O que fazer quando encontrar um animal perdido na rua?


Já aconteceu com você de encontrar um animal perdido na rua? É uma cena relativamente comum nas grandes cidades. Um cão que se perdeu ou foi abandonado pelo dono. É uma situação que requer uma decisão. “Eu vou ajudar?” É crescente o número de pessoas que vêm se movimentando para reduzir o sofrimento de animais sem dono.

O Portal Arca de Noé tem algumas sugestões interessantes. A primeira delas é oferecer água e alimento ao animal perdido, de preferência em um ambiente onde esteja seguro. Se ele demonstrar um comportamento não saudável, é necessário levá-lo a um veterinário e evitar que tenha contato com outros animais. Há protetoras que se aproximam dos animais desconhecidos oferecendo frango cru, mas comida em geral é a melhor forma de se aproximar.

Foto: Associação Araraquarense de Proteção aos Animais

Então, é melhor procurar saber se o bicho tem um dono que está desesperado à sua procura ou se foi simplesmente abandonado. Providencie uma foto e no computador faça um impresso com a imagem, informando o dia em que foi encontrado, tamanho, cor e deixe um telefone de contato que nem precisa ser o seu. Pode ser o de um pet shop próximo à sua casa, local onde você deixaria também um cartaz, pois certamente será onde um dono passará para saber se alguém falou algo sobre ter encontrado um animal perdido.

Caso não apareça um dono e você queira encontrar um para o cão ou o animal que for, entre em contato com o centro de zoonozes ou uma ONG próximos de onde mora.

Na internet, é possível fazer uma busca por “feira permanente de adoção de animais”. Pode haver uma próxima à sua casa e você nem sabe. Há diversas dessas por aí. Existem também sites como o Cachorro Perdido que oferecem cadastros de achados, perdidos e interessados em adotar um bicho.

Anuncie em redes sociais, pois pode haver alguém que esteja querendo ter um amigo de estimação em casa. Se não houver outro jeito, providencie uma casinha improvisada e mantenha-o como “animal comunitário”, que terá de ser castrado. Mas ele poderá ser um cão “da vizinhança”, mesmo sem ter um lar específico, desde que seja alimentado e bem tratado. Há locais que fazem a castração gratuitamente e é importante manter uma plaquinha de identificação no animal.¨

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/o-que-fazer-quando-encontrar-um-animal-perdido-na-rua-.html

*Em Sergipe para auxiliar na defesa dos animais, adotar um de estimação ou conversar sobre como ajudar animais abandonados é só procurar:

http://www.adasfa.com.br/

http://www.amigosdosanimais.com.br/info_abrigo.asp

 

 

2 opiniões sobre “O que fazer quando encontrar um animal perdido na rua?”

  1. oi meu nome é Simone e acabei acolhendo também um cachorrinho pra mim a dona não queria mas e tive pena e acabei ficando com o cachorro mas não sabia que eu mas minha filha seriamos alérgicas. mim apeguei muito a ele tanto eu quanto minha filha mas não tenho condições de fica-lo com ele já procurei outra pessoa pra dá-lo mas ninguém quer não quero abandona-lo na ruas jamais faria isso mas não posso fica com ele como fazer para doar a algum instituto.eu posso ajuda-lo posso ser um voluntario por favor mim ajudem.

    1. Olá Simone!

      É uma pena que vocês tenham descoberto a alergia e tenham que procurar um outro novo lar para o cachorrinho!

      A primeira coisa que faria é ter certeza que a alergia que vocês têm é do cachorro. Eu sou cheia de alergias, mas tenho cachorros e gatos em casa e todos dormem dentro de casa. Ao fazer um teste de alergia constatei que tinha alergia a ácaros e não aos pelos de cachorros, assim é só manter o cuidado com a higiene e no caso de animais com muito pelo ou pelos longos fazer a tosa para diminuir a possibilidade de acumular ácaros. Outra coisa que vocês podem fazer é deixá-lo apenas do lado de fora da casa, na garagem ou no quintal, assim o pelo se acumula menos dentro de casa nos tapetes e cortinas.

      Mas se realmente não dá para ficar com ele… a maioria das instituições estão lotadas já de cachorros e gatos para tratarem e guiarem para a adoção. É difícil elas aceitarem um animalzinho novo que já está em uma casa, mas não custa tentar!

      Você pode mandar email ou postar nas redes sociais para sua lista de contatos com uma foto do cachorrinho e explicando que precisa encontrar um lar para ele e mostrando sua situação. Talvez outra pessoa s interesse e possa ficar com ele.

      Bem, são essas as opções que sugiro!

      Espero que consigam um lar que possam dar carinho, abrigo, comida e amizade para o cachorrinho!

      Abraço,

      Christiane Donato

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s