As nuvens coloridas de Rho Ophiuchi


See Explanation. Clicking on the picture will download the highest resolution version available.

A imagem acima mostra o complexo de nuvens Rho Ophiuchi, uma nebulosa escura de gás e poeira a 394 anos-luz de distância da Terra. As cores espetaculares das suas nuvens destacam os muitos processos que ocorrem lá.

As regiões azuis brilham principalmente pela luz refletida. A luz azul da estrela Rho Ophiuchi e de estrelas próximas refletem de forma mais eficiente nesta porção da nebulosa do que a luz vermelha. O céu diurno da Terra parece azul pela mesma razão.

As regiões vermelhas e amarelas brilham principalmente por causa das emissões de gás atômico e molecular da nebulosa. A luz das estrelas azuis próximas lançam elétrons para longe do gás que, em seguida, brilha quando os elétrons se recombinam com o gás.

As regiões marrons são causadas por grãos de poeira nascidos nas atmosferas de jovens estrelas, o que efetivamente bloqueia a luz emitida por trás delas.

As nuvens de Rho Ophiuchi são ainda mais coloridas do que nós seres humanos podemos ver – elas emitem luz em cada faixa de comprimento, de ondas de rádio a raios gama.

Fonte: http://hypescience.com/as-nuvens-coloridas-da-estrela-rho-ophiuchi/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Uma opinião sobre “As nuvens coloridas de Rho Ophiuchi”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s