Quantos lagos existem no mundo? Os cientistas têm a resposta


Quantos lagos existem no mundo todo? Uma nova pesquisa da Universidade de Uppsala (Suécia) deu a resposta: cerca de 117 milhões, cobrindo quase 4% da superfície do planeta, sem contar as geleiras na Groenlândia e na Antártica.

A pesquisa desenvolveu um método para encontrar todos os lagos da Terra maiores que 0,2 hectares (2 mil metros quadrados) usando imagens de satélite de todo o mundo.

The world’s lakes have finally been counted

Essa é a primeira vez que uma técnica confiável foi desenvolvida. Charles Verpoorter, que participou do estudo, disse que foi difícil desenvolver um método que identificasse automaticamente todos os lagos nas imagens de satélites.

“O desafio era fazer com que funcionasse independentemente da vegetação circundante, de quão turva a água é, de sombras de montanha e outras coisas que podem ser confundidas com superfícies de água”, explica.

Mas por que queremos saber quantos lagos existem no planeta?

“Se quisermos ser capazes de fazer estimativas realistas dos efeitos obtidos dos diferentes processos em lagos, por exemplo a sua contribuição para o aquecimento global, primeiro precisamos de um bom mapa. Agora temos [esse mapa]”, afirma Lars Tranvik, professor de limnologia da Universidade de Uppsala, um dos principais autores do estudo.

Muitos grupos de pesquisa, incluindo o de Lars Tranvik, estudam os papéis dos lagos na circulação de substâncias diferentes, por exemplo, como micro-organismos quebram compostos orgânicos em dióxido de carbono e metano, que são liberados na atmosfera. Lagos contribuem significativamente para estes processos.

“Precisamos saber mais sobre isso, não apenas como as moléculas e micro-organismos trabalham, mas também qual o efeito total global. Até agora, as estimativas de processos globais só foram baseadas em métodos não confiáveis onde as medições locais foram ampliadas”, conta Verpoorter, atualmente na Universidade de Lille Nord, na França. “A área de fronteira entre a terra e a água é uma zona importante para muitos processos. Este estudo nos diz agora que as margens dos lagos no mundo possuem, no total, cerca de 250 vezes o comprimento do equador”.

Tiit Kutser, analista do Instituto Marinho da Estônia em Tallinn que também fez parte da equipe de pesquisa, complementou: “Agora sabemos a localização, forma e tamanho de todos os 117 milhões de lagos até um quinto de hectare em tamanho da Terra. Acreditamos que o nosso banco de dados vai crescer no futuro, com informações sobre as terras ao redor, hidrologia e mais, para que possamos ter uma melhor compreensão das diferentes propriedades dos corpos de água e como elas contribuem para a produção de metano”.

Fonte: http://hypescience.com/quantos-lagos-mundo/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s