Desorganização: forma de sabotagem


Os comportamentos sabotadores podem se manifestar de diversas formas. A desorganização é certamente uma dessas maneiras.

Certa vez, um aluno durante um curso de EFT, começou a aplicar a técnica para dissolver o sentimento negativo que surgia ao pensar na bagunça do seu escritório e em tudo que teria para arrumar. Normalmente, para quem é bastante desorganizado, é só visualizar a bagunça e pensar em arrumar para começar a surgir sentimentos desagradáveis. E esses sentimentos acabam nos paralisando.  O interessante é que começaram a surgir crenças, pensamentos e sentimentos que estavam influenciando de forma inconsciente o comportamento desorganizado. É bastante comum ao aplicamos a EFT, brotar a negatividade inconsciente que está por trás do problema inicial que estamos tratando.

Começaram a surgir pensamentos que diziam que ganhar dinheiro é difícil, além de lembranças do pai que trabalhava muito e ganhava pouco. Essas imagens normalmente vem carregadas com sentimentos negativos que acabam afetando nosso comportamento. Por isso é importante aplicar EFT e dissolver o peso emocional que elas trazem para que possamos nos libertar dessa influencia negativa.

Vejamos então como se dá o processo sabotador. Por diversas razões, o aluno adquiriu crenças de que ganhar dinheiro é difícil, certamente também influenciado pelo exemplo do pai. Esse  sentimento interior acabou  influenciando seu comportamento de forma inconsciente,  se refletindo em um impulso que o levava a ser desorganizado. Por causa dessa negatividade interior escondida, quando tentava se organizar surgia preguiça, falta de vontade, uma verdadeira força contrária que o vencia sempre.

A desorganização ajudava a tornar realidade a crença de que ganhar dinheiro é difícil: Perdia prazos para pagar contas, gerando multas e prejuízos e o fazia trabalhar dobrado procurando documentos importantes, gerando com isso bastante dificuldade no dia a dia.

A desorganização é sempre reflexo de algo interior mais profundo. O exterior, ou seja, a bagunça, é um sintoma de que há algo dentro de nós que precisa ser mudado. A maioria acha que a desorganização é causada por preguiça ou algum tipo de fraqueza.

As vezes, pela força de vontade, com persistência e esforço conseguimos nos tornar organizados. Mas é um processo que exige paciência, e a maioria, antes de conseguir atingir o resultado final, acaba desistindo. Outros até conseguem se organizar, mas precisam gastar muita energia para se manter organizados.

Quando dissolvemos a negatividade interior, nosso comportamento muda de forma natural e sem esforço. Ou seja, ser organizado se torna normal. 

As pessoas desorganizadas costumam dizer que é muito difícil ser e se manter organizado. Mas na verdade, essa é um distorção da mente. Difícil é ser desorganizado. Traz mais problemas, gera perda de tempo, dá prejuízo financeiro. Movidos pela negatividade e envolvidos por ela, acabamos por acreditar nesses pensamentos, reforçando ainda mais nosso comportamento sabotador.

É preciso abordar o problema de duas formas. Uma, é descobrir e dissolver os pensamentos e sentimentos que podem estar influenciando nosso comportamento. A EFT é uma ferramenta excelente para nos ajudar. Considero que essa deveria ser a abordagem principal. A abordagem secundária é aprender técnicas, traçar um plano, ler livros sobre organização. 

Mas a maior parte das pessoas aborda o problema apenas da forma secundária, sem se dar conta da grande força sabotadora que está por trás do seu comportamento. O resultado, é que muitos querem se organizar, as vezes fazem cursos, lêem livros nessa área,  e acabam conseguindo resultados muito aquém do esperado, ou resultados temporários.

A desorganização também pode ser o reflexo de uma mente acelerada que pensa compulsivamente, o que é bastante comum atualmente. A bagunça mental aparece então exteriormente. Ao limparmos a negatividade interior, a mente tenderá a se acalmar. Praticar meditação e técnicas que nos ajudam a viver o presente também contribui para desacelerar a mente.

Enfim, a desorganização é uma forma de alimentar e gerar mais sofrimento. A negatividade interior gera desorganização e a desorganização leva a mais negatividade.
André Lima 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s