De onde vem o “cheiro de chuva”?


Difícil de descrever e fácil de lembrar, o “cheiro de chuva” faz parte da história de muita gente – e, acredite se quiser, é estudado por cientistas há pelo menos 49 anos.

Em 1964, depois de ler na revista Nature um artigo sobre o tema, uma dupla de pesquisadores da Austrália resolveu analisar a origem do “cheiro da chuva”, e chegou até mesmo a criar um termo específico para ele: petricor (algo como “fluido eterno de pedra” em grego – logo vocês vão saber o porquê do nome).

Para o espanto de muitos, os autores concluíram que o “cheiro da chuva” vem, na verdade, da terra. Um de seus ingredientes é um óleo secretado por certos tipos de planta durante períodos secos (essa substância diminui a germinação de sementes, uma possível estratégia das plantas para eliminar “competição” durante escassez de água).

Quando passa muito tempo sem chover em uma região, esses óleos se acumulam no solo, e são liberados quando a chuva o atinge – é por isso que o cheiro é mais forte no primeiro dia de chuva depois de um período de seca.

Outro ingrediente é a geosmina (nome que pode ser traduzido do grego como “perfume da terra”), uma substância química produzida por bactérias chamadas actinomicetos. Ao produzir esporos, os actinomicetos liberam geosmina, que é lançada no ar quando chove.

Existe, ainda, um terceiro ingrediente, que normalmente aparece durante tempestades: ozônio, produzido (nesse caso) em uma série de reações iniciada por fortes descargas elétricas na atmosfera. O cheiro é parecido com o de cloro, e às vezes é possível senti-lo antes de a tempestade chegar na sua região porque o ozônio é facilmente deslocado.

Por fim, temos a acidez da chuva, consequência de produtos químicos na atmosfera – especialmente forte em centros urbanos. A chuva cai, entra em contato com poluentes, atinge o solo e pode provocar reações químicas, o que resulta em um “cheiro de chuva” menos agradável que o normal.

Fonte: http://hypescience.com/de-onde-vem-o-cheiro-de-chuva/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s