Exposição Veredas da Terra – sobre cavernas


CARTAZ_VEREDAS_DA_TERRA

CARTA CONVITE

Prezado(a),

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) e Grupo de Pesquisa Seminalis – CNPq/UFS convidam todos para prestigiar a exposição “Veredas da Terra”. O objetivo geral dessa exposição é divulgar a Espeleologia (Ciência que estuda as cavernas), utilizando como exemplo as cavernas sergipanas.
A abertura da exposição será dia 20 de janeiro, às 16h, e poderá ser visitada até 14 de março no Hall de entrada da Biblioteca Central – BICEN/UFS.

*
Horários de visitação:
Segunda a sexta: 07h – 22h
Sábado: 08h – 13h

*
A escola interessada em participar da visita com monitoria deverá agendar pelo e-mail: christianecrd@yahoo.com.br. A exposição está direcionada para crianças, jovens e adultos e as explicações serão pedagogicamente adaptadas de acordo com a faixa etária e o nível de escolaridade. As visitas poderão ocorrer às segundas, terças e sextas, nos turnos da manhã, tarde e noite. Para maiores esclarecimentos: 2105-6931.

*
A exposição é composta por ambientes e recursos de aprendizagem. A organização dos itens expostos cria a ambiência mista de Museu de História Natural e Galeria de Artes.

*
A exposição é um resultado social da tese “Memória Espeleológica: dinâmica ambiental e conservação” vinculada ao programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFS e apresenta produtos de projetos de: (1) Ensino – realizado com os alunos do 3º ano do CODAP/UFS (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe); (2) Extensão – Maquete de caverna 3D inclusiva (financiada pela FAPITEC – Edital FAPITEC/SE/FUNTEC/CNPq nº 02/2015 – Olimpíadas e Popularização da Ciência), Intercâmbio de práticas pedagógicas interescolares (CODAP/UFS – C.E.G. Roberto Santos) e História da Matemática (coordenado pela professora Silvânia da Silva Costa); e (3) Pesquisa – trabalhos realizados por docentes e discentes do PRODEMA/UFS, do DAGEO/UFS (Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Geomorfologia) e LBC/UFS (Laboratório de Biologia da Conservação).

*
A Espeleologia é a ciência que estuda as cavernas, sua gênese e evolução, passando pela compreensão do seu ambiente físico, químico e biológico, assim como também dos meios e técnicas que são inerentes ao seu estudo. Essa ciência tem base metodológica e teórica interdisciplinar, uma vez que todos os aspectos relacionados ao ambiente interno e externo às cavernas são analisados.

*
A finalidade de elaborar uma exposição temporária com um tema regional, em que os visitantes podem interagir com o que está exposto deve-se à valorização da aprendizagem significativa, a qual tem como princípio que o indivíduo para aprender verdadeiramente precisa que o conteúdo seja o mais próximo de sua realidade. Assim são associadas afetividade, estética e interatividade para auxiliar nessa contextualização.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s