Modifique simples hábitos e organize seu dia!


  • O excesso de tarefas e a falta de organização podem tornar seu dia um pesadelo (imagem: MorgueFile)

    Yahoo! Contributor Network – O excesso de tarefas e a falta de organização podem tornar seu dia um pesadelo (imagem: MorgueFile)

Atividades domésticas, cuidados com os filhos e as inúmeras cobranças no trabalho. Você já teve a sensação de não ter tempo suficiente para realizar tantas atribuições em um único dia? Seja em casa ou no trabalho, frequentemente acumulamos tarefas e compromissos, o que resulta em uma agenda sempre comprometida e uma rotina estressante. Mas com alguma organização é possível mudar essa realidade. A blogueira Thais Godinho , autora do site vidaorganizada.com, separou 10 dicas bem bacanas para você ganhar tempo e qualidade de vida administrando seu dia.
1. Comece eliminando a bagunça: se você não sabe por onde começar, pegue uma sacola de lixo e ande pela casa recolhendo tudo o que pode ser jogado fora. Faça isso hoje, mais um pouco amanhã, e assim por diante. Se todos os dias você fizer isso, muito em breve sua casa estará mais organizada e será mais fácil dominar a situação.

2. Planejamento, a alma do negócio: sempre que conseguir, faça o planejamento dos seus compromissos e antecipe o que puder. Não deixe as atribuições sempre para última hora.

3. Use e abuse da agenda: em vez de anotar as tarefas em post-its e papeizinhos que ficam espalhados por aí, utilize uma agenda ou caderno. Para facilitar o uso, deixe uma caneta dentro dela para não ter que procurar uma sempre que precisar.

4. Não adie tarefas rápidas: quando uma tarefa puder ser feita em dois minutos ou menos, faça imediatamente. Não vale a pena postergar algo tão simples e que pode ser facilmente eliminado.

5. De três em três: faça uma lista de tudo o que precisa fazer e, diariamente, escolha as três tarefas mais importantes da lista. Quando terminar essas três, escolha mais três e assim por diante, até o final do dia.

6. Aproveite seus horários mais produtivos: descubra quais seus períodos de maior produtividade durante o dia e deixe para esses horários as tarefas mais chatas e complicadas. Naqueles períodos em que você sempre fica com sono ou sente que o tempo não rende, deixe para fazer as atividades de rotina, que já estão no seu piloto automático.

7. Conheça o seu limite: quando puder, em casa e no trabalho, delegue tarefas a outras pessoas. Nada paga pela sua saúde, pelo bom relacionamento familiar e pela sua produtividade na empresa. Procure ter uma relação saudável com seus projetos para que não fique em segundo plano o que for realmente importante na sua vida.

8. Utilize ferramentas de organização: caderninho para anotações, divisores de gaveta, pastas, prateleiras e ganchos de parede são ferramentas ótimas e de baixo custo que auxiliam em um dia a dia mais organizado.

9. Crie duas rotinas: uma rotina para quando acordar e outra para antes de dormir. O objetivo dessas rotinas é otimizar seu cotidiano, te colocando no piloto automático para certas atribuições e garantindo que você não se esqueça de nada importante.

10. Use a tática dos 15 minutos: estabeleça sua rotina em sessões de 15 minutos durante o dia. Faça o que puder em 15 minutos. Quando o timer tocar, pare. Isso é muito importante, porque quando começamos a arrumar não queremos mais parar, mas esse estresse não é necessário. Faça de pouco em pouco. Ler e-mails, arrumar gavetas, ver agenda e programar a rotina da semana são algumas tarefas que podem ser realizadas nesse tempo.

Fonte: http://br.financas.yahoo.com/noticias/modifique-simples-h-bitos-e-organize-seu-dia-125400313–finance.html

2 opiniões sobre “Modifique simples hábitos e organize seu dia!”

  1. Chris querida, agora sob a égide do exercício profissional, as dicas acima ja as tinha lido mas como tudo o mais nestes últimos dois anos, nada retive. Me ajudaram a retomar a agenda e organizar melhor meu trabalho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s