Receita científica para ganhar no pedra-papel-tesoura


Evgeny-Dubinchuk_rockpaperscissors_shutterstock_Essa é para você que achava que as suas vitórias no joquempô estavam totalmente jogadas ao acaso. Para tentar encontrar uma probabilidade e entender melhor a dinâmica dos resultados do pedra-papel-tesoura, um equipe de pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China, usou a teoria clássica dos jogos para acompanhar de pertinho os movimentos e escolhas de 360 voluntários em um inusitado campeonato de joquempô.

No caso desse jogo, acredita-se que o jogador tem a mesma probabilidade de escolher cada uma das opções (pedra, papel ou tesoura) em cada rodada. Isso pode ser explicado através do conceito de Equilíbrio de Nash – desenvolvido pelo cientista John Forbes Nash Jr., que ficou mundialmente famoso após ter sua história contada no filme Uma Mente Brilhante (2001), onde foi interpretado pelo ator Russell Crowe.

No torneio chinês, cada participante escolheu ou pedra, ou papel ou tesoura cerca de um terço do tempo, assim como o Equilíbrio de Nash prevê. No entanto, os pesquisadores descobriram outro padrão que realmente podem ajudar você a ganhar uma partida.

A estratégia de ouro

Esse padrão é baseado na estratégia “ganha continua, perde muda”.

Os jogadores que ganham com uma determinada escolha tendem a permanecer com ela, seguindo a velha e tradicional máxima do “em time que está ganhando não se mexe”. Em contrapartida, os jogadores que perdem com uma determina jogada, tendem a mudar de ideia na rodada seguinte, mas também tendem a fazer isso na ordem do nome do jogo: pedra, papel, tesoura. Eu explico.

Se, por exemplo, um jogador perde com papel, a maior probabilidade é que ele escolha tesoura para a próxima rodada. Se perde com tesoura, as chances de ele jogar com pedra na próxima vez são maiores. E assim por diante.

Então, resumindo, tudo é uma questão de prestar atenção. Se você se basear nessa estratégia, pode ter uma dica muito melhor de qual será o movimento do seu adversário e, então, antecipá-lo com um movimento que o vença.

A estratégia do “ganha continua, perde muda” é uma resposta condicionada na teoria dos jogos que os pesquisadores acreditam ser uma resposta automática do cérebro humano. Prever os movimentos de um adversário depois de uma ou duas rodadas não deve ser muito difícil.

Teste com seus amigos e conte pra gente nos comentários se deu certo!

Fonte: http://hypescience.com/receita-cientifica-para-ganhar-no-pedra-papel-tesoura/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s