levá-lo a um veterinário para ele fazer um diagnóstico mais preciso e indicar uma melhor solução para seu cachorrinho. E caso os vômitos aumentem em quantidade ou haja presença de sangue, aconselho a mesma coisa: consulta veterinária o mais rápido que puder.

      Espero que ele fique bem logo!

      Abraço,

      Christiane Donato

  78. Olá, Christiane, já estive aqui algumas vezes e recebi dicas muito valiosas, que me ajudaram imenso! Agora volto a escrever para pedir ajuda com meus cães, estou muito preocupada e no momento não há como pagar consultas veterinárias… ontem á noite minha cachorrinha, de 3 anos de idade apareceu com um inchaço no pescoço, não muito grande, talvez de uns 6,7 cm mais ou menos, não era muito alto mas dava-se para notar ate de longe, na hora que vi estava bem avermelhado, acreditei que pudesse ter sido alguma picada de inseto, pois a tardinha quando a alimentei , peguei ela no colo e tenho certeza que ela não tinha nada no pescoço, então lavei com água oxigenada, e deixei, mais tarde fui ver e estava do mesmo jeito, porem ela não chorava nem reclamava, só reclamou um pouco quando fui lavar com água oxigenada, hoje o inchaço esta diminuído, ainda continua inchado mas menos q ontem, porem agora em vez da coloração vermelha está ficando amarelado,e úmido, como se tivesse soltando alguma secreção, além de que a temperatura no local está bem quente.. Ate agora a tarde eu estava achando que poderia ter sido alguma picada de inseto, mas agora a tarde aconteceu algo que me deixou bem preocupada, um dos meus outros cachorros apareceu com os mesmos sintomas, uma “bola” inchada e avermelhada mais ou menos do msm tamanho e do mesmo jeito também em baixo do pescoço.. e isso apareceu em questão de minutos, por que a cerca de meia hora antes não estava e depois apareceu, e ele estava coçando bastante o local na hora que começou a aparecer, porem agora parou de coçar, eu estou muito preocupada, não sei o o que pode ser. Pode ser alguma intoxicação? alguma picada de inseto? alguma micose? O que devo fazer?
    Espero sua resposta e desde já agradeço de imenso pela atenção.

    1. Oi Talita!

      Então… para ter certeza absoluta do que houve com eles, e muito provavelmente é a mesma causa, o mais indicado é a consulta com o veterinário… Veja se consegue…

      Um dos motivos para inchaços rápidos normalmente provém de alergias, e alguns insetos teme essa capacidade. Observe se há abelhas, maribondos, formigas, escorpiões ou aranhas no lugar onde ficam seus cachorros. A picada deles pode causar sim alergia, a qual pode desencadear um inchaço e vermelhidão. O fato de estar quente quer dizer que aquele local está inflamado e talvez a mudança de coloração seja resultado do combate do próprio organismo tentando se defender, o que gera pus.

      Meu cachorro já foi picado no focinho por uma abelha. Ficou tão inchado que até um dos olhos estava sem conseguir abrir e toda a cabeça estava bem quente. A veterinária na época passou um remédio de alergia e um anti-inflamatório para desinchar, dois dias depois ele já estava normal e eu suspendi os medicamentos apenas no terceiro dia, já que ela havia indicado o período de 3 dias para o tratamento.

      Fique atenta aos sintomas, se a “bola” não se rompe, pois pode gerar uma ferida. Permaneça limpando e observando a coloração e a temperatura. Sendo alergia, aos poucos vai passando, mas caso não seja pode ter agravamento e aí só com um diagnóstico preciso para ter um tratamento mais adequado, ok?

      Espero que melhorem logo e não seja nada grave!

      Abraço,

      Christiane Donato

  79. Obrigada pelas dicas, estou com receio e não ter sido picada por que aconteceu nos dois e no mesmo local, no pescoço… Estou limpando 3 vezes por dia e usando uma pomada que e anti-inflamatoria. Na cachorrinha que começou primeiro, já esta bem desinchada, e cada vez amarelando mais, acho que esta formando uma ferida, agora no cachorro continua uma “bola” inchada e vermelha, vms ver como ele esta amanha, realmente agora não estou com condições de leva-os ao veterinário, vou aguardar, ficar atenta e ver como eles reagem caso piorem vou tentar dar um jeito de levarem, mas se Deus quiser ficarão bem logo… Vc poderia receitar algum anti-inflamatório simples e leve que eu pudesse dar a eles sem contra indicações?
    Obrigada pela atenção.

  80. Obrigada mais uma vez pelas dicas, enviei uma outra resposta ao seu -mail. Ficarei de olho nos próximos dias e qualquer mudança de comportamento darei um jeito de leva-los ao vet, logo mando noticias de como eles estão.

  81. Passando só pra dar noticias e agradecer mais um vez pelas dicas. Eles já estão bem melhores graças a Deus, quase bons, a cachorrinha já esta quase totalmente boa, o outro que tem dado um pouco mais de trabalho para limpar o ferimento que se formou, e aplicar o remédio, ele sempre da trabalho quando o assunto é remédio para aplicar no corpo, mas com cuidados e paciência ele logo logo estará 100%!

    1. Que alegria Talita!!!
      Muito bom, e que o outro fique 100% o mais rápido possível!
      Parabéns pela dedicação e carinho! Com toda certeza isso auxiliou bastante na recuperação deles!
      Abraço,
      Christiane Donato

  82. Oi boa tarde tenho um pincher de 5 meses começou a vomitar uma espuma branca agora na parte da tarde, mas eu peguei mais cedo o menininho que eu cuido dando pipoca com sazon pra ele será que pode ser isso pq foi logo depois ele começou vomitar, deu um pouco de diarréia tb. Aguardo sua ajuda obrigada

    1. Olá Samira!

      Como está seu cãozinho, melhorou?

      Não é aconselhável qualquer tipo de condimento na alimentação canina, então o mal estar dele pode sim ter sido ocasionado por comer algo condimentado. Mas veja se não há outras motivações, como lixo, plantas que causem intoxicação, etc. Pois as causas de mal estar podem ser bem variadas.

      Espero que ele já esteja melhor…

      Abraço,
      Christiane Donato

  83. ola,minha cachorra tem 7 meses ela e da raça fox .Ela esta com diarreia e todo que ela come ate mesmo a água que ela bebe ela esta vomitando…
    Oque eu devo fazer??

    1. Olá Mariana!

      O principal é tentar saber a causa. Dependendo da causa existem várias possibilidades de ações a serem realizadas para melhorar o estado da sua cachorrinha.

      Ela comeu algo estranho (ração nova ou outra comida nova) ou não comestível (papel, lixo, tecido, algo estragado, planta tóxica, comida não comestível para cachorro – tipo uva, chocolate-…).

      Caso seja algo nesse sentido você deve tirar do alcance dela qualquer coisa que ela comeu e fez mal e começar a dar água e soro (pode comprar em pet shop ou farmácia humana,como o Pedialite 45 + zinco) para repor os eletrólitos (sais que seguram a água no corpo). Quando se perde muito líquido não adianta só beber água é necessário repor os sais para que essa água se “fixe” no organismo.

      Mas é importante saber também há quanto tempo ela está assim. Se já está no 2º dia sugiro que leve-a a um veterinário, pois existem outras causas para diarreias e vômitos, como úlceras, gastrites, verminoses…

      Modifique por enquanto a alimentação dela também. Ministre arroz e frango cozido e sem tempero e, aos poucos, vá unindo essa alimentação com a usual dela, até que volte completamente à alimentação anterior.

      Logo em seguida ao vômito não deixe água e comida à disposição, espere pelo menos 30 min. para que o organismo se recomponha e possa absorver alguma nova alimentação.

      Espero que ela melhore logo…

      Abraço,

      Christiane Donato

  84. Oi eu tenho uma cachorrinha qe fez 2 meses agr ela è uma chow chow e esta vomitando mas nn muitas vezes sò qe ela nao qer comer nada e esta triste no dia anterior eu dei 3 nhoqe de batata a ela e ela amanheceu sem qerer comer e vomitou o qe eu posso fazer?

    1. Oi Caroline!

      Muito provavelmente o nhoque de batata fez mal à ela e por isso os vômitos, o mal estar e a falta de apetite.

      Não force, por enquanto, ela comer nada. Apenas ministre oralmente com seringa (sem agulha) soro (pode comprar em pet shop ou farmácia humana,como o Pedialite 45 + zinco).

      O nhoque é um tipo de alimentação não apropriada para cachorros e seus efeitos são mais intensos em um filhote, como a sua.

      Tente alimentá-la com frango ou carne moída (sem tempero) e arroz, além de dar alguns legumes cozidos (chuchu, cenoura), de vez em quando misturado na carne ou frango. Caso escolha ração use inicialmente a adequada para filhotes, só depois de 1 ano de vida da sua cachorrinha é que você deve trocar para ração de adulto.

      Para mais dicas de alimentação de filhotes veja esses links:

      http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/alimentacao-filhotes-cachorro/

      http://www.pastorbelga.com.br/dicas_02.htm

      Espero que ela melhore logo. Caso não, indico que procure um veterinário.

      Abraço,
      Christiane Donato

      1. Oi eu dei um pouco de soro pra ela e ela vomitou logo que dei, ela vomitou amarelo meio verde estou muito preocupada è normal ela ficar assim por causa do nhoque que dei? Estou com medo aera que ela vai se recuperar..

      2. Oi Carol!

        Normal, normal, vômito nunca é, já que indica que algo está errado. Mas ocorrer vômito subsequente à ministração de soro ou água para um cachorro que já estava vomitando é comum. E nhoque não é alimento para cachorro e ela é muito nova para alimentação pesada desse tipo, talvez por isso a reação duradoura.

        Que quantidade você deu para ela? O interessante é dar aos pouquinhos e de tempos em tempos para verificar o quanto que o organismo já está reagindo positivamente. Agora fique um tempo sem deixar à disposição água ou comida para ela.

        O líquido amarelo-esverdeado é o suco biliar. Quer dizer que o estômago já está vazio e está vomitando secreções digestivas.

        Da próxima vez que tentar ministrar o soro caseiro ou comprado dê apenas 2 ml. Dê devagar e espero um tempo sem dar mais nada para ela, cerca de 30 min. Depois dê mais 2ml e repita o processo todo.

        Mantendo os vômitos, sugiro que leve ao veterinário, até para ter certeza se a causa é só o nhoque ou poderia ser algo a mais e mesmo para ministrar algum medicamento, coisa que não dá para eu indicar por aqui, ok?

        Abraço,
        Christiane Donato

  85. Olá Christiane, lembra de mim? eu estive aqui a algum tempo pra lhe pedir ajuda sobre uma provável picada de insetos que resultou em uma alergia em dois dos meus cães, que estão ótimos agora graças a Deus. Mas o que me traz hoje aqui é outro motivo, a cerca de uns 20 dias atrás uma das minhas cachorrinhas, a mais velha que tem 8 anos de idade, apareceu com um leve inchaço na orelha e um pequeno ferimento na ponta, achei que pudesse ter sido picada de algum inseto, então limpei o pequeno ferimento com água oxigenada e passei uma pomada anti-inflamatória que sempre utilizo neles. Passei uns três dias aplicando a pomada porém a orelha continuou inchando e ela começou a sacudir um pouco a cabeça acho que pelo incomodo, fiquei preocupada pois ela teve otite a algum tempo atrás e agora já estava curada, fiquei com receio que fosse alguma coisa relacionada a otite, então a consultei com a vet e ela diagnosticou que ela estava com um otohematoma, e me receitou meticorten, 2 comprimidos de 5 mg de 12 em 12 horas, e também indicou que eu passasse gelo no local 2 a 3 vzs por dia que isso iria ajudar a diminuir o inchaço, bom então eu fiz isso, comprei o medicamento e fiz o tratamento indicado por 5 dias, e no terceiro dia o inchaço já estava bem menor, no quinto dia estava quase normal, só continuava um pouco grossa a orelha mas quase sem nenhum inchaço, então como já tinha feito o tratamento que ela indicou e ela já estava praticamente boa eu parei com o medicamento, se passaram mais 10 dias e a orelha dela continuava assim, sem voltar totalmente ao normal, mas sem inchar mais, apenas com um aspecto caído e um pouco mole indicando que ainda havia líquido dentro, mas a espessura estava bem fina quase normal. Mas quando foi com 11 dias que eu havia terminado o tratamento começou a inchar novamente e agora está novamente como antes bastante inchada, falei sobre isso com a vet, e ela me disse que agora seria caso de cirurgia, pois talvez fazer novamente o tratamento com meticorten mesmo que mais prolongado poderia trazer outra melhora mais que depois provavelmente voltaria, e que drenagem no caso dela também não resolveria… porém o preço da cirurgia é muito alto e eu não tenho como fazer agora… O que você me indicaria fazer? Será que eu deveria voltar com o tratamento com meticorten? eu tenho receio de utilizar medicamentos pois ela já esta com a idade um pouco avançada, mas não estou vendo o que mais posso fazer agora, não posso pagar esta cirurgia agora, até pensei em leva-la em outro vet, mas na minha cidade só tem dois e um deles não é tão confiável, eu sempre os consulto nessa mesma vet porém os preços dela sempre são bem altos… O que você me indicaria fazer? será que teria algum outro tratamento que eu possa fazer? Estou bastante preocupada, principalmente por ela já ter tido otite , não sei mais o que fazer…
    Aguardo sua resposta,e desde já muito obrigada.

  86. Oi Christiane sou eu novamente falei com vc uns tres dias atras..eu levei a minha chow chow no veterinario pq ela avia piorado..ela foi medicada com 1 injeção de plaziu 1 de Ranitidina e 1 de trissulfin.No mesmo dia ela ja melhorou e esta comendo apenas arroz e frango por 5 dias e tomando os mesmos remedios via oral, esta comendo normal brincando mas essa madrugada eram 2:00 da manha ela vomitou ou regurgitou apenas o qe ingeriu e com verme junto hoje ela tomou a primeira dose do vermifugo Fenzol Pet mas agr pouco ela vomitou novamente “apenas o qe ingeriu”sem liquidos algum e esta super bem correndo, mordendo o normal dela.eu deveria levala novamente ao veterinario? Ou voce poderia me ajudar? O pq ela esta assim?

    1. Oi Carol!

      Que ótimo que ela está melhor. O vomitar “apenas o que ingeriu” se chama regurgitar, pois não houve uma digestão completa no estômago.

      Como você já pagou a consulta no veterinário, com certeza sugiro que retorne, o que lhe é de direito.

      O vermífugo pode ter esse efeito, pois pode ser “forte” e a depender da quantidade de vermes instalados na sua cachorrinha o desconforto delas no momento (ou pouco depois) de entrarem em contato com o remédio pode causar essa regurgitação.

      Plasil é contra o enjoo, a Ranitidina é para prevenir ou tratar gastrites e úlceras e o Trissulfin é para infecções bacterianas. Foi um tratamento completo que seu veterinário passou. Ótimo! Como ele já está acompanhando a sua cachorrinha nada melhor do que mantê-lo informado dessas novas situações para que ele indique com mais tranquilidade como você deve agir com ela.

      Abraço,

      christiane Donato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s