Aproveite o poder do efeito placebo


Você provavelmente já sabe que pode dar um Tic Tac a uma pessoa com dor de cabeça e dizer que aquilo é remédio, e há uma boa chance da dor dela aliviar. O efeito placebo existe e funciona, por razões que a ciência não entende completamente.

Esse fenômeno aparentemente ilógico também é afetado pela cor da pílula, porque ela muda a forma como você percebe a eficácia do “remédio”. Por exemplo, em um experimento, os participantes foram informados de que iriam receber um sedativo ou estimulante, quando na verdade eles não receberam nada além de placebo. No entanto, 66% dos indivíduos que tomaram pílulas azuis relataram se sentir menos alertas, em comparação com apenas 26% daqueles que tomaram pílulas de cor de rosa. Isso porque associamos a cor azul à calmaria.

Em um estudo diferente, os pesquisadores colocaram vários pacotes de medicamentos falsos na frente de participantes, e as pessoas preferiram certas caixas de remédio com base na cor. As cores quentes, como marrom e vermelho, foram percebidas como mais potentes, especialmente se os tons fossem escuros. As caixas verde e amarelo, por outro lado, poderiam muito bem ser Tic Tac na percepção dos participantes. Por isso que medicamentos para o coração são muitas vezes vermelhos ou marrons, enquanto medicamentos para a pele são amarelos e pílulas para dormir são azuis ou verdes. Analgésicos, por outro lado, são muitas vezes brancos.

E fica pior: associações de cores também são culturais. Na América, o azul é uma cor calmante, pacífica, mas na Itália é associada com a equipe nacional de futebol. Assim, os pesquisadores descobriram que, em vez de deixar as pessoas sonolentas, a pílula azul as deixa alertas.

Fonte: http://hypescience.com/50-poderes-impressionantes-seu-cerebro-parte-5/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s