Qual a origem dos átomos de nosso corpo?


Se você perguntasse a origem dos átomos, os elementos da tabela periódica para um professor de química 50 anos atrás ele possivelmente diria que foram escavados, ou algo do gênero. Mas apesar de serem encontrados em nosso planeta, não foi aqui que eles se formaram.

Pode parecer estranho, mas segundo o astrofísico Neil deGrasse Tysonfoi necessária a astrofísica moderna para determinar a origem dos elementos químicos que conhecemos. Ao observar as estrelas e compreender o que ocorre no seu interior descobrimos que elas explodem liberando seu conteúdo enriquecido.

Os elementos da tabela periódica, que formam o nosso planeta e nossos corpos, foram fabricados a partir do hidrogênio, no interior de estrelas, durante bilhões de anos sob imensa pressão e temperatura. Ao explodirem estas estrelas espalharam seu conteúdo pela galáxia.

Estes detritos enriqueceram outras nuvens de gases que formariam uma nova geração de estrelas orbitadas por planetas e, possivelmente, vida.

Nós mesmos, assim como a tabela periódica, somos formados dos ingredientes mais comuns que encontramos espalhados por todo universo, forjado no interior das colossais estrelas primordiais. “Não só estamos no Universo, mas o Universo está em nós”, diz Neil em tom poético.

Abaixo o vídeo onde o astrofísico descreve, em inglês, com muita eloquência este fato.

Fonte: http://hypescience.com/origem-atomos-tabela-periodica/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s