O ‘poder da imaginação’ é mais do que uma metáfora


Já ouvimos aquela velha história de motivação “imagine-se passando em sua prova”. Podemos até pensar que é bem mais fácil falar (ou pensar) do que fazer, mas um novo estudo sugere que a imaginação pode ser bem eficaz na conquista de objetivos.

Um grupo de estudantes buscou sinais visuais em algumas cartas, que estavam dispostas no meio de outras cartas (colocadas lá para atrapalhar). Eles deviam apertar rapidamente um botão quando eram expostos às cartas marcadas. Enquanto estavam fazendo isso, os estudantes deviam se imaginar segurando o monitor que mostrava as cartas com as duas mãos ou deviam imaginar que estavam com as mãos nas costas. Os pesquisadores deixaram bem claro que a tarefa deles era se imaginar nessa posição, e não assumi-la.

O resultado mostrou que simplesmente imaginar uma postura pode ter efeitos similares a assumir a própria posição de verdade. Os participantes passaram mais tempo procurando as cartas quando estavam imaginando segurar o monitor – comparando com o outro grupo. Os cientistas acham que passamos mais tempo olhando para coisas que estão próximas as nossas mãos – e esse estudo mostra que apenas imaginar nossas mãos perto dos objetos faz com que prestemos mais atenção neles.

A pesquisa sugere que nosso espaço “peripessoal” (o que está ao nosso redor imediato) pode ser visto de outra forma, quando usamos simplesmente nossa imaginação.

Fonte: http://hypescience.com/o-poder-da-imaginacao-e-mais-do-que-uma-metafora/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s