É fácil achar bons cursos gratuitos na Internet


Não deixe de estudar por estar sem dinheiro: bons cursos à distância estão à disposição na web.

Você sabia que o ensino à distância (EaD) surgiu em meados do século 19, em decorrência do desenvolvimento dos meios de transportes e de comunicação? Naquele tempo eram os cursos por correspondência que faziam sucesso. Foi assim até os anos 1990, mas depois de quase um século seguindo o mesmo modelo foram incorporadas novas ferramentas de ensino.

 

Mídias como a televisão, o rádio, as fitas de áudio e vídeo e o telefone marcaram uma segunda etapa nos cursos a distância. Na internet, universidades católicas foram pioneiras nesse modelo de ensino aqui no Brasil, como exemplo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Católica de Brasília (UCB) iniciando cursos em EaD no início dos anos 2000.

Na opinião do gestor e docente em EaD, Pedro de Almeida Cunha, a educação à distância pela internet ainda não está solidificada no Brasil, embora já se tenha uma longa experiência. Ele avalia que ainda existe muita resistência, preconceito e falta preparação das instituições. Porém enxerga com bons olhos o futuro, o desenvolvimento e a expansão deste modelo de ensino. Aproveite!

 

Para aqueles que têm um certo tempo livre, o que não faltam são opções de cursos para se fazer na internet. O melhor é que não é necessário gastar nenhum tostão com isso. Algumas instituições oferecem cursos inteiramente de graça. Veja a lista com algumas sugestões:

SEBRAE – Por meio de parceria do setor público e privado, o SEBRAE é uma entidade que promove cursos de capacitação para pequenos empreendedores. Você pode fazer gratuitamente cursos de atendimento ao cliente, gestão empresarial, internet para pequenos negócios, gestão de pessoas, entre outros.

SENAI – O SENAI é uma instituição que integra o sistema Indústria e atua na capacitação e educação de profissionais. Também contribui com o desenvolvimento de indústrias e empresas. Oferece pela internet cursos de tecnologia da informação, segurança do trabalho, meio ambiente, etc.

IEL – Atua no segmento de capacitação empresarial, mas oferece cursos em EaD para qualquer pessoa que deseje se aperfeiçoar. Entre os cursos estão marketing pessoal, educação ambiental e empreendedorismo.

Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Atuante no ensino de quase todas as áreas do conhecimento, é referência em cursos de graduação e pós-graduação. Em EaD desponta como uma das melhores instituições. Também oferece cursos gratuitos nas áreas de finanças pessoais, sustentabilidade, direito, metodologia, entre outros.

Cabedalis – O site agrega cursos, editora de livros, loja virtual, fórum de discussão e rádio online. Oferece cursos principalmente na área comportamental na modalidade paga e na modalidade gratuita vale destaque para o curso: “como fazer reuniões produtivas”. Mas é bom ficar de olho, pois os cursos gratuitos abrem e fecham em um curto período. As próximas inscrições abrirão em setembro.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/f-cil-achar-bons-cursos-gratuitos-na-internet-184400426.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s