COMO TRATAR UM CÃO INCONSCIENTE


Sua primeira prioridade ao lidar com um cachorro inconsciente é fazer o coração bater e o cachorro respirar. Também observe sinais de choque, que incluem gengivas pálidas ou brancas, batimento cardíaco e respiração rápida. Use as dicas a seguir para prestar socorro a um cachorro que perdeu a consciência.

Se você acha que o cão está engasgado, desobstrua as vias aéreas. Abra a boca do cachorro cuidadosamente segurando a mandíbula superior com uma mão sobre o focinho.

Pressione os lábios do cão sobre os dentes superiores apertando com seu polegar em um lado e os outros dedos no outro, de maneira que os lábios do cachorro fiquem entre os dentes dele e os seus dedos. Aperte com firmeza para forçar a boca a ficar aberta.

Se você consegue ver o objeto, tente removê-lo com seus dedos. Se não conseguir o objeto, e o cachorro for pequeno o suficiente, segure-o pelas pernas traseiras, vire-o de cabeça para baixo e chacoalhe-o vigorosamente. Bater nas costas também pode ajudar a mover o objeto.

Se você não consegue remover o objeto e o cachorro é grande demais para ser erguido, coloque-o deitado de lado no chão. Coloque a sua mão atrás da caixa torácica e aperte para baixo e um pouco para frente, com firmeza. Solte. Repita rapidamente várias vezes até o objeto ser expelido.

Se você não consegue remover o objeto, leve o cão imediatamente ao veterinário. Se o cachorro estiver respirando, veja se está em choque.

Examine as gengivas levantando com cuidado o lábio superior. Gengivas pálidas ou brancas indicam que o cão está em choque e pode ter ferimentos ou hemorragia interna grave. Se as gengivas estiverem rosadas, provavelmente, o cão não está em choque.

Cão inconsciente Ilustração

Determine o batimento cardíaco. Coloque seus dedos com firmeza sobre o cão aproximadamente 5 cm atrás do cotovelo no centro do peito. Conte o número de batidas em 10 s e multiplique por 6. Se o cachorro estiver em choque seu batimento deve ser de mais de 150 batidas por minuto.

Coloque o cachorro de lado com a cabeça estendida. Puxe a língua do cachorro com cuidado para manter a entrada de ar livre.

Eleve um pouco a parte traseira do cachorro, usando um travesseiro ou toalhas dobradas. Para conservar a temperatura corporal, enrole o cachorro em um cobertor ou casaco. Leve o cachorro imediatamente ao veterinário.

Sinta a pulsação colocando seus dedos 5 cm atrás do cotovelo do cachorro no meio do peito.

Pulsação

Se o coração estiver batendo, faça respiração artificial.

Deite o cachorro de lado. Estique a cabeça e o pescoço do cão. Mantenha a boca e lábios fechados e assopre com força pelas narinas. Faça uma respiração a cada 3 a 5 s. Respire fundo e repita até sentir resistência ou ver o peito subir.

Após 10 s pare. Observe o peito para ver se está se movendo, o que indica que o cachorro está respirando sozinho.

Se o cachorro não estiver respirando, continue a respiração artificial.
Se o coração não estiver batendo faça uma ressuscitação cardiopulmonar.

 

Fonte: http://planetadosfilhotes.com.br/informacoes/primeiros-socorros

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s