Esteja preparado: inspiração


Inspiração é como o sol, brilha para todos. Ela pode cair do céu, ou ser resultado de um estado de concentração. Tem quem acredite que inspiração é o sobrenome da dedicação. Outros creem que ela é filha do ócio.

Não importa como e quando a inspiração nos brinda com sua presença radiosa e fértil. O que interessa é o que a gente faz com ela. Você, por exemplo, aproveita uma ideia inspiradora? Transforma esse presentaço em realização?

Na certa, você conhece pessoas que são usinas de ideias. As que adoram dizer: se eu fizesse isso, ou se fizesse aquilo outro, daria na grande coisa. Mas, de repente, elas não fazem nada. Tudo permanece no plano das ótimas intenções.

A tal boa ideia fica presa na cabeça, na mesa do bar, dentro do porta-malas, na areia da praia, no guardanapo, na pastinha do computador. O fazer vai sendo adiado, adiado. Até que uma hora a inspiração se cansa, e vai iluminar outra pessoa.

 

Toda inspiração é imaterial. Ninguém pega, cheira, come, toca. Ela é porto de partida. O uso que fazemos dela, porto de chegada. Se não tiver aonde ancorar, a viagem não se completa. O que nos move, e faz a roda do mundo girar são as realizações.

Em português claro: vale quando a ideia vira ação. Ação pode ser fazer um poema, um trator, um desenho, um jardim, um alfinete, um avião, um bordado no pano de prato. Uma atitude de amor, ou de coragem para a luta.

Para saltar da ideia à ação, só estando aberto ao trabalho duro e à disciplina, necessários para confrontar a boa ideia com a realidade. Você e eu sabemos que a realidade costuma não dar moleza. Na maioria das vezes, ela não está nem aí para os nossos sonhos e desejos.

A boa notícia é que com trabalho paciente e impaciente obstinação, nossa ideia inspirada pode passar pelas peneiras – com furos fininhos – do contexto, do cenário, da situação. De pronto ela pula do mapa, e se materializa em território.

Mas a condição sine qua non (sem a qual não é possível) para uma ideia se realizar é estarmos preparados. E quem nos prepara? A família, a escola, o trabalho, os amigos, os adversários. E, é claro, a vida com seus golpes e abraços.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/mente-aberta/esteja-preparado-105851586.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s