7 incríveis reações químicas


Para muitos, a Química é tediosamente chata. É preciso um tipo especial de pessoa para ficar animada com a ideia de fazer matemática com o alfabeto. Mas digite “química” no YouTube, e você verá coisas verdadeiramente incríveis, como essas:

7. Ácido bromídrico hipnotizante

Caso você queira “viajar” sem comprar LSD, tudo o que você necessita é de duas substâncias simples e uma placa de Petri.

De acordo com a ciência, a reação Belousov-Zhabotinsky é uma “reação química oscilante” durante a qual “íons de metais de transição catalisam a oxidação de vários, geralmente orgânicos, redutores de ácido bromídrico em solução aquosa ácida”, tornando possível “observar o desenvolvimento de padrões complexos de tempo e espaço a olho nu”.

O ácido transforma o bromo em uma substância química chamada brometo, mas o brometo transforma-se rapidamente de volta em bromo. A reação se repete de novo e novo, e você pode assistir o padrão ondular até o infinito, ou pelo menos até você desmaiar.

6. Líquido transparente (ou preto) (ou transparente)

Pergunta: o que acontece quando você mistura sulfito de sódio, ácido cítrico e iodato de sódio? Isso:

Quando você mistura os ingredientes acima mencionados em certas proporções, acaba com um líquido que começa transparente, mas fica preto em um instante. Isso é útil se você quiser observar uma coisa chamada reação de Landolt ou “relógio de iodo”, ou convencer seu primo de que ele está sendo assombrado por um fantasma japonês.

Ao alterar a proporção dos ingredientes, é possível também reverter a reação:

E, utilizando diferentes ingredientes e fórmulas, como a variante de Briggs-Rauscher, você pode até obter uma mistura esquizofrênica que constantemente muda de azul para amarelo. Ah, a ciência.

5. Plasma alienígena

Se você quiser fazer uma pegadinha, mas não tiver acesso a produtos químicos obscuros ou o conhecimento básico necessário para misturá-los com segurança, você pode partir para essa opção: tudo o que você precisa é de uma uva, uma faca, um copo e um micro-ondas.
Corte a uva em dois pedaços. Pegue uma metade e corte-a ao meio novamente, deixando as duas partes conectadas pela pele. Coloque-as dentro do micro-ondas sob um copo de cabeça para baixo e ligue-o. Em seguida, assista aliens raptando seu pedaço de fruta picada.

O que você está realmente vendo é uma pequena quantidade de plasma criada. Você provavelmente aprendeu na escola que há três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso), mas há um quarto tipo rebelde, difícil de se definir, chamado de plasma, que surge a partir do superaquecimento um gás até que se ionize. Suco de uva é rico em íons, por isso é um dos melhores meios para se observar um pouco de ciência (ou sacanear alguém).

Se quiser repetir a experiência, tome cuidado: o ozônio gerado dentro do vidro pode ser tóxico em grandes quantidades. Então, diga aos seus amigos que o micro-ondas precisa recarregar seu raio da morte após cada utilização, ok?

4. Xarope viajante no tempo

Se você misturar leite com café, não pode “tirar” um dos dois da mistura nunca mais. É assim que funcionam os líquidos, certo? Você os combina, e eles ficam para sempre unidos. Mas há exceções, como o fluxo laminar. Para ver esta bruxaria em ação, basta colocar algumas gotas de corante em xarope de milho, agitá-lo calmamente…

… e em seguida, misturá-lo novamente na direção oposta no mesmo ritmo.

Parece que a imagem foi simplesmente invertida, mas não foi isso que aconteceu. O fluxo laminar pode acontecer em todos os tipos de cenários com todos os tipos de líquidos, mas este exemplo dramático acontece porque o xarope de milho é tão viscoso que mais parece elástico do que líquido. Então, se você “reverter a ação de misturá-lo”, pode também reverter o efeito da mistura, e o corante vai voltar para onde estava.

3. Fogo perseguidor

Este é um truque que você pode tentar em casa sem o risco de explodir sua sala de estar (bem, sem mais risco do que o normal, nós não sabemos qual é sua situação de vida): acenda uma vela, apague-a e incendeie o rastro de fumaça. Parabéns! É só isso.

Acontece que o fogo ama cera de vela, o que você provavelmente sabia. O que é impressionante é que o seu amor é muito mais profundo do que o esperado, ao nível “perseguição”: não importa se a cera for sólida, líquida ou gasosa, o fogo vai encontrá-la, segui-la e queimá-la.

2. Cristais que soltam fogos de artifício


O que você vê acima é um produto químico chamado tetrakis európio, demonstrando o efeito de triboluminescência. O efeito acontece quando os cristais não se preocupam em gerar eletricidade ou calor, e pulam essa etapa como os bastardos preguiçosos que são, convertendo a energia cinética diretamente em luz. Em outras palavras, ao se quebrar o cristal, ele acende como uma tempestade.

Se você quiser ver o fenômeno por si mesmo, mas não tiver nenhum tetralis európio em sua casa, a boa notícia é que uma outra substância mais comum pode fazer a mesma coisa: açúcar. Basta sentar-se em um quarto escuro, colocar alguns cubos de açúcar em um liquidificador, e assistir os fogos de artifício.

1. Monstros emergentes

Tiocianato de mercúrio (II) é um pó branco de aparência inócua. Ele passa sua vida toda calmamente fazendo coisas de pó, até que alguém o incendeie. Neste caso, ele abre uma porta de entrada para o inferno.

Começa inocentemente. Mas, conforme a reação continua, você percebe que ela não tem intenção de parar, e vai crescer em uma besta cheia de tentáculos que ameaça consumir o mundo.

Outra substância que pode liberar monstros grotescos é o dicromato de amônio. Ele se transforma em um vulcão em miniatura, uma versão turbo do vulcãozinho de bicarbonato de sódio que você fez na escola.

Agora, temos a responsabilidade de avisar: não vale a pena misturar os dois para assistir o combate do século. Ambas as substâncias são supertóxicas, e poderiam lhe fazer muito mal. E você provavelmente não tem nenhum plano de contingência para evitar o apocalipse, também. [Cracked]

Fonte: http://hypescience.com/7-incriveis-reacoes-quimicas/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s