Os Hemiptera surreais


Bocydium globulare

A primeira coisa que um biólogo faz ao ver um modelo como este é pensar: “Isso não pode ser real”, e recorre a algumas pesquisas no Google. Com certeza, é um inseto real.

 

A segunda coisa que se pergunta é: “Que diabos é toda essa ornamentação no tórax?”. Note que as “bolas” na estrutura da antena não são os olhos, mas simplesmente esferas de quitina.

A primeira suposição é que é uma característica selecionada sexualmente, mas essas criaturas (e os abaixo) mostram os enfeites em ambos os sexos. Outra hipótese, e isso parece bastante razoável, é que “os globos ocos, como as excrescências extraordinárias exibidas por outras cigarras, provavelmente servem para deter os predadores.” Seria difícil de pegar, muito menos comer em um animal com todos os espinhos e excrescências .

Note, porém, que os ornamentos possuem muitas cerdas. Se estas são cerdas sensoriais , e não apenas impedimentos à predação ou espinhos irritantes, então o ornamento pode ter uma função tátil desconhecida.

Membracídeos, relacionados com cigarras, estão na classe Insecta (insetos, é claro), na ordem Hemiptera e na família Membracidae. Como pulgões, alimentam-se de seiva da planta.

Segue mais fotos desse grupo de insetos

A cor e a forma deste último me faz suspeitar que ele está imitando uma vespa:

 

Fonte: http://whyevolutionistrue.wordpress.com/2010/11/26/the-surreal-treehoppers/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s