Faça um teste de 5 segundos para saber se é um bom mentiroso


A maior parte das pessoas mente quase tão frequentemente quanto abrem a geladeira à procura de um lanche ou escovam seus dentes. Tanto homens quanto mulheres contam alguma mentira em cerca de um quinto de suas conversas com duração de 10 ou mais minutos. Isso significa dizer que, ao longo de uma semana, um ser humano comum engana cerca de 30% das pessoas com quem interagiu pessoalmente.

Mas algumas pessoas são melhores nisso do que outras.

 

No vídeo abaixo, desenvolvido pela Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, o professor de psicologia da instituição, Richard Wiseman, estabelece um pequeno e simples teste rápido para ajudar a avaliar se você é um bom mentiroso ou se as pessoas percebem na hora que você não está falando a verdade. Importante: se você quiser fazer o teste, faça-o agora; uma vez que você descobre como ele funciona, será impossível fazê-lo de maneira isenta.

O vídeo abaixo está em inglês. Caso você não entenda inglês, o teste é bem simples: use o dedo indicador da sua mão dominante para desenhar um Q maiúsculo imaginário na sua testa, em 5 segundos.

No fim do vídeo, Wiseman explica que o lado no qual você desenha a perninha da letra diz muito sobre a sua psiquê.

Caso você tenha desenhado a perna do Q de forma que a letra aparecesse corretamente para os outros (ou seja, do lado esquerdo da sua testa), isso indica um grande senso de autoconhecimento e um foco especial em como você é percebido pelos outros – consequentemente, para Wiseman, você adora ser o centro das atenções e é um bom mentiroso.

Se, por outro lado, você desenhou a perninha do Q para o seu lado direito, de modo que ele parecesse certo para você, Wiseman considera que você é uma pessoa mais introvertida e pior na hora de tentar enganar os outros.

Em um estudo de 2005, pesquisadores mostraram que realmente há uma ligação entre a autoconsciência e a capacidade de mentir de forma satisfatória. “As pessoas com autoconsciência elevada são enganadores mais eficazes. A autoconsciência pode levar ao conhecimento do estado mental das outras pessoas (como na Teoria da Mente), o que pode melhorar a capacidade de mentir que um indivíduo possui”, escrevem eles.

No entanto, a base para o teste que aparece no vídeo é ainda mais antiga, tendo sua origem em um estudo de 1984, feito pelo psicólogo Glen Hass. O estudo de Hass (e, na sequência, de seus descendentes intelectuais) tem sido usado desde então por gurus de autoajuda e outros estudiosos para avaliar uma vasta gama de assuntos, desde se o seu chefe é um idiota, passando pela percepção do poder, consciência cultural, empatia, estilo de comunicação e muito mais. Parece um exagero para um teste tão simples, no entanto.

Mesmo assim, vale a pena fazê-lo e mostrá-lo para os seus amigos, mais por diversão. Dessa forma, você já sabe se precisa ficar com um pé atrás com alguns deles ou se todos deixam bem claro quando estão te enganando. Mas tenha em mente que é melhor não fazer grandes julgamentos por causa deste simples truque.

Fonte: http://hypescience.com/faca-um-teste-de-5-segundos-para-saber-se-e-um-bom-mentiroso/

2 opiniões sobre “Faça um teste de 5 segundos para saber se é um bom mentiroso”

  1. Ainda não defini se fiquei lisonjeada ou frustrada… com a modernidade meus valores entram em contradição com minhas percepções.

    1. Hehehe!
      Sinta-se feliz! Autoconhecimento é o maior de todos que podemos sentir e ter…. Ah! E isso independente de sua resposta ao teste…. agora você já sabe um pouquinho mais!
      Beijão Najó!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s