A Regra Secreta para Mudar o que Quiser


A Regra Secreta para Mudar o que Quiser

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Eu tenho aprendido muito sobre mudança de hábitos ao longo dos anos,  e tenho tentado passar esses ensinamentos a mais pessoas.

Os hábitos mais difíceis de mudar são, de longe, aqueles que as pessoas parecem não conseguir controlar. Elas querem mudar, mas parece que não conseguem encontrar a “força de vontade” necessária (um termo em que eu já não acredito).

Para mim, algumas das coisas que pareciam fugir do meu controle eram: fumar, comer “junk food”, comer demasiado em ocasiões sociais, a procrastinação (adiar as coisas que se têm de fazer), paciência, e pensamentos negativos.

Mas ao longo do tempo eu aprendi um pequeno segredo que me permitiu mudar tudo isso:

Quando se está consciente, pode-se mudar.

OK, não começe já a revirar os olhos e a mudar de página. Isto pode parecer demasiado óbvio para alguns, ou demasiado simplista. Então, vamos aprofundar um pouco mais.

Quando temos desejos de comer alguma coisa que sabemos que não nos faz bem, muitas vezes cedemos à tentação, mas será assim tão simples? A verdade é que a nossa mente começa a racionalizar, porque devemos comer o bolo, porque é muito difícil não comê-lo, porque não é assim tão mau se o comer-mos. Perguntamos-nos porque é que nos estamos a privar, porque não podemos simplesmente aproveitar as coisas boas da vida, e porque não merecemos um pequeno prazer?

Geralmente isto tudo acontece sem que nos apercebamos. É uma conversa em surdina, no fundo de nossa consciência, mas está lá. E isto é incrivelmente poderoso. É ainda mais poderoso quando não estamos conscientes de que está a acontecer.

E ganha sempre – não apenas com a alimentação, mas com qualquer coisa que tentamos fazer e que acabamos desistindo, apesar dos nossos esforços.

Como podemos derrotar esta força poderosa – a nossa própria mente?

A consciência é a chave. É o início.

1. Comece tomando consciência. Torne-se um observador. Comece a ouvir a sua conversa consigo mesmo, observe o que sua mente faz. Preste atenção. Acontece o tempo todo. A meditação é uma boa ajuda para isso. Eu também aprendi ao sair para correr ou caminhar – se não levar o iPod –  corro em silêncio, e não tenho mais nada para fazer, senão observar a natureza e ouvir a minha mente.

2. Não aja. A sua mente irá insistir para comer o bolo (“só uma fatia”) Ou fumar um cigarro ou parar de correr ou ficar no sofá sem fazer nada. Ouça o que sua mente está a dizer, mas não aja sobre essas instruções. Fique sentado (mentalmente) a ver e ouvir.

3. Deixá-lo passar. O desejo de fumar, comer, ou parar de fazer exercício… vai passar. É temporário. Normalmente, dura apenas um minuto ou dois. Respire, e deixe-o passar.

4. Vença as racionalizações. Você pode ativamente argumentar com a sua mente. Quando diz: “Uma dentadinha não vai fazer mal!”, deve apontar para a barriga e dizer: “Pois, isso  foi o que você disse todas as outras vezes, e agora eu estou gordo!” Quando diz: “Porque te estás a colocar privações” deve dizer: É doloroso não ser saudável, e é apenas doloroso evitar o bolo se o encarar como um sacrifício! – em vez disso, pense como é bom poder abraçar um estilo de vida com alimentos deliciosos e saudáveis!

Há muitas ocasiões em que a “força de vontade” nos falha. É nessa altura que precisamos de nos tornar conscientes da nossa mente.

Quando estamos conscientes, podemos mudar. Este é um pequeno segredo, mas é uma mudança de vida. Ele mudou a minha vida, porque agora eu posso mudar o que quiser. Eu observo, espero, e consigo vencer. E você também o pode fazer.

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