Como descartar pilhas e baterias corretamente


Como descartar pilhas e baterias corretamente

Celular, câmera, relógio, computador e tantos outros aparelhos. A vida hoje é movida a pilhas e baterias, que infelizmente têm vida limitada. Mais cedo ou mais tarde você vai precisar fazer o descarte delas, o que exige cuidados especiais, pois esses produtos possuem substâncias tóxicas, como mercúrio, chumbo, cádmio e níquel, que causam enormes danos ao meio ambiente e à nossa saúde.

No Brasil, é proibido o lançamento de pilhas e baterias a céu aberto, seja qual for o tipo de área. A lei também determina a obrigatoriedade dos fabricantes em informarem nas embalagens a forma e o local de descarte, que deve ser realizado em coletas seletivas próprias, nos postos de vendas ou fábricas.

Porém, esse processo de logística reversa (retorno dos produtos pós-consumo para serem reutilizados, reciclados ou tratados) exige a responsabilidade compartilhada. Você, consumidor, deve estar consciente da importância de depositar as pilhas e baterias em locais adequados, disponibilizados em vários pontos, como supermercados, lojas, escolas, farmácias, bancos e prefeituras, que garantem que esses resíduos sejam eliminados de forma correta e sem riscos por quem produz ou lida com esse tipo de material.

Pilhas comuns, baterias botão ou miniatura

Pilhas não recarregáveis, alcalinas e baterias de relógios ou brinquedos, são as mais encontradas no mercado. Como a concentração de substâncias tóxicas é baixa, podem, em geral, ser descartadas no lixo doméstico mesmo (indicadas na embalagem com um selo ilustrado e a inscrição “lixo doméstico”). Mas de preferência devem ser depositadas também em coletores especiais como os Papa-Pilhas nas agências do Banco Santander. A Duracell também disponibiliza uma lista de pontos de coleta nesse link http://www.duracell.com.br/pt-BR/power-education/battery-care-disposal.jspx.

Baterias de automóveis e recarregáveis

Esse tipo de bateria, como as de notebooks, câmeras e celulares, devem ser recolhidas pelo comércio e encaminhadas aos fabricantes ou importadores. É comum no comércio brasileiro usar as baterias de automóveis como base de troca quando da aquisição de uma nova. As operadoras de celular e comerciantes de computadores devem receber ou indicar locais que recolham os produtos. A LG disponibiliza uma relação por estado de pontos de coleta (http://www.lge.com/br/coleta-seletiva).

Onde descartar?

Se você ainda não sabe onde há postos de coleta na sua cidade, além dos sites já citados, você pode contatar o fabricante da pilha ou bateria ou ainda a secretaria de Meio Ambiente local para saber a destinação correta do material. A ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) também é uma fonte de consulta sobre descarte e em municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, os caminhões da rede Ultragaz aceitam esse tipo de material. Portanto, não há motivos para depositar esses resíduos no lixo comum. Informe-se e contribua com um mundo melhor.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/como-descartar-pilhas-e-baterias-corretamente-203200558.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s