Animais símbolos de países


Tive a sugestão de falar sobre árvores símbolos de alguns países (feita por http://otempodasideias.wordpress.com/), e será uma ótima ideia!!!

Mas pensei em iniciar falando sobre símbolos mais móveis: os animais! Para conhecer parte desses animais símbolos vou utilizar como base os países que ocuparam da 1ª à 12ª posição na Copa do mundo de 2014.

Vejamos:

1 – Alemanha:

A Águia-real (Aquila chrysaetos) é o animal-símbolo da Alemanha. É uma ave de rapina de hábitos diurnos e protegida da caça no país. É também o símbolo heráldico do país.

2 – Argentina:

João de Barro

Hornero ou João-de-barro (Furnarius rufus) é o pássaro nacional da Argentina. Ele passou a ser o detentor do cargo depois de uma pesquisa realizada em 1928 entre crianças nas escolas primárias em todo o país que o escolheram como o animal mais popular. O título foi legitimado pela Asociación Ornitológica del Plata da Argentina.

Estas aves pertencem ao gênero de aves passeriformes da família Furnariidae. São chamados de “padeiros” porque o seu ninho tem a forma de um forno de argila.

3 – Holanda

O leão (Panthera leo) é o animal-símbolo da Holanda. A imagem do felino é usada como símbolo heráldico do país, ou seja, a figura símbolo do escudo da Holanda.

4 – Brasil

Sob o decreto de 3 de outubro de 2002, o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) foi tornado a ave-símbolo do Brasil. É uma ave comum na América do Sul e o mais conhecido de todos os sabiás, identificado pela cor de ferrugem do ventre e por seu canto melodioso durante o período reprodutivo.

<br /><br /><br /><br /><br />
                Brasil: onça-pintada<br /><br /><br /><br /><br />
Por lei o sabiá-laranjeira é um símbolo nacional do Brasil, mas a onça-pintada é um animal muito mais associado ao nosso país. Ela possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos, capaz de quebrar cascos de tartarugas com facilidade. Sua tática de caça é única: crava os caninos na cabeça da presa quebrando o pescoço ou crânio da vítima.A onça possui um papel importante no ecossistema: seleciona naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas, em geral indivíduos inexperientes, doentes ou mais velhos. O que pode resultar como benefício para a própria população de presas. Porém, fazendeiros abatem esses predadores para proteger seus rebanhos. O desmatamento e a fragmentação do habitat são outras ameaças e colocam o felino como quase ameaçado na lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

5 – Colômbia

O Condor-dos-Andes (Vultur gryphus) é o animal-símbolo oficial da Colômbia, e de outros três países: Bolívia, Equador e Chile. Ela aparece no topo do Brasão de Armas da atual República da Colômbia.

6 – Bélgica

Falco tinnunculus

O Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) é a ave-símbolo da Bélgica. É estimado pelos camponeses belgas por se alimentar de roedores. O nome “peneireiro” se deve à sua capacidade de ficar parado no ar sobre um ponto, escolhendo (peneirando) sua presa.
7 – França

O galo (Gallus gallus) é o símbolo da França por conta de um antigo povo que morava na região, os gauleses, e que tinham o animal como símbolo.

8 – Costa Rica

O cariacu, veado-da-virgínia ou veado-de-cauda-branca (Odocoileus virginianus) é uma espécie de veado encontrado do sul do Canadá ao norte do Brasil.

Ele foi declarado como Patrimônio Natural Símbolo Nacional da Costa Rica, no governo do presidente José María Figueres Olsen, em 02 de maio de 1995. Apesar de símbolo do país, é difícil de ver estes animais na Costa Rica por ser uma espécie em perigo de extinção devido à caça furtiva por sua carne.

9 – Chile
fêmea
O condor-dos-andes é uma ave da família dos catartídeos, parente próximo do condor-da-califórnia e dos urubus, que habita a Cordilheira Andina, na América do Sul.
10 – México
GoldenEagle-Nova.jpg
A águia-real ou, raramente, águia-dourada é uma ave de rapina de hábitos diurnos, da família Accipitridae. Habita em grande parte do Hemisfério Norte: Europa Ocidental, Norte da África e grande parte da América do Norte.
11 – Suíça
Como a França, seu animal símbolo também é o Galo!
A galinha e o galo são, respectivamente, a fêmea e o macho da espécie Gallus gallus domesticus de aves galiformes e fasianídeas. Os juvenis são chamados de frangos ou galetos, e os filhotes, de pintos, pintainhos ou pintinhos.
12 – Uruguai
O quero-quero habita as grandes campinas úmidas e os espraiados dos rios e lagoas de países da América do Sul, desde a Argentina e leste da Bolívia até a margem direita do baixo Amazonas, no Brasil. O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarma quando algum intruso invade seus domínios. É uma ave briguenta que provova rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina. As capivaras tiram bom proveito da convivência com o quero-quero, pois, conforme a entonação, o grito dessa ave pode significar perigo. Então os grandes roedores procuram refúgio na água.
Fontes:

2 opiniões sobre “Animais símbolos de países”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s