Ig Nobel 2012


‘Paródia’ do Nobel, Ig Nobel 2012 premiou dez pesquisas ‘improváveis’.
Objetivo é valorizar trabalhos que primeiro fazem rir, e depois pensar.

 

iG nOBEL (Foto: Divulgação)
Caído no chão, ‘O Pensador’, de Rodin, é símbolo
do prêmio Ig Nobel de ciência (Foto: Divulgação)

Chimpanzés são capazes de reconhecer uns aos outros olhando apenas fotografias de seus traseiros, aponta uma pesquisa bizarra na área de anatomia que levou o Ig Nobel 2012, o “lado B” do prêmio Nobel.

Outros nove estudos vencedores participaram de uma cerimônia na noite de quinta-feira (20) no Teatro Sanders, da Universidade Harvard, nos EUA.

O objetivo, segundo a organização do evento, é valorizar trabalhos que primeiro fazem rir, e depois pensar. O Ig Nobel é uma premiação da revista de humor científico “Anais da Pesquisa Improvável” que, desde 1991, reconhece anualmente dez pesquisas incomuns, estranhas ou óbvias.

Acústica Ig Nobel (Foto: Jessica Rinald/Reuters )Japonês Koji Tsukada testa aparelho após levar prêmio de acústica nos EUA (Foto: Jessica Rinald/Reuters)

Outro estudo esdrúxulo veio da Rússia e ganhou o Ig Nobel da Paz, por transformar munição antiga em diamantes.

Levaram prêmios, ainda, um aparelho acústico que faz as pessoas ouvirem a própria voz enquanto falam e se confundirem, e uma pesquisa de neurociência que identificou atividade cerebral em um salmão já morto.

Cabelo Ig Nobel (Foto: Jessica Rinald/Reuters )Britânico Raymond Goldstein ganhou o 1º lugar de física por rabo-de-cavalo (Foto: Jessica Rinald/Reuters)

Outros dois autores se centraram nos cabelos: um trabalho de física observou as forças que atuam e dão forma a um rabo-de-cavalo, e um de química descobriu por que moradores de algumas casas da cidade de Anderslöv, na Suécia, ficaram com o cabelo verde. O motivo: o cobre do encanamento.

Ig Nobel (Foto: Charles Krupa/AP)Prêmio Ig Nobel foi entregue na noite de quinta-feira (20) na Universidade Harvard (Foto: Charles Krupa/AP)

As demais áreas premiadas foram: dinâmica de fluidos (física), medicina, psicologia e literatura.

O prêmio
Apesar da provocação, o Ig Nobel é levado na brincadeira pelos cientistas, e boa parte deles comparece em pessoa para aceitar o prêmio. A cerimônia sempre conta também com ganhadores do Nobel de verdade – entre os mais famosos e frequentes, o de Física de 2005 Roy Glauber, cuja nobre função é varrer aviõezinhos de papel que caem no palco.

Em 2008, os brasileiros Astolfo Gomes de Mello Araujo e José Carlos Marcelino, da Universidade de São Paulo (USP), se tornaram os primeiros brasileiros a ganhar um Ig Nobel, ao mostrar o impacto do tatu em pesquisas arqueológicas.

Em 2000, o prêmio reconheceu o russo Andre Geim por fazer um sapo levitar usando magnetismo. Dez anos depois, Geim ganhou o Nobel de Física por seus estudos com o grafeno. Com isso, ele se tornou o primeiro cientista a ter a honra de ser um vencedor do Ig Nobel e do Nobel.

Entre pesquisas premiadas no passado, estão uma que mostrou que os buracos negros têm os requisitos fundamentais para serem a porta de entrada do “inferno”, a criação de um sutiã que serve como máscara de gás e um estudo que provou que massagens no reto curam o soluço.

VEJA OS VENCEDORES DO IG NOBEL 2012
Categoria
Estudo
Autores
Anatomia Como os chimpanzés se reconhecem entre si apenas olhando fotografias de seus traseiros Frans de Waal (Holanda/EUA) e Jennifer Pokorny (EUA)
Física Cálculo das forças que dão forma e movimento a um rabo-de-cavalo Joseph Keller (EUA), Raymond Goldstein (Reino Unido/EUA), Patrick Warren (Reino Unido), Robin Ball (Reino Unido)
Acústica Máquina que atrapalha a fala de uma pessoa durante um discurso, ao fazê-la ouvir a própria voz com um pequeno atraso Kazutaka Kurihara e Koji Tsukada (Japão)
Dinâmica de fluidos O que acontece com uma xícara de café enquanto uma pessoa a segura ao andar Rouslan Krechetnikov (Rússia/EUA/Canadá) e Hans Mayer (EUA)
Química Por que moradores de algumas casas da cidade de Anderslöv, na Suécia, ficaram com o cabelo verde. O motivo: o cobre do encanamento Johan Pettersson (Suécia/Ruanda)
Neurociência Como a atividade cerebral pode ser vista em qualquer lugar, inclusive em um salmão morto, por meio de instrumentos complexos e estatísticas simples Craig Bennett, Abigail Baird, Michael Miller e George Wolford (EUA)
Medicina Por aconselhar médicos que fazem colonoscopias (exames intestinais) a minimizar o risco de seus pacientes explodirem Emmanuel Ben-Soussan e Michel Antonietti (França)
Psicologia Por que a Torre Eiffel, na França, parece menor ao se inclinar para a esquerda Anita Eerland and Rolf Zwaan (Holanda) e Tulio Guadalupe (Peru, Rússia e Holanda)
Paz Como a companhia russa SKN conseguiu converter armamentos antigos em novos diamantes Igor Petrov (Rússia)
Literatura Publicação de um relatório sobre relatórios sobre outros relatórios que recomendam a preparação de um relatório sobre outro relatório sobre relatórios sobre relatórios Controladoria Geral do governo dos EUA

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/parodia-do-nobel-ig-nobel-2012-premia-dez-pesquisas-improvaveis.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s