Quão Velha é a sujeira?


“Depende do que você entende por terra”, diz Milan Pavich, geólogo pesquisa com o Serviço Geológico dos EUA.

“As mais antigas rochas sedimentares são cerca de 3,9 bilhões de anos-estão na Groenlândia e ao mesmo tempo, eles eram de terra. Isso é muito próximo do tempo que a Terra se formou. ”

Mas essas rochas são apenas prova que a sujeira existiu no caminho do planeta naquela época.O material em seu quintal é muito mais recente. “A maior parte da sujeira que você vê hoje foi formada a partir dos últimos dois milhões de anos”, diz Pavich.

Cerca de dois milhões de anos atrás, o planeta passou por duas grandes mudanças que levaram a formação de uma nova terra. O resfriamento global e a seca expandiram os desertos, e tempestades de poeira distribuíram  a “sujeira” ao redor do globo. Enquanto isso, as geleiras começaram estende desde perto dos pólos, moendo rochas, solo, plantas e qualquer outra coisa na terra, como eles se moviam sobre a terra.

O solo ainda está a ser produzido o tempo todo, embora em quantidades muito menores. Abaixo da superfície do solo, rochas constantemente reagem com a água da chuva ou água subterrânea e lentamente se quebram em minerais menores. Então, nesse sentido, a “sujeira” realmente não é tão velha. Então, novamente, explica Pavich, muito do que saiu do Big Bang era essencialmente poeira, que então se condensou para formar as estrelas e, mais tarde, os planetas. “Se você pensar sobre isso”, diz ele, “a sujeira e sua origem são mais velhas do que as estrelas.”

Fonte traduzida: http://www.popsci.com/science/article/2009-12/just-how-old-dirt

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s