As cavernas mais incríveis do planeta


Relação foi feita por especialista inglês que rodou o mundo atrás de áreas subterrâneas

Por Casa e Jardim Online

Se você tem claustrofobia, não gosta de escuro ou não abre mão do conforto da sua casa, jamais poderia viver como o inglês Robbie Shone, de 32 anos. Ele passou os últimos seis anos explorando e fotografando cavernas ao redor do mundo. Na Ásia, encontrou as maiores e mais profundas cavernas do planeta e chegou a lugares nunca antes vistos. “Explorar um lugar que ninguém nunca esteve é muito especial”, disse ele para o jornal inglês The Sun. Shone chegou a ficar 13 dias sem ver a luz do sol em uma caverna no Vietnã.

Depois de toda esta experiência, o explorador selecionou as quatro cavernas que mais lhe impressionaram. Conheça estes incríveis mundos subterrâneos:

Reprodução / The Sun

 

Clearwater, na ilha de Borneo, no sudeste da Ásia
Das cavernas já exploradas pelo homem, esta é a maior do mundo em volume. Tem 175 km de caminhos conhecidos, sendo que 60 deles são abertos para o público. A caverna é um popular ponto turístico por ser de fácil acesso. Foi descoberta em 1978.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Reprodução / The Sun

Deer, na ilha de Borneo, no sudeste da Ásia
O atrativo deste complexo subterrâneo são os grandes salões internos. Um deles tem 169 metros de comprimento e altura de 125 metros. Outro tem 142 por 148 metros. A própria entrada é enorme, com 146 metros.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Reprodução / The Sun

Sheffield, na Inglaterra
Neste caso, não se trata exatamente de uma caverna. Shone selecionou os bueiros e túneis desta cidade inglesa, por onde passa o Rio Sheaf, canalizado em 1860. O sistema é aberto para turistas.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Reprodução / The Sun

Miao Keng, em Tian Xing, na China
É a caverna mais profunda do mundo até hoje explorada, com 505 metros. A equipe de Shone foi a primeira a fazer a descida completa. O trajeto levou duas horas. O grupo também fez uma descoberta importante: o precipício se liga a outra caverna, a Dong Ba. Apesar da altura impressionante, o meio quilômetro da Miao Keng sequer se compara ao recorde que a China se prepara para bater: o do maior arranha-céu do mundo, com 838 metros.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Conheça aqui mais cavernas impressionantes. Nesta, na Eslovênia, funciona uma agência dos correios. Já na Itália, existe um restaurante dentro de uma caverna. E por que não morar em uma caverna, como esta família, nos Estados Unidos?

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/1%2c%2cEMI322893-16940%2c00.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s