CUIDADOS COM MEDICAMENTOS PARA CÃES E GATOS


Como já dissemos, animais mais velhos, com cuidados paliativos recebem muitos medicamentos e não raramente muitos colírios, várias vezes ao dia.

A maioria dos medicamentes exigem certos cuidados de conservação e de administrados e se assim não fizermos, diminuímos a eficácia do produto comprometendo o tratamento e muitas vezes fazendo com que o animal não fique curado ou como nos casos dos antibióticos, leva a resistência de algumas bactérias ao medicamento indicado.

Além disso sabemos que a eficácia do tratamento depende também da habilidade de quem vai dar o medicamento e da cooperação do paciente.

Descrevemos abaixo alguns cuidados com alguns medicamentos muito usados em medicina veterinária:

– Colírios: Quando o paciente recebe a prescrição de dois ou mais colírios para serem usados no mesmo olho, temos que dar um intervalo de 10 minutos entre um e outro, pingar somente uma gota por vez em cada olho e manter os frascos conservados na geladeira.

– Pomadas Oftálmicas: cuidado ao aplicar para que a ponteira do frasco, geralmente rígida não machuque o olho do paciente. Se for usar os dedos para espalhar a pomada na córnea, lavar muito bem as mãos antes de aplicar para evitar a contaminação dos olhos.

– Medicação líquida para ouvidos: Normalmente prescrito em forma de gotas e o número de gotas dentro do ouvido depende do tamanho do animal. Após a aplicação deve-se massagear a base da orelha para distribuir bem o produto dentro do ouvido. Os frascos desse tipo de medicamento já tem uma ponteira mais longa para que a pomada seja colocada dentro do ouvido – o animal deve ficar quieto para não machucar o conduto.

– Xaropes, que vêm em “pó” devendo ser misturado com água para ser administrados, depois de diluídos devem ser conservados refrigerados e tem um prazo de validade curto, de 7 a 10 dias somente. Depois desse período o frasco deve ser descartado e iniciar nova diluição em frasco novo. Normalmente os antibióticos vem nessa forma de apresentação.

– Antibióticos em qualquer apresentação devem ser dados seguindo rigorosamente a orientação do veterinário,seja na dose e no tempo de tratamento, pois o uso inadequado pode gerar resistência da bactéria ao medicamento.

– Anti-inflamatórios devem ser usados com cautela e somente com prescrição do médico veterinário,pois pode causar gastrite, úlceras, vômitos e inapetência.

– Frascos de insulina devem ser conservados longe da luz, dentro da geladeira e devem ser manipulados com muito cuidado. A homogenização deve ser feita lentamente e cuidadosamente, pois a insulina é uma molécula muito frágil e qualquer alteração na sua estrutura por calor, ação da luz ou de movimentação pode comprometer sua eficácia.

– Medicamentos que vem em frascos escuros (âmbar ou marrons) são medicamentos que sofrem interferência da ação da luz e devem ser conservados em locais escuros (dentro de armários, ou dentro de geladeiras).

– Hormônios para tratamento de Hipotireoidismo devem ser dados ao animal em jejum.

– Antibióticos e anti inflamatórios devem ser dados ao animal junto com alimento, pois tem tendência a causar gastrite e/ou vômitos.

– Medicamentos para gastrite devem ser dados de estômago vazio.

– Sucralfato (medicamento para gastrite e úlcera gástrica) deve ser dado antes do outro antiácido e como pode influenciar a ação de outros medicamentos sugerimos que seja dado sempre separado de outros medicamentos.

– Animal recebendo quimioterapia devem receber cuidados redobrados. Os medicamentos devem ser manipulados com luvas assim como a urina e fezes que devem ser descartadas adequadamente.

– Xampus e sabonetes medicinais devem agir por 5 a 10 minutos antes de enxaguar. De preferencia o animal deve ser banhado antes com um xampu neutro para retirar a oleosidade e sujidades, do pelo facilitando a ação do xampu medicinal.

– Muito cuidado na dosagem, principalmente quando usamos seringas e não estamos familiarizados com a graduação delas, pois podemos confundir a dosagem.

Lembre-se, no caso do dúvidas, o Médico Veterinário deve ser consultado e jamais use medicamentos sem prescrição médica.

Fonte: http://petcare.com.br/blog/cuidados-com-medicamentos-para-caes-e-gatos/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s