Artista desenha famosas mulheres da ciência


Se você é do tipo que só usa o Tumblr para ver gifs de gatinhos fofos, está na hora de rever seus conceitos. Acontece que muitos artistas usam essa plataforma para divulgar seu trabalho, como é o caso da incrível Rachel Ignotofsky.

Ela é uma designer gráfica e ilustradora que atualmente trabalha fazendo cartões durante o dia e como freelancer à noite. Seu trabalho muitas vezes se aproxima da ciência com desenhos das camadas de terra, da parte de dentro de uma célula, de sistemas corporais, de como o amor funciona, anatomia vegetal e outras.

“A biologia e a anatomia humana sempre foram meus assuntos favoritos na escola”, conta Rachel. “Eu acho que há uma beleza verdadeira em ver a mecânica por trás de como o mundo funciona. Quero pegar essa informação e torná-la acessível e a aprendizagem divertida”.

Neste post, porém, vamos focar em sua coleção de ilustrações de grandes mulheres cientistas: Rosalind Franklin, Marie Curie, Valentina Tereshkova, Jane Goodall e Patricia Bath.

Tem que conhecer

A inspiração da artista veio da vontade de informar as pessoas a respeito do trabalho destas mulheres tão admiradas. “Eu queria criar uma série que celebrasse as mulheres e suas conquistas na ciência. Eu acho que a ilustração é uma ferramenta poderosa para transmitir informações e para inspirar o pensamento curioso”, conta. “Espero que meninos e meninas vejam essas mulheres e aspirem a ser como elas um dia”.

As profissionais ficam no centro do desenho, rodeadas por referências às suas especialidades e seus feitos. É possível comprar estas e outras ilustrações de Rachel Ignotofsky em sua loja no site Etsy.

Marie Curie

Física e química. Foi pioneira da pesquisa em radioatividade. Fundou o Instituto Curie, em Paris. Ganhou dois prêmios Nobel. Descobriu dois elementos, polônio e rádio.

Valentina Tereshkova

Engenheira e cosmonauta. Em 1963, foi a primeira mulher no espaço. Sua fotografia espacial identificou camadas de aerosol na atmosfera. Registrou mais tempo no espaço do que todas as missões americanas juntas até então.

Patricia Bath

Oftalmologista e inventora. Criadora da Laserphaco Probe, sonda usada para tratar catarata. Foi pioneira como voluntária para levar cuidados com a saúde dos olhos para pessoas pobres.

Grace Hopper

Almirante da marinha e cientista da computação. Inventou o primeiro compilador, mudando a forma como usamos computadores para sempre. Criou a primeira linguagem de computação complexa: a cobol. Foi pioneira da implementação de padrões para testar sistemas de computação.

Rosalind Franklin

Química e cristalágrafa de raios-X. Realizou trabalhos importantíssimos sobre estruturas moleculares de DNA, RNA, carvão e grafite. Descobriu a dupla hélice. Foi pioneira em trabalhos com o vírus do mosaico do tabaco e da poliomelite.

Jane Goodall

Primatologista, etóloga e antropologista. Mensageira de paz da ONU. A maior especialista em chimpanzés do mundo. Descobriu a linguagem e a habilidade de fazer instrumentos dos primatas. Ativista dos direitos dos animais e da conservação da vida selvagem.

Mary Anning

mary anning.jpg

Coletora de fósseis e paleontologista. O seu trabalho mudou como nós entendemos a vida pré-histórica. Ela descobriu o plesiosauro, o ictiossauro e o pteurossauro. Seu trabalho foi fundamental para provar que a extinção foi real.

Fontes:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s