Planejamento: projeto pessoal de vida


“A vida é um projeto porque também é única, finita e composta por fases. Temos a opção de simplesmente deixar fluir, ou de fazer as coisas acontecerem” (Dinsmore).

Até a fase da adolescência, outras pessoas gerenciam nossos projetos de vida, mas a partir dessa fase é possível tomar as rédeas e inclusive consertar o que foi gerenciado de maneira indesejável até então.

Projeto de vida significa sonhar e planejar. As pessoas que pretendem atingir um sonho vivem mais felizes e com mais energia. Como começar? Primeiramente, dividindo a vida em pelo menos 4 (quatro) áreas: fisicamente, mentalmente, espiritualmente e socialmente (profissão, família, amizades). Precisamos estar bem nessas áreas e integrar nossas vontades e necessidades, segundo Dinsmore.

Passo 1: descubra quem você é

Esse é o ponto de partida. Você só chegará a algum lugar se souber quem é e o que quer. Veja algumas perguntas que podem mudá-lo nessa descoberta:

  • Quais são meus valores básicos?
  • Quais são meus pontos fortes?
  • No que preciso melhorar?
  • Quais as oportunidades que poderei aproveitar?
  • O que ameaça meus planos?
  • Quanto de meu tempo vivo no passado, remoendo ou analisando fatos que já ocorreram?
  • Quanto de meu tempo me dedico a pensar no futuro, sonhando, imaginando, esperando e planejando?
  • E quanto ao presente?

 

Passo 2: coloque sua missão no papel

Seu sonho pessoal, o significado da sua vida, deve estar muito claro para você. O que pretende ser e atingir nesta vida? A quem pretende fazer bem ou mal? Não se trata de objetivos como “estudar para passar de ano” ou “comprar meu computador”, mas sim do que você espera da vida.

Passo 3: faça parcerias

Você precisa de outras pessoas para cumprir sua missão e realizar seu projeto de vida. Isso significa que outras pessoas farão parte de seu planejamento. Você precisa de pessoas que o apóiem e seu sucesso depende da qualidade de suas relações com as pessoas que convivem contigo. Por isso:

  • Busque um mentor ou mentores, pessoas que sirvam de exemplo e o orientem em suas decisões.
  • Faça uma lista de nomes e especifique o tipo de influência que cada um pode exercer em sua vida. Revise sempre as ações que determinar para aproveitar melhor esses momentos com os outros.

Passo 4: crie uma visão para sua vida

Estabeleça metas que pretende atingir e defina o período de tempo em que isso deve acontecer. É fundamental quantificar e especificar ao máximo, para depois poder medir os resultados. Por exemplo: “pretendo ampliar minha rede de amigos de 3 para 5 pessoas, em 2 meses”. Assim poderá saber exatamente se atingiu a meta.

Fique atento para o seguinte roteiro:

  • Inicie com visão de curto prazo, fazendo projeções para daqui a 6 meses a 01 ano.
  • Amplie os horizontes, planejando seus objetivos para daqui a 4 anos.
  • A visão de médio prazo deve atingir os próximos 10 anos e por fim, o planejamento de longo prazo, que vai até a sua aposentadoria.
  • É preciso lembrar que nenhum desses planos é definitivo. As coisas mudam e os planos precisarão de adaptações diante das mudanças.

Passo 5: gerencie seu tempo

Talvez essa seja a etapa mais difícil, principalmente nos dias de hoje, que o tempo parece voar diante de nós. Apesar disso, Paul Dinsmore garante que é possível e fundamental, já que isso significa gerenciar a própria vida. “Pense na relação trabalho X tempo. Qual é o recurso mais escasso? O tempo. Então é ele que deve ser administrado, e não a quantidade de trabalho em função da falta de tempo”.

Veja a matriz do tempo apresentada por Dinsmore como sugestão para definir a ordem de solução das coisas diante do tempo que você tem disponível:

 

 

Importantes são os projetos que têm influência direta sobre os resultados que você pretende atingir. Urgentes são as coisas que devem ser resolvidas rapidamente, mas que não têm necessariamente importância.

As crises devem ser resolvidas imediatamente, porque são urgentes e importantes. É como atrasar a entrega de um trabalho para uma disciplina. Não pode atrasar, tem prazo. Os planos são importantes, mas não urgentes – é o caso do desenvolvimento profissional e pessoal. Cumprir com as coisas triviais, do dia-a-dia, e por isso é urgentes, mas não importantes. Por fim, há aquelas coisas que não são nem importantes nem urgentes: mania de perfeição, por exemplo.

Segundo Paul Dinsmore, as trivialidades roubam o tempo dos planos. É disso que precisamos escapar, concentrando-nos nas coisas importantes. “Livre-se das coisas de pequena importância, mesmo que urgentes, delegando, descobrindo maneiras rápidas de resolver ou simplesmente deixando para fazer depois”, ensinou ele.

 

Passo 6: administre seus meios

Sim, é preciso fazer papel de administrador para elaborar o projeto de vida. Faça orçamentos (tempo e recursos material e financeiro) detalhados para as suas metas, determinando a quantidade de meios necessário para realizar cada meta. Veja as alternativas para conseguir esses meios e um plano para administrar os gastos (considerando uma porcentagem extra para os imprevistos). A partir daí, é preciso controlar os custos e compará-los às previsões feitas.

 

Passo 7: conte com os riscos

Paul Dinsmore também acredita que prevenir é melhor do que remediar. Por isso, ele aconselha a tentar imaginar tudo o que pode colocar seu projeto de vida em risco: doenças, desemprego, mudança de condições financeiras, perdas, separações e crises são algumas das possibilidades.

 

Passo 8: junte todas as peças

Esses são os 8 fundamentos que orientarão seu projeto de vida. Agora é preciso gerenciar tudo ao mesmo tempo. Difícil? Pois é, mas tanto nos projetos das empresas como na vida pessoal existe uma conexão forte entre as várias áreas. Ponha tudo no papel e utilize agenda, computador e todas as ferramentas possíveis para ajudá-lo na organização das idéias e ações. Dá trabalho, mas o mais importante é que dá certo.

Faça um esquema em seu caderno resumindo o texto acima:

1. Que você é;

2. O que espera da vida;

3. Parcerias;

4. Visão de tempo (6 meses a 1 ano, 4 anos, 10 anos);

5. Gerencie tempo e prioridades;

6. Investimento;

7. Riscos;

8. Descreva cada um dos itens anteriores.

Dedique um bom tempo em sua casa para desenvolver cada uma das etapas acima. Procure ser  detalhista e sincero consigo mesmo. Se tiver dificuldade, converse com as pessoas que lhe conhecem: colegas, amigos, família, professores, etc. Saiba ouvir as opiniões e acolhê-las.

Quando você terminar as etapas acima descritas, você poderá fazer um resumo de tudo. Um exemplo do projeto a ser construído na última etapa (ao juntar as peças) poderá ficar assim:

Referências:

RICCI, Juliana. Como montar seu projeto de vida. Disponível em:

http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/noticias/040603-career_projeto_dinsmore.shtm. 16/02/2008, 7h00.

POSSI, Marcus. Capacitação em Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro, Brasport, 2004.

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