Esteticista ensina automassagem facial para evitar o envelhecimento


Segundo Luiza de França, pressão no rosto deve ser firme, mas sem dor.
Fator de proteção solar precisa ser no mínimo 15, disse dermatologista.

A esteticista Luiza de França, do Centro Paulista de Dermatologia, ensinou a fazer automassagem facial após o Bem Estar de terça-feira (9).

Segundo ela, a pressão sobre o rosto deve ser feita com firmeza, mas sem causar dor. Três segundos em cada ponto é o suficiente.

Uma limpeza de pele é indicada dependendo de como está o paciente. Em geral, é recomendada a cada dois meses – o que pode baixar para 15 dias se for um adolescente com acne. Produtos com álcool devem ser evitados por pessoas com pele mais seca.

O ideal é começar a ginástica facial pelo meio do rosto, na linha do “bigode chinês”. Use os dedos médio e indicador se você for mais resistente à dor, ou os demais caso tenha uma sensibilidade maior.

Fazer limpeza, tonificação e máscara antes da massagem tem um efeito ainda melhor sobre os exercícios. Eles podem ser realizados a qualquer hora do dia, mas antes de dormir é mais relaxante.

No mínimo, FPS 15
Na sequência, a dermatologista Márcia Purceli tirou dúvidas sobre pele. Indivíduos mais morenos demoram a envelhecer por conta da genética, da qualidade do colágeno e de uma proteção natural contra a radiação solar. O fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser 15, mas peles negras podem usar o 8.

O sol que não é aparente, de mormaço, tem uma radiação pior que a do sol bem visível. Isso porque os raios ultravioleta A, de dias mais nublados, são mais prejudiciais para a pele. Bebês acima de 6 meses já podem e devem usar protetor, que precisa ser específico para crianças e com um FPS de pelo menos 40.

Gelatina e suplementos de colágeno contêm aminoácidos que estimulam a produção de colágeno pela pele. Além disso, mel com açúcar é um bom esfoliante, que serve melhor para rostos mistos ou oleosos. Uma vez por semana é uma frequência ideal para o tratamento, e a pele deve ser hidratada em seguida.

Na hora de retirar a maquiagem, o melhor é usar um sabonete líquido neutro (ou próprio para o rosto) e um xampu com pH neutro parar remover o rímel e o lápis dos olhos. Após lavar a pele, devem-se passar um tônico e um hidratante. Ao acordar, é importante tirar o creme do rosto, passar filtro solar e só depois a maquiagem. Bases com protetor incluído podem chegar a um bloqueio de quase 100%, disse a médica.

Pessoas muito claras não devem se expor ao sol entre as 10h e 16h. Usar filtro solar, comer muita fruta (cinco unidades por dia ou uma salada de frutas) e não fumar são dicas fundamentais para retardar o envelhecimento. Quem tem alergia a protetor pode usar produtos infantis, que são feitos para peles mais sensíveis.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/08/esteticista-ensina-automassagem-facial-para-evitar-o-envelhecimento.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s